COCO RALADO: versatilidade nas receitas e nutrição total

25 de abril de 2022 | Por

Não é à toa que o coco está entre os três melhores alimentos do mundo. Rico em nutrientes de grande importância; como proteínas, vitaminas, gorduras saturadas e minerais, a fruta é um alimento completo. E o melhor de tudo é que sua versão ralada, além de ser mais prática no dia a dia, contém os mesmos benefícios da fruta fresca.

Mitos e verdades

Algumas pessoas ficam com o pé atrás porque o coco tem muita gordura. O que pouca gente sabe é que a gordura saturada da fruta também é fundamental para uma dieta saudável: é por meio da presença dos ácidos graxos que os nutrientes deste alimento vão diretamente para o fígado e lá são transformados em fonte de energia rápida ou em corpos cetônicos – compostos que ajudam no tratamento de alguns distúrbios cerebrais, como epilepsia ou Alzheimer.

Estes ácidos também atuam no emagrecimento, pois reduzem o apetite, aumentando a sensação de saciedade e facilitando a queima de gordura.

Por melhorar a secreção de insulina e a utilização da glicose, a fruta auxilia no controle da diabetes e beneficia o sistema digestivo como um todo.

Os nutrientes do coco ainda melhoram a imunidade, pois possui ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e antiparasitária. Com alto teor de monolaurina e ácido láurico, ele ajuda a matar bactérias, vírus e fungos, mantendo infecções afastadas. 

Comer este alimento também ajuda a manter os ossos e os dentes saudáveis, pois ele melhora a capacidade do corpo de absorver cálcio e manganês. Estes nutrientes, além de atuar no desenvolvimento ósseo, reduzem os riscos de osteoporose, fazendo do coco uma alternativa interessante para os intolerantes à lactose.

Para quem sofre com pressão alta, a fruta também tem uma combinação perfeita: possui baixo índice de sódio e grande quantidade de potássio, ajudando a reduzir a pressão arterial. 

Na gastronomia

Ingrediente base para muitos doces deliciosos – como quindim, cocada, bolo gelado e torta mineira – o coco ralado também pode ser aproveitado no dia a dia para lanches mais saudáveis e menos calóricos. Você pode combiná-lo, por exemplo, com uma tigela de ameixa seca, adicioná-lo em smoothies ou usar junto com morangos, como recheio de uma tapioca. 

Principais benefícios do coco:

As gorduras saturadas do óleo de coco tem muitas propriedades medicinais: A razão pela qual o coco tem sido tão criticado por aqueles preocupados com a boa saúde é que quase todos os seus ácidos graxos são gorduras saturadas que agora as pessoas ligam com níveis elevados de colesterol e doenças cardíacas. No entanto, esse mito tem sido amplamente desbancado e muitos estudos em larga escala ter sido feito para refutar a ideia de que as gorduras saturadas entopem as artérias e levam a problemas cardíacos. Foi descoberto que os ácidos graxos nos quais o coco é tão rico vão direto para o fígado a partir do trato digestivo e lá são usados como fonte de energia rápida ou transformado em compostos chamados corpos cetônicos, que pode ter um efeito terapêutico em distúrbios cerebrais, como a epilepsia ou a doença de Alzheimer.

O óleo de coco aumenta a energia e a queima de gordura: Muitas pessoas que estão lutando para chegar a um peso ideal vão descobrir que o coco podem realmente ajudá-las em sua busca. Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) no óleo de coco podem aumentar o gasto de energia, às vezes por até 5%, ou o equivalente a 120 calorias por dia. Este gasto extra pode ser uma poderosa ajuda para perda de peso.

O óleo de coco é um supressor natural do apetite: Outra razão que o coco pode levar à uma dieta saudável é que ele naturalmente suprime o apetite, podendo levar à redução geral do total de calorias ingeridas. Um estudo mostrou que quando diferentes quantidades do coco rico em TCM foram ingeridas por homens, os que recebem mais, comeram em média, 256 calorias a menos por dia. Se acredita que isto é por causa dos corpos cetônicos formados quando o coco é digerido, os quais tem sido indicados que reduzem a fome naturalmente.

Melhores formas de aproveitar o coco:

Leite de Coco em Pó: É feito por secagem do creme de coco. Este leite de coco em pó é obtido a partir de prensa da castanha do coco. Depois de filtrado, o leite é desidratado por centrifugação, método que preserva suas características e o aroma deste produto delicioso e versátil. O coco em pó é um ingrediente muito versátil para ser usado em inúmeras aplicações, como sucos, shakes, cafés, chocolates, vitaminas, doces e sorvetes. Oferece múltiplos benefícios para a saúde.

Água de coco: Além de refrescante, a água de coco é rica em potássio, cálcio e magnésio, minerais importantíssimos para a nossa saúde. A água de coco (assim como a banana) é boa para o coração e outros músculos, evitando cãibras. Graças à presença de diversas vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos, a água de coco combate várias doenças como doenças cardíacas, aterosclerose e alguns tipos de câncer. Além disso, as funções renais ficam controladas, assim como os níveis de glicemia e a circulação sanguínea. O sistema imunológico fica mais forte, a pele e o organismo rejuvenescidos, o intestino funciona melhor e as bactérias boas são preservadas.

Óleo de coco: O óleo de coco fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento da tireoide, reduz o nível fadiga, entre outros. O óleo de coco também é usado para adicionar sabor e aroma para um número de pratos em todo o mundo. E você já deve ter certamente ouvido falar sobre a capacidade de hidratar que o óleo oferece quando massageado na pele ou passado nos cabelos. Ele é um ingrediente básico de vários produtos para o corpo, tais como sabonetes, loções e cremes. Por ser um óleo muito estável (mais de 90% dele é gordura saturada), o óleo de coco não altera sua estrutura química em altas temperaturas, ao contrário dos óleos vegetais, mantendo-se saudável durante o cozimento dos pratos.

Açúcar de coco: O açúcar de coco é extraído do fluido das flores da palma de coco. Além de ser uma delícia, o que torna o açúcar de coco realmente especial nutricionalmente é o seu baixo índice glicêmico – menor que o do mel, e muito menor que o do açúcar branco. Além disso, é cheio de vitaminas, sendo um excelente substituto para o açúcar refinado comum. O açúcar de coco é não-processado, não-adulterado, não-filtrado, não contém conservantes e é 100% natural, sendo conhecido por ser o adoçante mais saudável e sustentável do mundo.

Leite de coco: Leite de coco contém muitas vitaminas, minerais e eletrólitos, incluindo potássio, cálcio e cloreto. Metade dos ácidos graxos de cadeia média do leite de coco são compostos de ácido láurico, que é antiviral, antibacteriano, antimicrobiano e antifúngico. O leite de coco pode ajudar a estimular o sistema imunológico. Leite de coco é uma alternativa de produto sem leite para aqueles que são intolerantes à lactose ou alérgicos ao leite animal. Esta bebida vegetariana não contém soja, glúten e nozes.

DICA DE RECEITA LUZAGO: BOMBOM DE COCO GIGANTE

Ingredientes: 1 colher (sopa) de manteiga, 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de leite de coco em pó, 100 gramas de coco ralado, 200 gramas de chocolate fracionado derretido.

Modo de preparo: Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo até derreter. Em seguida, acrescente o leite condensado, o leite de coco e o coco ralado. Cozinhe em fogo baixo, misturando sem parar, até a mistura começar a desgrudar do fundo da panela (ponto de brigadeiro). Depois, transfira o conteúdo da panela para um recipiente e leve para gelar até esfriar completamente. Enquanto isso, prepare a casquinha do bombom. Para isso, forre uma forma retangular de silicone ou de plástico descartável com uma camada de chocolate derretido. Certifique-se de espalhar o chocolate por todos os lados da forma. Deixe escorrer o excesso e leve para gelar no freezer ou congelador por 5 minutos.  Repita esse processo, fazendo mais uma camada de chocolate. Volte com a forma para o congelador por mais 5 minutos. Na sequência, use o brigadeiro de coco para rechear a forma.  Finalize cobrindo tudo com o restante do chocolate derretido. Leve ao congelador por mais 10 minutos para firmar o chocolate.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.