LENTILHA: poderosa aliada na alimentação

18 de março de 2022 | Por

A lentilha é uma leguminosa muito rica em vitaminas e minerais que pode trazer vários benefícios para a saúde, como diminuir o colesterol, desintoxicar o organismo ou prevenir a anemia. Além disso, podem ser preparadas sem adição de gorduras, se tornando uma ótima refeição para uma dieta de emagrecimento.

A lentilha é o tipo de alimento em que seu tamanho não condiz com as suas grandezas nutricionais. Fonte de minerais importantes como ferro, manganês e potássio, além de vitaminas C e K.

Apesar de ser consumida com mais frequência na ceia de ano novo, a lentilha pode ser incorporada ao cardápio diário, durante todo o ano, para substituir o feijão, por exemplo.

Embora tenha vários benefícios, o consumo de lentilhas deve ser controlado por pessoas que sofrem com gota ou que têm o ácido úrico aumentando, já que são um alimento muito rico em purinas.

Além disso, as lentilhas são ricas em zinco, que ajuda a fortalecer o sistema imune e são muito boas para tratar a anemia porque têm muito ferro e, além disso, sua alta quantidade de fibras melhora o trânsito intestinal e alivia a prisão de ventre e o inchaço da barriga.

Listamos então, os principais benefícios oferecidos no consumo diário de lentilha:

1 – Fonte alimentar: Por conter alta concentração de ferro e ácido fólico, a lentilha é uma excelente fonte alimentar para repor esses estoques que geralmente são perdidos mensalmente pela mulher, através do fluxo menstrual, prevenindo e tratando anemias.

2 – São ricas em proteína: Seu alto valor proteico e de boa absorção, faz com que a lentilha seja um alimento especial para mulheres, pois, além de saciarem de verdade (fato que auxilia no emagrecimento), as proteínas são responsáveis pela construção e reposição dos tecidos corporais.

3 – Rica em fibras: A lentilha possui muitas vantagens para a saúde feminina graças a presença das fibras: Melhora o trânsito intestinal, excelente para quem possui intestino “preso”, reduz inchaço na região abdominal, estabiliza o açúcar no sangue, reduz colesterol por sua capacidade de conter algumas gorduras no organismo por essas fibras.

4 – Auxilia no bom funcionamento cardiovascular: Por ser rica em magnésio, ajuda na vascularização, transporte de nutrientes pelo sangue e flexibiliza as estruturas de veias e artérias, melhorando a pressão arterial.

5 – Melhora a sensação de humor: Excelente fonte de triptofano, substância precursora de serotonina em nosso organismo, a lentilha dá uma boa dose de prazer a quem come, melhorando o mau- humor.

6 – Previne câncer de cólon: Por ser rica em fibras e antioxidantes, a lentilha também previne câncer no intestino, por possuir a capacidade anti-inflamatória.

7 – Ajuda a fortalecer o sistema imune: Por ser rica também em zinco, mineral essencial para estimular a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

Como fazer lentilhas

As lentilhas podem ser feitas como se faz o feijão e, por isso, basta cobrir as lentilhas com água e deixar cozinhar por 30 minutos. Assim, para fazer uma sopa rápida e nutritiva basta cozinhar as lentilhas secas junto com cenoura, salsão e cebola, por exemplo, e comer em forma de sopa ou junto com arroz.

Existem vários tipos de lentilhas, mas normalmente todos os tipos devem ficar de molho para que produzam menos gases intestinais, assim como o feijão.

As lentilhas podem ser verdes, marrons, pretas, amarelas, vermelhas e laranja, contendo consistências diferentes e ficando mais firmes ou macias após a cozedura. Por isso, as lentilhas laranja, como ficam macias e pastosas, são geralmente utilizadas na alimentação dos bebês, porém, é necessário colocar de molho, para não provocar prisão de ventre ou cólicas no bebê.

DICA DE RECEITA LUZAGO: HAMBURGER DE LENTILHA

Aqui, a prova de que a lentilha é ótima para os pratos vegetarianos e veganos!

Ingredientes:  1 xícara (chá) de lentilha crua, 4 xícaras (chá) de água, 1 dente de alho grande picado, meia xícara (chá) de cebola picada, meia xícara (chá) de cheiro verde picado, 1 colher (sopa) de azeite, 1 colher de sal rosa do himalaia fino (ou à gosto), cominho em pó à gosto, cerca de meia xícara (de chá) de farinha de arroz integral, meia xícara de farelo de aveia.

Modo de preparo: Cozinhe a lentilha. Coloque a lentilha, juntamente com 4 xícaras de água na panela de pressão e deixe cozinhando em fogo médio até pegar pressão. Em seguida, abaixe o fogo e deixe cozinhando por mais 15 minutos. Escorra e coloque em uma vasilha. Adicione o alho, a cebola, o cheiro verde, o azeite, o sal, tempere com cominho a gosto e misture. Acrescente o farelo de aveia e a farinha de arroz integral aos poucos, até dar o ponto de modelar. Divida a massa em 5 partes iguais e passe um fio de óleo nas mãos. Modele os hambúrgueres com cerca de 1,5 cm de espessura. Coloque os hambúrgueres em uma forma untada ou com papel manteiga e leve ao freezer por 1 hora. Retire com cuidado, frite em uma frigideira antiaderente com um fio de óleo, e vire quando estiver bem douradinho.

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