FARINHA DE CASTANHA DE CAJU: opção nutritiva e versátil na culinária

14 de março de 2022 | Por

Para discutir sobre a Farinha de Castanha de Cajué fundamental falarmos um pouco desse fruto, que é quase um sinônimo de Brasil: o caju.

Presente em todo o país, tem seu maior foco de produção na região Nordeste (responsável, inclusive, pelo protagonismo nacional entre os exportadores dessa variedade tropical).

É responsável por muitos produtos e derivados, dentre eles a farinha vinda de sua castanha. Muito presente na dieta brasileira, a castanha-de-caju, além de deliciosa, é uma ótima aliada da boa saúde. A farinha de Castanha de Caju é ideal para o preparo de bolos, panquecas, pães de baixo teor de carboidrato e também, pode ser utilizada para empanados.

A Farinha de castanha de Caju é uma grande aliada na saúde, possuindo bons valores nutricionais como os minerais ferro, potássio e magnésio, além de suas vitaminas. E ainda em sua forma de farinha fica mais versátil o seu uso.

Sabemos da fama da fruta e do aspecto saboroso da castanha. Agora, vamos reunir aqui as vantagens para a saúde da Farinha de Castanha de Caju.

Não contém glúten

Além de integrar a lista de alimentos sem glúten, característica priorizada pelos adeptos da alimentação saudável, o produto ainda tem outros ricos componentes.

A Farinha de Castanha de Caju possui boa quantidade em fibras e proteínas, açúcares, vitaminas e aminoácidos. Essa riqueza na composição deve ser balanceada com um consumo moderado do produto, pensando também no ganho de peso. Com equilíbrio, você consegue desfrutar das maravilhas do produto na dose certa!

Possui magnésio, essencial à nossa saúde

A presença do Magnésio na composição da Farinha de Castanha de Caju traz benefícios muito importantes para o corpo humano.

O primeiro deles é o controle da pressão arterial. A atuação do Magnésio também possui vantagens relevantes na musculatura. O mineral, combinado com o Cálcio, evita problemas musculares como câimbras e espasmos. Esse alimento pode ajudar e muito na hora das atividades físicas.

E tem mais: ossos e dentes também são beneficiados e fortalecidos com essa combinação. E não para por aí, outros minerais presentes na farinha são Cobre, Fósforo, Manganês e Zinco.

Excelente para o processo digestivo

Desconfortos e dores no estômago afetam o humor de qualquer um, não é mesmo? Com o consumo da Farinha de Castanha de Caju a tendência é que até o processo digestivo fique mais eficiente. A presença do alimento no organismo também age na prevenção da formação de cálculos biliares.

OBSERVAÇÕES:

– Ao comprar a farinha de castanha de caju, você pode substituir a farinha branca em receitas como massas, farofas, saladas e sobremesas;
– Pode ser adicionado em frutas e iogurtes;
– É uma excelente opção para dietas veganas, vegetarianas e com restrições à lactose;
– Como durante a gravidez a mulher precisa de uma alimentação saudável e balanceada, a farinha de castanha de caju é uma excelente opção, já que, além de todos os nutrientes citados, também é rica em Ômega 3;
– Apesar da castanha de caju não conter glúten, a farinha é processada em equipamentos por onde passam outros alimentos, por conta disso, pode apresentar traços destes.

Como utilizar a farinha de castanha de caju:

A Farinha de Castanha de Caju serve como alternativa saudável e sem glúten às farinhas tradicionais. Assim, pode ser usada em receitas de pães, bolos, panquecas, biscoitos e salgados como substituta das farinhas tradicionais, para empanar carnes e legumespolvilhada em saladas e iogurtes. Além disso, também pode atuar como espessante em receitas doces ou salgadas. 

DICA DE RECEITA LUZAGO: BOLO LOW CARB COM FARINHA DE CASTANHA DE CAJU

Ingredientes: 1 xícara de chá de leite de castanhas; 1 a meia xícara de chá de açúcar mascavo; 1 a meia xícara de chá de farinha de castanha de caju; meia xícara de chá de amido de milho; xícara de óleo de coco; 3 ovos; 1 colher de fermento em pó; 100 gramas de castanha de caju picada; 1 pitada de canela em pó.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes líquidos no liquidificador, retire, despeje em um bowl (tigela especial) e incorpore delicadamente com os ingredientes secos. Quando a massa estiver homogênea, despeje em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada com farinha de castanha de caju, polvilhe canela por cima e leve ao forno médio por 50 minutos ou até dourar. Espere amornar. Desenforme e sirva!

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.