AMENDOIM: funcional, nutritivo e aliado da sáude

23 de fevereiro de 2022 | Por

O amendoim é uma leguminosa rica em gorduras boas, como o ômega-3, que ajudam a diminuir a inflamação no corpo e proteger o coração, trazendo vários benefícios como prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, de aterosclerose e até de anemia, além de melhorar o humor.

Apesar de ser rico em gorduras e por isso possuir muitas calorias, o amendoim também possui um elevado teor de proteínas, o que faz com que seja uma fonte saudável de energia. O amendoim também é rico em vitamina do complexo B e E, sendo também um antioxidante natural que ajuda, por exemplo, na prevenção do envelhecimento precoce.

Esta leguminosa é bastante versátil, podendo ser utilizada em diversas preparações culinárias, como saladas, sobremesas, lanches, barras de cereais, bolos e chocolates, sendo fácil de ser encontrada em supermercados, pequenas mercearias e lojas de produtos alimentares.

Atualmente são diversos os produtos feitos com amendoim. Entre os mais populares, estão a farinha, o óleo, a pasta de amendoim, a paçoca e o torrone. As sementes também podem ser consumidas como petisco, in natura, torradas e salgadas, ou trituradas para doces e sobremesas.

Confira na sequência, os principais benefícios oferecidos no consumo diário do amendoim:

1. Protege contra doenças cardíacas: O amendoim previne as doenças cardíacas porque contém resveratrol, uma substância que se encontra também no vinho, que é um fitonutriente e um excelente antioxidante que ajuda a reparar lesões no músculo do coração. Além disso, o amendoim também possui gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, que ajuda a transportar o colesterol que está nos tecidos para o fígado, de forma a ser eliminado do corpo, diminuindo as chances de desenvolver doenças do coração.

2. Ajuda na prevenção da aterosclerose: O amendoim ajuda na prevenção da aterosclerose porque contém gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, que ajuda no aumento do colesterol bom. O colesterol bom promove a eliminação do colesterol que está nos tecidos, prevenindo, assim, o entupimento das artérias.

3. Combate a anemia: O amendoim pode ajudar bastante no combate da anemia porque contém ácido fólico que é uma vitamina que estimula a formação de células sanguíneas, como os glóbulos vermelhos. Além disso, o amendoim também possui ferro que é outro nutriente muito importante para prevenir e tratar a anemia, uma vez que aumenta a produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina.

4. Previne o aparecimento da diabetes do tipo 2: Por conter gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, o amendoim ajuda a manter o nível de açúcar estável no sangue, prevenindo, assim, que exista um aumento dos níveis de açúcar no sangue, que, ao longo do tempo, pode facilitar o aparecimento de diabetes tipo 2.

5. Ajuda na perda de peso: O amendoim é um bom alimento para ajudar no controle do peso porque é rico em fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e diminuir a fome. Além disso, o amendoim também é considerado um alimento termogênico, ou seja, um alimento que é capaz de aumentar o metabolismo, estimulando um maior gasto de calorias durante o dia, o que acaba facilitando a perda de peso.

6. Evita o envelhecimento precoce: O amendoim é rico em vitamina E que funciona como antioxidante e, desta forma, ajuda na prevenção e retardamento do envelhecimento. Além da vitamina E, o amendoim é rico em ômega 3, que é uma gordura boa com forte ação anti-inflamatória, o que previne o envelhecimento precoce, tendo em conta que funciona como um renovador das células.

7. Garante a saúde dos músculos: O amendoim ajuda a manter a saúde dos músculos, uma vez que contém magnésio, um importante mineral que ajuda a fortalecer os músculos, e potássio, que melhora a contração muscular. Por isso, o amendoim é recomendado para quem pratica exercício físico regular.

8. Diminui o risco de malformações no bebê: O amendoim pode ser um importante aliado na gravidez, porque contém ferro que ajuda na formação do sistema nervoso do bebê, no seu crescimento e desenvolvimento. Além disso, o ferro também ajuda a reduzir o risco de infecções que são comuns na gravidez, como as infecções urinárias.

9. Melhora o humor: O amendoim ajuda a melhorar o humor e a diminuir o estresse porque contém triptofano, uma substância que favorece a produção de hormônios a serotonina, conhecida como o “hormônio do prazer”, e aumenta a sensação de bem-estar.

Formas de consumo

O amendoim deve ser consumido de preferência fresco, pois tem maiores teores de resveratrol, vitamina E e ácido fólico, sendo mais pobre em sal. Uma boa opção para consumir o amendoim é fazer uma pasta, triturando o amendoim no liquidificador até ficar cremoso.

Embora tenha vários benefícios e seja fácil de consumir, o amendoim deve ser consumido com moderação, seguindo a quantidade recomendada de apenas a quantidade que cabe na palma da mão ou 1 colher de sopa da pasta de amendoim pura 5 vezes por semana. Pessoas com tendência à pele oleosa devem evitar comer amendoim na adolescência porque ele tende a agravar a oleosidade da pele e a acne. Além disso, em algumas pessoas o amendoim pode causar azia.

Apesar de ser uma grande fonte de nutrientes e trazer diversos benefícios para a saúde, o amendoim pode causar reação alérgica grave, provocando desde erupção cutânea, falta de ar ou mesmo reação anafiláticas, o que pode colocar a vida em risco. Assim, crianças antes dos 3 anos ou com histórico na família de reação alérgica não devem consumir amendoim antes de realizar um teste de alergia no alergologista.

DICA DE RECEITA LUZAGO: BOLO DE AMENDOIM LIGHT

Ingredientes: 3 ovos; meia xícara rasa de xilitol; meia xícara (chá) de amendoim torrado e moído; 3 colheres (sopa) de manteiga ghee (clarificada); 2 colheres (sopa) de farinha de rosca; 2 colheres (sopa) de farinha de amêndoa; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 2 colheres (sopa) de cacau em pó.

Modo de preparo: Bata as gemas, o xilitol e a manteiga ghee até obter um creme. Retire e adicione o cacau, as farinhas, o amendoim, o fermento em pó e as claras batidas em neve. Logo após, despeje numa forma de fundo removível, assando em forno médio, por cerca de 30 minutos. Quando dourar, retire, desenforme e sirva.

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.