TRIGO PARA QUIBE: um cereal rico em sabor e saúde

16 de fevereiro de 2022 | Por

O trigo para quibe, também conhecido como triguilho ou bulgur, nada mais é do que o grão integral do trigo, que passa por alguns processamentos mínimos, uma espécie de pré-cozimento, para depois serem secos e moídos.

O resultado é um cereal ainda integral, porém com os grãos ligeiramente quebrados, que se revelam uma fonte riquíssima de fibras; ajudando na digestão, promovendo maior saciedade e ainda evitando picos de açúcar no sangue, o que é ótimo principalmente para os diabéticos.

O trigo para quibe mais comum no mercado brasileiro é o mais fino, de aparência acastanhada, como uma textura de farofa. Em alguns lugares, encontra-se a variedade mais conhecida como bulgur, bem comum na culinária do Oriente Médio, com grãos maiores e de cor mais amarelada (geralmente, o bulgur é obtido do trigo durum, que é mais usado na produção de massas).

O nosso trigo para quibe é um alimento barato, fácil de encontrar e pode ser muito mais explorado na cozinha, com receitas que vão muito além do tradicional quibe, herança deixada para nós da culinária árabe.

Afinal, esse cereal preserva diversas vitaminas e minerais, principalmente as do complexo B, que atuam no metabolismo e a vitamina E, que age como antioxidante. Dentre os minerais, estão presentes principalmente o potássio, que favorece os hipertensos, mas também zinco, que colabora com processos cerebrais e atua no sistema imunológico.

É rico em carboidratos, ou seja; fornece muita energia para darmos conta do dia, mas também tem um ótimo teor de proteínas, ajudando no processo de construção e manutenção dos tecidos do organismo. E é naturalmente pobre em gorduras, o que favorece os que estão em dietas para emagrecimento.

Quibe em várias versões

Embora o trigo para quibe já tenha passado por um pré-cozimento, é preciso hidratá-lo para que fique macio e agradável de comer. Use uma xícara de líquido para cada xícara do ingrediente. Não exagere na água, senão será necessário espremer o trigo com um pano para eliminar o excesso de líquido.

No processo de hidratação, pode usar água quente ou morna, temperada com uma pitada de sal, ou substituí-la por caldos caseiros – o de legumes é perfeito para isso, de sabor bem leve e delicado (veja aqui como fazer seu próprio caldo). Depois de hidratado, ou seja, quando toda a água tiver sido absorvida pelos grãos, o trigo pode ser usado em receitas variadas. De fato, o prato mais comum com esse ingrediente no Brasil é o quibe, em geral preparado com carne bovina moída, cebola, alho e hortelã. Pode ser servido cru, frito em óleo quente ou ainda assado.

Há quem recheie com mais carne moída bem temperada ou verduras refogadas com ricota, queijos cremosos, como o requeijão tipo catupiry, purês de vegetais, etc. Pode variar a receita básica substituindo a carne moída por peito de frango ou peixes magros moídos. Nesse caso, ajuste os temperos de acordo com cada carne. Uma sugestão é usar tomilho e alecrim para as aves e manjericão e orégano para os peixes.

Hortelã, sempre! Essa erva fresca traz um frescor delicioso para a receita e ainda agrega mais fibras, minerais e antioxidantes, ajudando a preservar o organismo de inflamações. Se você é vegetariano, vegano ou está querendo trazer mais hortaliças para a sua rotina alimentar, uma boa aposta é fazer quibes sem carne.

Abaixo, principais benefícios comprovados pelo consumo de trigo para quibe na alimentação diária:

Digestão

A farinha de quibe é rica em fibras e quando consumida balanceada com uma boa ingestão de água, ela é excelente para melhorar o funcionamento do sistema digestivo, prevenindo problemas sérios como prisão de ventre e até mesmo melhorando dores no estômago. Esse benefício é raro em farinhas e esse é um diferencial enorme no triguilho.

Emagrecimento

Ainda falando sobre as fibras presentes na farinha de quibe, precisamos lembrar do que quanto isso interfere na fome, evitando que você sinta necessidade de comer a todo momento, o que gera muito mais emagrecimento. Esse efeito na saciedade é excelente e comer um quibe pode fazer com que a fome apareça apenas horas depois.

Imunidade

Além de tudo, a farinha de quibe é rica em vitaminas do complexo B, rica em vitamina E mais diversos nutrientes que, juntos, melhoram sua imunidade e deixarão seu corpo mais forte.

DICA DE RECEITA LUZAGO: TABULE ÁRABE ESPECIAL

Ingredientes: 45 gramas de trigo para quibe, 200 gramas de tomate picado sem semente, 1 cebola picada, 2 pepinos picados, 100 gramas de salsinha desidratada, 3 colheres (sopa) de suco de limão, 2 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta do reino em pó à gosto, 1/4 de colher (chá) de noz moscada em pó e hortelã desidratado à gosto.

Modo de preparo: Deixe o trigo de molho em um recipiente por 2 horas. Passado esse tempo, lave bem o trigo em água corrente, escorra e esprema com as mãos ou em um pano de prato limpo para tirar o excesso de água. Deixe a cebola picada de molho em água com gelo por 15 minutos. Escorra a água depois desse tempo. Misture todos os ingredientes; menos o tomate, e deixe-os em um pote com fechamento hermético na geladeira, por pelo menos 8 horas. Na hora de servir, adicione os tomates.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.