TAPIOCA: uma alternativa saudável nos cardápios

2 de fevereiro de 2022 | Por

Prática, rápida, versátil e pouco calórica, a tapioca é uma opção que reúne, em um só alimento, boas qualidades que precisamos no dia a dia! “Queridinha das dietas nutricionais”, ela é uma alternativa saudável para compor os cardápios de café da manhã ou um delicioso brunch, e, até mesmo lanches da tarde e da noite, com diversas possibilidades de composições e combinações!

Feita à base de mandioca, a tapioca conquistou o Brasil nos últimos anos. Embora fosse mais comum nas regiões norte e nordeste do país, a era da alimentação saudável cedeu aos encantos do alimento, trazendo-a para o nosso dia a dia e fazendo dela uma ótima opção para substituir o pão. É benéfica para o nosso organismo, desde que seja ingerida de forma moderada e com acompanhamentos naturais e nutritivos:

A tapioca é benéfica para o organismo por não conter glúten, que nada mais é que a proteína do trigo e essa é infamatória para o organismo. A recomendação de consumo é que não se passe de uma porção por dia, e deve se usar a goma da tapioca, no máximo 3 colheres de sopa. Uma dica é sempre adicionar uma fonte de fibras na massa e uma fonte de gordura boa no recheio.

Seis motivos para acrescentar a tapioca na sua alimentação saudável:

1 – Versátil: A tapioca pode ter recheios doces ou salgados, o que faz com que ela tenha inúmeras preparações e sabores para os amantes do alimento. Algumas sugestões: Queijo minas com peito de peru, frango com ricota, banana com canela e mel, morango com linhaça e coco.

2 – Favorece o emagrecimento saudável: Por quase não conter calorias, a tapioca é um alimento perfeito para compor a dieta. Além disso, por ser fonte de proteínas, ela proporciona saciedade e impede que comamos mais do que o necessário para o bem-estar do nosso organismo.

3 – Reduz a pressão arterial: Um dos minerais encontrados na tapioca é o potássio, substância responsável por reduzir os níveis da pressão arterial e aumentar o fluxo sanguíneo. O consumo do mineral favorece a saúde cardiovascular e ainda ajuda a manter saudáveis os nossos ossos e músculos.

4 – Melhora o humor: Por ser rica em carboidratos, o consumo regular da tapioca aumenta a produção de serotonina, conhecido como o hormônio do bem-estar, influenciando no nosso humor e impedindo as variações decorrentes.

5 – Garante um cérebro ativo: Fonte de vitamina K, o alimento atua nas funções neurológicas, beneficiando o funcionamento do cérebro e prevenindo as doenças cerebrais, tais como o Mal de Alzheimer, a demência e outras complicações.

6 – Ossos, dentes e músculos saudáveis: A tapioca é rica em ferro, cálcio e vitamina K, substâncias responsáveis por garantirem um bom crescimento e desenvolvimento dos nossos ossos. Além disso, pode prevenir a osteoporose, artrite, artrose que estão diretamente ligadas à falta desses nutrientes.

Alimentação para celíacos: Invista na tapioca!

Para os intolerante ou alérgicos ao glúten, a tapioca também é uma ótima alternativa para incluir no plano alimentar, já que é livre da substância. Vale ressaltar que ainda sim é importante ter atenção ao recheio, para que a tapioca permaneça saudável e sem glúten.

Recomendação – O melhor horário para comer é no café da manhã ou em lanches intermediários, como lanche da manhã ou da tarde, não deve ser consumida a noite. Como a tapioca também é uma farinha branca de alto índice glicêmico, ou seja, de rápida absorção pelo organismo, deve ser consumida com moderação.

Tapioca engorda?

A tapioca possui altos índice e carga glicêmicos. Carga glicêmica é a quantidade de glicose que o alimento possui, enquanto o índice glicêmico é a velocidade com que a glicose entra no organismo.

Quando um alimento possui carga e índice glicêmicos altos isto pode levar a problemas de saúde como: obesidade, diabetes tipo 2, problemas na cognição e problemas cardiovasculares.

A obesidade ocorre porque, com maiores carga e índice glicêmicos, a quantidade de insulina no corpo aumenta. Esses excessos de insulina no corpo leva ao acúmulo de gorduras. O excesso de peso favorece o diabetes tipo 2. Além disso, se o corpo produzir insulina em excesso constantemente, torna-se necessário uma quantidade cada vez maior deste hormônio para cumprir sua função. Isto pode gerar uma sobrecarga no pâncreas, que é o responsável por secretar a insulina, o que causa o diabetes tipo 2. Por isso, a tapioca não é orientada para pessoas com diabetes ou pré-diabetes.

DICA DE RECEITA LUZAGO: TAPIOCA DE COCO NUTRITIVA

Ingredientes: 1 pacote de massa para tapioca (500 gramas), 1 caixa de leite condensado, coco ralado médio, açúcar mascavo à gosto, 100 gramas de nozes quartilhos e 100 gramas de pistache cru e morangos picados.

Modo de preparo: Colocar em uma frigideira antiaderente bem quente, aproximadamente 5 colheres (sopa) de massa para tapioca. Espalhe bem e deixe secar. Vire, aguarde alguns instantes e retire; o importante é secar, sem dourar. Depois, passe para um prato, coloque os ingredientes do recheio, dobre ao meio e sirva!!

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.