COMINHO: essencial para receitas saborosas

26 de janeiro de 2022 | Por

De origem egípcia, o cominho é uma das especiarias mais populares na culinária da Índia, México e Oriente Médio. É um tempero que proporciona um aroma forte, único e relaxante. Além do seu sabor marcante — que dá um toque especial às refeições — o cominho possui diversos benefícios para saúde. Excelente fonte de ferro, fibra alimentar, proteína e minerais.

As partes essenciais do cominho são as folhas e as sementes. Pode ser utilizado basicamente de 3 maneiras:

  • As folhas podem ser usadas para preparar o chá.
  • As sementes também são utilizadas para fazer chá e na preparação de alguns alimentos como por exemplo, licores.
  • O pó de cominho; que são as sementes moídas, é usado na culinária.

Com o que combina: a erva ressalta o sabor de pratos à base de queijos, ovos, carnes, batatas e legumes. Experimente acrescentá-la também em molhos e pães. Como é aromática, pode ser usada em alguns tipos de licor, conservas e compotas doces.

Com o que não combina: o maior problema é o exagero. Desde que incluído com moderação nas panelas, o cominho é sempre bem-vindo.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

  • Bom para digestão: As sementes do cominho ajuda na secreção de enzimas pancreáticas, que auxiliam na digestão e ajudam na absorção dos nutrientes. Auxilia também na secreção de ácidos biliares.
  • Bom para a memória: O cominho ajuda a manter a acetilcolina no cérebro, que ajuda a reter a memória. Contém antioxidantes que são úteis para melhorar a memória. Também auxilia para uma mais rápida recuperação em casos de amnésia.
  • Bom para pele: Contém vitamina E, que ajuda a manter a pele saudável e jovem. Tem também propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que ajudam tratar furúnculos, espinhas e eczema. O cominho também ajuda a eliminar toxinas do corpo de forma natural; com isso, haverá também uma redução das rugas, tornando a pele suave e macia.
  • Reduz o estresse e insônia: O cominho ajuda na indução do sono. Ele é uma boa fonte de vitamina B e óleos essenciais com efeitos hipnóticos, que ajudam a melhorar a qualidade do sono.
  • Bom para infecções: O cominho tem propriedades antissépticas e antimicrobianas. Essas propriedades melhoram a imunidade do corpo. Contém vitamina C e ferro, que evitam infecções.
  • Previne a anemia: Por conter ferro, ele ajuda na formação de hemoglobina e eritrócitos no sangue. Hemoglobina ajuda na transferência de oxigênio a diferentes partes do organismo, evitando fadiga e tonturas.
  • Ajuda na digestão: O cominho estimula o fígado a produzir bile, que facilita a digestão, ajuda a eliminar gordura e melhora absorção de nutrientes.
  • Fortalece os ossos: O cominho fortalece os ossos, pois contém nutrientes como cálcio, vitamina A, potássio, magnésio e compostos estrogênicos que ajudam a tratar a osteoporose.

IMPORTANTE:

Chá de cominho realmente emagrece?

Tudo bem que o cominho em sua versão em pó é muito utilizado como tempero no preparo de alimentos, mas o que falar do chá de cominho? Por também ser feito a partir das sementes dessa planta, ele traz consigo vários dos benefícios já mencionados. Ao mesmo tempo, de uma forma geral ele é lembrado pelas suas propriedades medicinais, o que significa que é consumido como uma espécie de medicamento. Em geral é utilizado para evitar gases e desconfortos abdominais ou mesmo ajudar quem tem insônia a dormir, além de reduzir problemas respiratórios. Mas afinal, esse chá ajuda a emagrecer? Bem, ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os do bom (HDL), mas de uma forma bem direta não é nada milagroso, apenas pode dar mais saciedade e impedir que a pessoa consuma mais do que necessita para ficar bem.

DICA DE RECEITA LUZAGO: ESCONDIDINHO DE REQUEIJÃO COM CARNE MOÍDA

Ingredientes: 5 batatas médias, 500 gramas de carne moída, 1 lata de milho verde, 1 caixa de creme de leite, 2 colheres de sopa de requeijão cremoso, 4 colheres de sopa de molho de tomate, 1/2 cebola picadinha, 1 colher de sopa de margarina, 2 colheres de sopa de óleo ou azeite, 100 gramas de mussarela, batata palha, 2 dente de alho amassado, cominho, orégano, coentro e sal à gosto.

Modo de preparo: Cozinhe as batatas e amasse em um espremedor e reserve. Refogue a cebola e o alho no óleo ou azeite adicione a carne e refogue bem e adicione os resto dos temperos e depois o molho de tomate e por último coloque o milho (reserve). Em uma panela coloque a margarina a batata amassada e mexa bem, por último adicione o creme de leite e o requeijão, mexa até ficar homogênea. Coloque sal a gosto e desligue o fogo. Em um refratário despeje uma pequena camada de purê depois, toda a carne cubra com fatias de mussarela e aplique o resto do purê e por último, mussarela cortadas em tiras e a batata palha. Leve ao forno por 15 minutos e saboreie!

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.