CEIA DE NATAL: momento especial de celebrar e saborear

17 de dezembro de 2021 | Por

A tradição da Ceia de Natal

A tradição de realizar a ceia começou na Europa, há muitos e muitos anos. O costume nasceu como uma forma de recepcionar os peregrinos e viajantes, demonstrando assim o quanto uma determinada família era hospitaleira. A confraternização, com o passar dos anos e o avanço do cristianismo, começou a ser realizada para celebrar o nascimento do menino Jesus.

Quem assume o compromisso de fazer uma ceia de natal em casa precisa estar preparado para uma série de preocupações e responsabilidade. Também é necessário entrar no clima festivo para não se abalar logo na primeira dificuldade da organização.

Os preparativos para uma ceia simples, bonita e barata se intensificam na medida em que o natal se aproxima. Nessa época do ano, as famílias elaboram os cardápios com pratos natalinos e escolhem os itens de decoração para a mesa.

Organizar uma ceia incrível sem gastar muito é um verdadeiro desafio, afinal, as despesas com a compra dos ingredientes e com a decoração pesam no bolso de qualquer um. Para facilitar a vida de muitas famílias, resolvemos criar um guia completo para preparar uma ceia maravilhosa, econômica e com muitas

1 – Lista de convidados

O primeiro passo para organizar uma ceia de natal simples é elaborar a lista de convidados. Para não encarecer a festa, procure selecionar apenas os familiares mais próximos. Com a lista em mãos, faça o convite oficialmente. Você, como anfitrião, pode convidar por telefone, e-mail, Facebook, Whatsapp ou mesmo convite impresso. Aborde os convidados com pelo menos 7 dias de antecedência, pois assim eles podem se planejar melhor.

2 – Cardápio

A definição do cardápio natalino não é tão fácil quanto parece, afinal, é necessário valorizar as tradições da data e fazer as combinações certas. Veja a seguir a melhor forma de organizar o menu:

Aperitivos

Esperar o relógio marcar meia-noite para servir a ceia pode ser cansativo. Para amenizar a fome dos convidados, experimente servir alguns aperitivos. Queijos, castanhas, pães com patê e frutas secas são bem-vindos. Os aperitivos para ceia de natal podem ser dispostos sobre a mesa de forma bem bonita. Espetinhos são bem-vindos, assim como as árvores comestíveis.

Carnes para ceia de natal

A grande estrela é o peru de natal, mas você pode substitui-lo por chester ou bacalhau. Outras receitas servem para incrementar a sua ceia e deixar os convidados com água na boca, como é o caso do lombo recheado, do cordeiro, do tender e do pernil. Algumas famílias gostam de colocar o leitão à pururuca no menu natalino. Você procura uma carne mais barata que o peru para servir na ceia? Então a dica é o pernil recheado, muito popular na mesa dos brasileiros.

Acompanhamentos de natal

Arroz branco, arroz à grega, arroz de forno, farofa com passas e nozes, salpicão e maioneses. Escolha pelo menos dois desses pratos para servir junto com o assado.

Saladas de natal

No Brasil, o natal acontece em pleno verão, por isso é recomendado preparar um cardápio mais fresco e natural. Uma dica é servir opções de saladas na ceia e caprichar na apresentação.

Sobremesas de natal

Finalize a ceia servindo sobremesas natalinas. Rabanada, pavê, mousse e panetone são opções deliciosas e acessíveis ao orçamento.

Bebidas para servir no natal

Tenha opções com álcool e sem álcool, pois assim você agradará a todos os convidados. Champanhe, vinho tinto, refrigerante e suco são suficientes para uma ceia simples. Também é possível apostar em bebidas diferentes e saborosas, como é o caso do ponche. Qualquer “red drink” é perfeito para servir na ceia de natal.

IMPORTANTE:

Diferente do que acontece num churrasco, a ceia de natal dispensa o cálculo de comidas e bebidas. Ao invés de pensar em quantidades, o recomendado é apostar na variedade de pratos. Lembre-se de que, por ser uma ocasião com muitas delícias, os convidados certamente provarão um pouco de tudo.

DICA DE RECEITA LUZAGO: PERNIL RECHEADO

Você procura uma carne mais barata que o peru para servir na ceia? Então a dica é o pernil recheado, muito popular na mesa dos brasileiros.

Ingredientes: 1 pernil desossado de 2 kg, 6 dentes de alho picado, 2 cebolas, 3 cenouras picadas em cubos, 150g de bacon (cortado em palitos), 150g de linguiça defumada (em cubos), 150g de azeitonas, 1/2copo (americano) de azeite, 1/2 copo (americano) de vinagre branco, 1 xícara (chá) de vinho branco, 1 colher (sopa) de sal rosa fino, cheiro verde desidratado a gosto.

Modo de preparo: Utilizando uma faca afiada, faça furos no pernil. Nesses orifícios, coloque os pedaços de bacon, linguiça, azeitonas e cenouras. Coloque a cebola, o alho, o azeite, o vinagre, o sal e o cheiro verde no liquidificador. Bata bem. Espalhe o tempero por todo o pernil e deixe descansar de um dia para o outro (na geladeira). Coloque o pernil numa assadeira e leve para assar em fogo médio por três horas. A cada meia hora, abra o forno e banhe a carne com o molho da própria assadeira, pois assim a suculência é preservada. Para conferir se o pernil está bem assado ou não, é simples: espete-o com um garfo. Se sair fácil, é sinal de que está macio e cozido.

DICA DE RECEITA LUZAGO: MANJAR BRANCO

Considerado um clássico natalino, o manjar branco com calda de ameixa é a sensação da noite feliz. E detalhe: os seus ingredientes são bem acessíveis e cabem no orçamento.

Ingredientes: 1 litro de leite, 150g de coco ralado fino, 200ml de leite de coco, 8 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 6 colheres (sopa) de amido de milho.

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes do manjar numa panela e leve ao fogo. Misture sem parar até obter um creme grosso. Transfira o creme para uma forma de pudim untada com óleo e deixe na geladeira, até ficar firme. Enquanto o manjar estiver gelando, você pode preparar a calda. Para isso, coloque na panela 8 colheres de açúcar e leve ao fogo, até formar um caramelo. Acrescente água aos poucos (equivalente a dois copos). Quando começar a ferver, junte as ameixas e misture. Desligue o fogo. Regue o manjar com essa calda fria.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.