ARROZ CATETO VERMELHO: nutrição e requinte em cada prato

10 de dezembro de 2021 | Por

Um dos alimentos preferidos dos brasileiros, o arroz está disponível no mercado nacional em mais de uma dezena de variedades. Somente a Caldo Bom oferece sete delas: arroz arbóreo, arroz carnaroli, arroz cateto, arroz integral, arroz japonês, arroz negro e arroz vermelho.

Porém, se engana quem pensa que a diferença entre eles está apenas nas cores ou no sabor. Cada uma das variedades têm características específicas em termos de benefícios à saúde. O arroz vermelho, por exemplo, se aproxima muito do arroz branco integral. Isso significa que ele tem mais fibras e proteínas se comparado com o arroz tradicional.

Arroz vermelho: por que você precisa experimentar?

O arroz vermelho é originário da Ásia e chegou ao Brasil na época da colonização por intermédio dos portugueses. Ainda que hoje ele não seja produzido em larga escala no país, esse é um grão que cada vez mais vem ganhando espaço na mesa dos consumidores. 

Por se tratar de um tipo integral ele passa por menos processos de industrialização, se revelando uma alternativa mais nutritiva do que o arroz branco. Ele possui de seis a oito vezes mais compostos fenólicos em relação ao arroz integral branco. No caso, falamos das proantocianidinas, substância com capacidade antioxidante.

Os benefícios do arroz vermelho não são completamente conhecidos, mas sua composição inclui altos níveis de ferro e fibras. Entretanto, alguns estudos indicam a capacidade desse alimento de auxiliar na redução do colesterol, na melhora do funcionamento do intestino e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Os benefícios do arroz vermelho

AUXÍLIO NA REDUÇÃO DO COLESTEROL

Assim como outros tipos de arroz integral, as fibras do arroz vermelho ajudam a reduzir a absorção de gordura no intestino. Além disso, esse grão passa por um processo de fermentação natural que gera uma substância chamada monacolina, que ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.

AUXÍLIO NA MELHORIA DO FUNCIONAMENTO DO INTESTINO

As fibras auxiliam o controle dos níveis de açúcar no sangue e isso ajuda diretamente no funcionamento do intestino, evitando problemas como prisão de ventre. Além disso, assim como outros alimentos ricos em fibras, ele proporciona uma sensação de saciedade mais rápido, o que ajuda você a comer menos. Ele é perfeito para quem está de dieta.

PREVENÇÃO DE ANEMIA E DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Rico em ferro, o arroz vermelho é uma ótima forma de prevenção contra a anemia. Os antioxidantes presentes no grão também ajudam a proteger os vasos sanguíneos da formação de placas, o que reduz os riscos de infarto e AVC. 

Como saborear o arroz vermelho?

Praticamente qualquer receita de arroz integral pode ser adaptada com facilidade para a utilização do arroz vermelho. Uma sugestão é risoto cremoso de champignon com arroz vermelho e frango desfiado.

RISOTO CREMOSO DE ARROZ VERMELHO COM CHAMPIGON E FRANGO DESFIADO

Ingredientes:

Para o arroz:

  • 2 xícaras de arroz cateto vermelho
  • 3 xícaras de champignon picado
  • 2 cebolas picadas
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 garrafinha de leite de coco

Para o frango:

  • 1 kg de peito de frango
  • 1 cebola picada
  • 1 limão
  • Sal, lemon pepper e azeite a gosto

Modo de preparo: Pique o frango em cubinhos e adicione o suco de um limão. Depois, doure o frango com os champignons, uma cebola picada e lemon pepper. Desfie-o e reserve. Para o arroz, coloque uma colher de sopa de alho e quatro colheres de azeite extra virgem e água até cobrir todo o arroz. Deixe cozinhar por 30 minutos. Depois, adicione o leite de coco e o frango desfiado. A receita rende o suficiente para 6 pessoas. Uma boa sugestão de acompanhamento é servir com farofa mista, contendo ingredientes de sua escolha.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.