DAMASCO: parceria diária de sabor e saúde

19 de novembro de 2021 | Por

O damasco é uma fruta bastante versátil e deliciosa, comumente consumida em todo o mundo. Acredita-se que ele foi originalmente cultivado na China; mas há também quem diga que sua origem foi na Armênia, uma vez que já era cultivada lá desde os tempos antigos.  Independentemente de onde o damasco foi originado, ele se tornou popular quando foi exportado para o mediterrâneo e para as Américas, locais nos quais a fruta é largamente produzida e consumida.

Além de nutritivo, o damasco pode ser consumido de diversas formas: fresco, cozido, seco, em doces, saladas e muito mais.  A versão seca desta fruta é globalmente amada e forma uma parte importante do comércio global do Irã. Países como Turquia, Itália, Rússia, Espanha, Grécia, EUA e França são considerados os principais produtores de damascos.

O damasco é uma fruta pequena, com carne macia e pegajosa e uma pele fina. É tipicamente amarelo ou laranja, algumas vezes possuindo um leve tom avermelhado em suas extremidades. Seu sabor se assemelha ao das ameixas e pêssegos, sua semente é grande e dura, sendo frequentemente chamada de “pedra”. Confira, abaixo, alguns dos principais benefícios que o consumo do damasco traz a nossa saúde:

1. Previne o câncer

O damasco é uma excelente fonte de antioxidantes que previnem o aumento dos radicais livres em nosso corpo. Os radicais livres, geralmente causados ​​devido à poluição, raios solares e outras condições ambientais, impedem o processo de crescimento celular, levando a mudanças no DNA das células e à formação de células cancerígenas no corpo. Portanto, consuma essa fruta regularmente para se proteger do câncer. Além disso, as sementes de damasco contêm um composto chamado B17 e altos níveis de vitamina A e C, que estimulam o sistema imunológico, combatendo as células causadoras do câncer.

2. Diminui a acne

As propriedades anti-inflamatórias do damasco podem ajudar a tratar a acne e a vermelhidão da pele. A polpa da fruta, o seu óleo e o suco das suas folhas são muito benéficos para o tratamento de peles propensas a ter acne e espinha: aplique pasta de damasco sobre a pele para curar espinhas ou use um esfoliante da fruta para reduzir cravos, desobstruir os poros e limpar profundamente a pele.

3. Melhora a digestão

Essa fruta é uma boa fonte de fibra dietética, independentemente se consumida fresca, seca ou cozida. Ela se dissolve com facilidade no corpo e os nutrientes importantes que possui são facilmente absorvidos pelo sistema digestivo. Além disso, ajuda na quebra dos ácidos graxos, o que significa que sua digestão ficará mais regulada.

4. Evita a degeneração macular

Alimentos ricos em vitamina A, C, carotenóides e betacaroteno podem ajudar a reduzir o risco de problemas de visão. O efeito degenerativo dos radicais livres pode causar a catarata e inibir o suprimento de sangue para os olhos, causando degeneração macular. Os altos níveis de betacaroteno melhoram o fluxo sanguíneo ocular, diminuindo os efeitos nocivos da idade à saúde dos olhos. O damasco contém um antioxidante chamado Zea xanthin, que fornece funções de filtragem de luz, melhorando a visão.

5. Mantém o seu coração saudável

Dado que o fruto é rico em fibras e antioxidantes, ajuda a reduzir o teor de colesterol ruim no corpo e aumenta o bom colesterol; isso significa que seu coração está protegido quando você consome damasco. Além disso, o teor de potássio na fruta equilibra os níveis de eletrólitos em nosso corpo, mantendo os músculos do coração em perfeito funcionamento. Tudo o que você precisa fazer é comer um ou dois damascos frescos, todos os dias, ou um punhado de damascos secos.

6. Garante a saúde dos ossos

Os damascos contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável dos nossos ossos. Assim, ao consumi-lo regularmente, você irá garantir o bom desenvolvimento e a saúde dos seus ossos, além de prevenir condições relacionadas à idade, incluindo a osteoporose. As propriedades anti-inflamatórias do damasco também reduzem a inflamação no corpo, aliviando a dor da artrite e a gota.

7. Auxilia na perda de peso

A fibra dietética da fruta melhora o seu sistema digestivo, o que ajuda a acelerar o seu metabolismo. É recomendável que você coma alguns damascos como um lanche, quando estiver com fome, especialmente se estiver de dieta. Isso irá te saciar, mas não vai adicionar calorias desnecessárias ao seu corpo.

DICA DE RECEITA LUZAGO: BRIGADEIRO BRANCO COM DAMASCO

Ingredientes: 1 lata de leite condensado (395g), 2 colheres (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de leite em pó, 2 xícaras (chá) de damasco seco picado, manteiga para untar, granulado branco.

Modo de preparo: Leve uma panela ao fogo médio com o leite condensado, a manteiga, o leite em pó e 1/2 xícara (chá) do damasco, mexendo sempre, até engrossar. Desligue, transfira para um prato untado e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos untadas e passe pelo damasco restante. Misture o granulado, coloque em forminhas de papel e sirva!

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.