CAMOMILA: a perfeita aliada do bem estar

12 de novembro de 2021 | Por

Usada há séculos como erva medicinal e aromática, a camomila é famosa pelo seu sabor suave e efeito calmante. Mas esta planta ainda reserva muitos usos e propriedades pouco conhecidos.

Entre as substâncias encontradas na camomila está a cumarina, com princípios ativos que podem ajudar em processos de emagrecimento, além de funcionar como anti-inflamatório e anticoagulante.

Além das propriedade calmantes, o chá de camomila é usado ainda para ajudar a melhorar a dor de garganta, dores de estômago, espasmos intestinais e doenças inflamatórias.

Essa planta é bastante conhecida por sua propriedade antiespasmódica, anti-inflamatória, carminativa, ansiolítica, cicatrizante, antibacteriana, calmante e analgésica. Dessa forma, é frequentemente usada para tratamento de feridas estomacais, doenças inflamatórias do trato gastrointestinal, cólicas gastrointestinais, febre, gripe, dor de dente e ouvido, insônia, dores de cabeça, queimaduras, indigestão, terçol, irritações nos olhos, constipação, diarreia, dermatite de contato, eczema, mucosite, entre vários outros problemas.

Além disso, a camomila também é usada como aromatizante, fazendo parte da composição de sabonetes, perfumes, shampoos e cremes, bem como para aromatizar alimentos e bebidas. Destaca-se também seu em clareamento de cabelo e limpeza de pele.

As propriedades curativas da planta são as mesmas das flores da margarida, pois contém óleos voláteis, flavonoides e outras substâncias terapêuticas. Entre os seus principais benefícios está o famoso efeito calmante na pele, mente e corpo, sendo ainda uma aliada do sistema imunológico.

Confira alguns usos e propriedades da camomila:

1 – Tratamento de feridas: o chá de camomila era usado pelos gregos, romanos e egípcios em compressas nas feridas para acelerar sua cicatrização.

2 – Diabetes: Algumas pesquisas mostraram que a camomila a controlar a hiperglicemia.

3 – Antibacteriano: os efeitos antibacterianos da ingestão do chá de camomila podem ajudar a prevenir e tratar resfriados. Além disso, protege contra doenças e infecções de natureza bacteriana.

4 – Dor de estômago: a camomila erva é muito boa para aliviar dores de estômago, ajudando a relaxar os músculos e o revestimento dos intestinos. A erva ajuda ainda melhorar a digestão e pode ser usada com regularidade por quem sofre de síndrome do intestino irritável.

5 – Sono: Beber chá de camomila acalma o sistema nervoso para que você durma melhor. Ele tem sido usado como solução para a insônia há séculos.

6 – Hemorroidas: a pomada de camomila ajuda a aliviar o desconforto causado.

7 – Pele saudável: Devido ao seu efeito anti-inflamatório e antisséptico, a camomila ajuda a limpar irritações cutâneas, como eczema, acne e alergias.

Riscos do uso de camomila

Apesar de a camomila ser considerada uma planta segura, o consumo de todas as plantas medicinais deve ser feito com cautela. Alguns trabalhos relatam que bactérias podem contaminar a erva e desencadear o botulismo infantil. Sendo assim, essestrabalhos não recomendam o uso do chá de camomila para crianças com idade inferior a um ano. Além disso, algumas pessoas podem possuir alergia a algum componente da planta, não sendo recomendado, assim, o seu uso.

Como preparar a camomila?

A camomila é muito utilizada na forma de infusão.Para prepará-la, basta ferver cerca de 200 ml de água e adicionar uma colher de flor de camomila seca na água ainda quente. Feito isso, basta aguardar cerca de 10 minutos que ela já está pronta para o consumo. Essa solução também pode ser usada para preparar uma compressa para a pele.

DICA DE RECEITA LUZAGO: CHÁ REFRESCANTE DE CAMOMILA

Excelente opção para dias quentes do verão que se aproxima!

Ingredientes: 1 colher (sopa) de camomila, 1 xícara de abacaxi cortado em cubos, 1 limão, 1 colher (sobremesa) de hortelã, 1 colher (sobremesa) de gengibre em pó, 500 ml de água.

Modo de preparo: Esquente a água até o ponto de ebulição e adicione a camomila. Deixe esfriar e logo após, macere o abacaxi com limão, juntando com o hortelã e gengibre. À seguir, bata no liquidificador, coloque quantas pedras de gelo achar necessário e sirva.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.