CRANBERRY: uma potência nutritiva e funcional

1 de outubro de 2021 | Por

Cranberry é uma fruta vermelha, pequena, cheia de benefícios e que vem ganhando espaço no Brasil.

A cranberry é uma fruta vermelha oriunda principalmente das regiões mais frias do mundo, como o Canadá, Estados Unidos e Europa. Apesar do seu gosto levemente azedo, ela é muito rica em nutrientes e antioxidantes, que podem servir para tratar diversas doenças e até emagrecer.

Mas, você talvez a conheça pelo nome oxicoco e já tenha escutado que ela é uma poderosa aliada no combate à infecção urinária. Congelada, seca (desidratada) ou na forma de suco, há boas razões para você incluir o consumo dessa fruta no seu dia a dia, durante o ano inteiro. 

Cranberry: Benefícios e para que serve a fruta

É rico em vitaminas A, C, E e K, bem como potássio, fósforo, magnésio, cálcio, fibras, zinco e vitaminas como niacina e riboflavina. Além disso, contém flavonoides, polifenóis, além de ser fonte de ácido salicílico e substâncias antioxidantes. Da mesma maneira, possui proantocianidina, substância mais potente do que a vitamina E. Sendo assim, conheça as vantagens de adotar essa delícia na dieta: 

Diminui o risco de doenças cardíacas

Uma nova pesquisa, apresentada na última Conferência de Pesquisa em Saúde Cranberry, em Wisconsin, Estados Unidos, apontou que ela evita doenças cardíacas. Assim, a fruta é rica em polifenol, um antioxidante poderoso que melhora a circulação do sangue, a função renal e hormonal e a eliminação de impurezas do corpo. 

O estudo foi feito com 10 homens saudáveis, com idade entre 18 e 40 anos, que tomaram aproximadamente dois copos de suco de cranberry com diferentes concentrações da fruta. Portanto, para detectar quaisquer alterações, os pesquisadores coletaram amostras de sangue e urina no início do estudo, e nas horas seguintes. Com isso, o material apresentou melhorias no fluxo sanguíneo desses homens. Desse modo, os que tomaram bebidas com apenas 25 a 27% de suco de cranberry tiveram um efeito positivo. 

Cranberry reforça o sistema imunológico

O benefício foi comprovado pela Universidade Maryland Medical Center, nos Estados Unidos. Mérito da vitamina C, presente em alta concentração na fruta. Além disso, uma outra pesquisa, dessa vez da Universidade de Manseau, no Canadá, mostrou o potencial dos fitoquímicos do cranberry (entre eles as antocianidinas) na modulação de radicais livres altamente lesivos, prevenindo diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. 

Freia a resistência a antibióticos

Em uma pesquisa da Universidade McGill, no Canadá, os especialistas selecionaram bactérias responsáveis ​​por infecções do trato urinário, pneumonia e gastroenterite. Por outro lado, quando as bactérias são tratadas com antibióticos, elas tipicamente se tornam resistentes a seus efeitos. Mas, neste experimento, os cientistas descobriram que a adição de extrato de cranberry impedia a resistência de se desenvolver.

Portanto, a descoberta é significativa, já que o uso excessivo de antibióticos levou a infecções que são mais difíceis de tratar em humanos.

Cranberry é anti-inflamatório e repleto de antioxidantes

Análises mostram que as pessoas que consomem cranberries têm níveis mais baixos de proteína C-reativa, um marcador sanguíneo de inflamação, que é um conhecido gatilho do envelhecimento precoce e doenças crônicas.

Blinda o corpo contra doenças

Há evidências de que o suco de cranberry protege a saúde do coração ao reduzir o colesterol ruim e a resistência à insulina. Da mesma forma, compostos da fruta ainda ajudam a retardar o crescimento de tumores, incluindo células cancerosas da mama, cólon, pulmão e próstata.

Cranberry mantém o intestino saudável

O consumo desse alimento pode criar uma mudança positiva nas bactérias intestinais benéficas associadas à imunidade, humor e saúde digestiva. Além disso, é rica em fibras, o que ajuda a prevenir a constipação.

Combate a infecção urinária

Você provavelmente já ouviu falar que cranberry ajuda a prevenir e tratar infecções do trato urinário. Isso é verdade. Assim, a fruta age interferindo na capacidade das bactérias penetrarem nas paredes do canal da urina. Dessa forma, esse mesmo tipo de defesa natural também acontece no estômago para evitar úlceras. 

Formas de consumo ou uso culinário

Você pode consumir como snacks, em granolas, saladas de frutas ou saladas comuns, smoothies, para a preparação de cookies e bolos, entre outras receitas. E também, de 1 a 2 colheres de sopa diariamente em iogurtes, sucos, leites, sobremesas, vitaminas diversas, pães e até in natura.

Receita de suco de cranberry

Essa é uma das formas mais populares de consumir o cranberry e prepará-la é bem simples.

Ingredientes: 200 gramas de cranberry desidratado, 2 xícaras (chá) de água, 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo (opcional).

Modo de preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes e está pronto para consumir. Porém, atente-se apenas na quantidade diária a se ingerir, que deve estar entre 200 ml a 480 ml por dia.

DICA DE RECEITA LUZAGO: BOLO DE CRAMBERRIES E COCO

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de trigo branca; 2 xícaras de coco ralado médio; 1/2 xícara de farinha de trigo integral; 1 xícara de cranberries desidratados; 1 colher (cafezinho) de bicarbonato de sódio; 1/2 xícara de açúcar demerara; 2 xícaras de água em temperatura ambiente; 1 pitada de sal; 1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional); 1/2 xícara de óleo vegetal; 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo: Coloque as farinhas, o sal, o açúcar e o coco ralado em uma vasilha grande e misture bem. Em seguida, acrescente água aos poucos e alternando com o óleo. Continue mexendo até que todos os ingredientes se incorporem e você obtenha uma massa homogênea, firme e pastosa. Feito isso, adicione a xícara de cranberries à massa, mexendo delicadamente até ela agregar à massa. Por fim, acrescente o fermento em pó, misturando sem bater. Agora, despeje a massa em uma forma de buraco no meio (ou no formato que preferir), já untada, e leve para assar em forno pré-aquecido a uma temperatura de 180°. Aguarde 30 minutos até que o bolo fique dourado por cima. Para saber se está pronto, basta fazer o teste do palito. 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.