XILITOL: uma aposta saudável diária

24 de setembro de 2021 | Por

É difícil encontrar quem não goste de um bom doce. Mesmo quando a pessoa possui um paladar mais voltado para o salgado em geral ela ainda aprecia uma sobremesa depois do almoço.

O problema é que o açúcar pode ser um grande vilão para quem está fazendo dieta ou então possui as taxas de índice glicêmico muito altas. Para ambos os casos, o xilitol vem se tornando um nome cada vez mais conhecido. Mas será que esse adoçante é realmente mais indicado que os demais?

Benefícios do xilitol

Primeiro é preciso entender o que é o xilitol. Esse adoçante é considerado natural por ser extraído a partir de fibras de algumas plantas, como ameixa e milho. A grande vantagem associada a ele se deve ao fato de seu índice glicêmico ser bem baixo, de apenas 7, enquanto com o açúcar normal esse número varia de 60 a 70. Isso permite que ele seja consumido até por diabéticos, que precisam manter essa taxa sob controle. Além disso, aqueles que o utilizam na dieta dificilmente sofrem com cáries ou demais tipos de problemas nos dentes.

Outra questão que atrai muitos adeptos é que o xilitol é bem doce, então é possível matar aquela vontade de comer uma sobremesa sem que seja necessário recorrer ao açúcar tradicional, que de uma forma geral não é indicado a quem está querendo emagrecer, embora possua variações mais saudáveis, como o de coco e o mascavo. Aliás, o adoçante pode ser usado tanto no preparo de doces como para adoçar bebidas, sejam elas sucos, chás ou mesmo diferentes tipos de café, já que ele suporta altas temperaturas.

Xilitol é low carb?

Para quem é adepto do low carb, o xilitol pode ser sim um bom substituto do açúcar, já que o seu índice calórico é bem baixo. Lembrando que essa dieta consiste em contar a quantas calorias há em cada alimento para consumir apenas a quantidade necessária para o corpo viver bem. Só não se esqueça que antes de sair cortando diversos pratos da sua alimentação diária é importante consultar um nutricionista, já que os carboidratos são importantes para o bem-estar do organismo e devem ser consumidos diariamente, mesmo que de forma reduzida.

Como o xilitol pode ser usado

De forma geral, a recomendação é usar o xilitol na mesma proporção em que você está acostumado a usar o açúcar comum. Então, se você usar uma colher de chá para adoçar o cafezinho, continue com essa mesma medida ao usar o xilitol, lembrando sempre de não exagerar no consumo diário tanto do açúcar quanto do xilitol.

Ele pode ser adicionado tanto a bebidas quentes quanto a frias, como cafés, chás, sucos e vitaminas. Quanto às receitas, também não há restrições, inclusive, você pode fazer bolos, tortas e doces em geral usando o xilitol. No entanto, vale ressaltar que, quando consumido em excesso, o produto pode ter efeito laxativo. Então, a dica é nunca ultrapassar 60 gramas por dia. Além disso, o importante é sempre seguir as recomendações do seu médico.

Com a popularização desse adoçante, hoje, ele é facilmente encontrado em diferentes estabelecimentos comerciais; inclusive, você já consegue encontrar xilitol online. Há várias marcas e preços diferentes também, então, vale a pena sempre pesquisar para encontrar o melhor custo-benefício para o seu bolso.

Xilitol pode trazer problemas para a saúde?

Embora ele pareça ser altamente benéfico para o corpo, é preciso lembrar que assim como qualquer outro alimento o xilitol deve ser utilizado com parcimônia. A dose diária recomendada é de 60 gramas, que devem ser ingeridas no decorrer do dia e não de uma só vez. É preciso ter bastante atenção em relação a essa quantidade, porque se ela for excedida o corpo pode sofrer com o efeito laxativo do xilitol. Pois é, ele chega a gerar gases e até diarreia. Aliás, o estômago acaba ficando mais irritadiço, algo que pode afetar com mais intensidade pessoas celíacas ou com intolerância à lactose.

Outra questão importante é que o xilitol também engorda, então não pense que só porque ele possui esse ar mais saudável que poderá ser introduzido na sua dieta em quantidades exageradas. Ainda assim, de uma forma geral ele é mais indicado para consumo do que outros tipos de adoçante, como é o caso da stévia e da sacarina. Por fim, se você é uma pessoa que evita produtos transgênicos talvez seja melhor retirar o xilitol da sua dieta, já que por ele ser extraído em geral do milho nada garante que o alimento não seja geneticamente modificado.

DICA DE RECEITA LUZAGO: BOLO DE AMENDOIM COM XILITOL

Ingredientes: 6 ovos, 1 xícara (chá) de xilitol, 2 xícaras (chá) de farinha de amendoim, 1 colher (sopa) de fermente químico.

Modo de preparo: Bata os ovos com o xilitol no liquidificador. Na sequência, adicione a farinha aos poucos. Logo após, o fermento, levando ao forno preaquecido a 180° por 25 minutos. Se for de seu gosto, adicione pasta de amendoim com castanha de caju picada sobre o bolo e leve por mais alguns minutos, até que derreta bem.

DICA DE RECEITA LUZAGO: BOLACHA DE COCO LOW CARB

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de farinha de aveia, 1 colher (sopa) de farinha de coco, 1 ovo, 2 colheres (sopa) de coco ralado fino desidratado, 2 colheres (sopa) de creme de leite zero, 1 colher (sopa) de xilitol e 1 colher (chá) rasa de fermento químico em pó.

Modo de preparo: Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes. Com uma colher, coloque as bolachas no grill ou sanduicheira já aquecida e deixe até que se forme uma “crosta” dourada (aproximadamente 3 minutos). Após esse tempo, vire e deixe dourar também o outro lado.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.