ERVILHA PARTIDA: a pequena notável

3 de setembro de 2021 | Por

Delicada e muitas vezes despercebida em acompanhamentos de pratos, a ervilha partida merece um destaque especial quando falamos em poder nutricional na alimentação para prevenção de doenças. Essa singela bolinha verde que geralmente enfeita saladas e molhos é uma verdadeira “pequena notável”, que oferece diversos benefícios para a saúde.

Parente do feijão, a ervilha é usada como ótima alternativa leguminosa para variar o cardápio, pois, além do grupo familiar, os dois alimentos possuem valores nutricionais bem semelhantes. Contudo, o que poucos sabem é que as “verdinhas” têm ainda mais proteínas e fibras em sua composição. Além disso, ela é encontrada em versões muito mais práticas: em conserva ou congeladas.

Para fazer sopas, caldos com carnes, refogada, com cenoura, no arroz, em forma de purê, na farofa, para fazer hambúrguer vegano, a ervilha seca é muito versátil na culinária e pode ser preparada de várias formas depois de cozida. Rica em nutrientes, um vegetal que tem validade mais longa do que a ervilha fresca, pode ser guardada por mais tempo em casa.

Inteira ou partida, sendo que a mais comum e fácil de encontrar em mercados é a ervilha seca partida, nos dois tipos de ervilha temos os mesmos nutrientes, benefícios e uso. A ervilha seca é a ervilha madura e mais resistente, que precisa de um cozimento maior para poder comê-la.

Rica em vitaminas, fibras, sais minerais, proteínas, substâncias benéficas à saúde, a ervilha é um vegetal que deve fazer parte da dieta humana. Ela pode substituir o feijão nas refeições.

Os nutrientes encontrados na ervilha são Vitaminas A, B, C, E e K, fibras, proteínas, carboidratos, sais minerais como ferro, cálcio, magnésio, cálcio, zinco e potássio. Pouco calórica, a cada 100 gramas de ervilha temos 80 calorias, o que a faz ingredientes de dieta para emagrecer. As substâncias saudáveis encontradas na ervilha seca são flavonoides, óleos essenciais, ômega 3, saponinas, antioxidantes, ácidos fenólicos, niacinas, lecitina.

Principais benefícios da ervilha para a saúde:

– Fibras alimentares: Possui grandes quantidades de fibras solúveis e insolúveis. Enquanto as primeiras ajudam a controlar os níveis de glicemia e colesterol no sangue, as insolúveis auxiliam no funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, essas fibras proporcionam a sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso corporal.

– Desacelera o envelhecimento celular: Também é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento celular precoce e previnem o surgimento do câncer.

– Previne a anemia: Dentre os minerais presentes no grão, encontramos o ferro, já conhecido por aumentar o número de glóbulos vermelhos no sangue.

– Reduz o risco de doenças cardiovasculares: Uma das funções do potássio, encontrados no alimento, é dilatar os vasos sanguíneos, aliviando a hipertensão arterial e evitando outras doenças cardiovasculares.

– Fortalece o sistema imunológico: A ervilha possui zinco, que é importante para a síntese de células imunológicas e para defesa contra vírus, bactérias e fungos.

– Mantém a beleza dos cabelos e unhas: Em sua composição ainda há o enxofre, importante para saúde dos cabelos e unhas pois é matéria prima para a sintetização da queratina e do colágeno, substâncias que embeleza respectivamente os cabelos e as unhas.

– Ajuda na cicatrização da pele: A vitamina E encontrada na composição da ervilha atua na formação de colágeno, como mencionado acima, e assim favorecer a cicatrização da pele, pois ajuda na formação de fibras elásticas.

– Reduz o estresse: Outro componente é a vitamina C, que é eficiente contra o estresse pois melhora o humor estimulando a produção do triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar.

– Melhora a saúde ocular: A ervilha ainda possui vitamina A, que se é necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz. Além disso, é antioxidante e por isso protege os olhos dos radicais livres, evitando a degeneração precoce dos olhos.

DICA DE RECEITA LUZAGO: HAMBÚRGUER DE ERVILHA SECA

Ingredientes: 1 xícara (de chá) de ervilha partida seca,2 dentes de alho picados, 1/2 xícara (de chá) de cebola picada, 1 a 1/2 xícara (de chá) de caldo de legumes, 1/2 xícara (de chá) de salsinha picada, 1 colher (de sopa) de orégano desidratado, 1 pitada de cominho, 1 colher (de sopa) de suco de limão, farinha de trigo integral ou branca, aveia em flocos finos ou farinha de arroz para dar liga (cerca de 1/2 xícara).

Modo de preparo: Em uma vasilha, coloque a ervilha seca, cubra com o triplo de água e deixe de molho por 12 horas. Escorra, lave e reserve.
Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente a ervilha, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos. Adicione o caldo de legumes, misture, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a tampa semi fechada. Deixe cozinhar até a ervilha estar bem macia, porém ainda com o formato dela, não desmanchando. Se necessário, acrescente mais água.
Desligue, corrija o sal, se necessário, e tempere com o que preferir.
Adicione a salsinha, orégano desidratado, limão e uma pitada de cominho. Misture bem e deixe esfriar. Quando a mistura estiver morna, adicione farinha de trigo aos poucos e misture até obter uma massa modelável.
Modele hambúrgueres, coloque sobre papel manteiga e leve ao freezer por uma hora, para ficarem mais firmes na hora de fritar. Espalhe um fio de óleo em uma frigideira antiaderente e frite os hambúrgueres em fogo médio até ficarem levemente dourados nos dois lados. Para virar, espere ficarem bem dourados, para não desmancharem. Sirva com o molho e está pronto!

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.