CHIA (SALVIA): múltiplos benefícios ao organismo

30 de agosto de 2021 | Por

Salvia hispânica L, ou popularmente conhecida como chia, é uma planta originária do México e da Guatemala. A salvia pertence à família Lamiaceae e também é conhecida como sálvia espanholachia mexicana e chia negra. O pé de salvia hispânica dá flores anualmente e possui uma altura de cerca de um metro, podendo crescer em solos argilosos e arenosos bem drenados.

As sementes de chiaestão se tornando cada vez mais populares no regime alimentar moderno de muitos países. Mas seu consumo já existe há 5500 anos, tendo começado a ser consumida no ano de 1.500 antes de Cristo. Tradicionalmente, as sementes de chia foram utilizadas por astecas e maias na preparação de medicamentos populares e alimentos.

Nas sociedades pré-colombianas, as sementes de eram a segunda maior safra depois do feijão. A chia e o óleo de suas sementes eram utilizados nas comunidades astecas como alimentos, cosméticos e artigos religiosos de rituais desde os tempos pré-históricos. A palavra “chia” é derivada da palavra espanhola “chian”, que significa óleo.

Benefícios da Chia Hispânica

Fonte de proteínas

A sementes de chia são verdadeiras fontes de proteínas (cerca de 20%). O teor de proteína é o maior de todos os cereais. A ausência de glúten na chia é uma vantagem para quem sofre de doença celíaca. Além disso, estudos mostraram a presença de nove aminoácidos essenciais na semente de chia em quantidade significativa.

Esse dado faz da semente de Salvia um alimento auxiliar no emagrecimento. Tendo em vista que alimentos ricos em proteínas têm um grande efeito na perda de peso devido à perda de gorduras no corpo. Uma dieta rica em proteínas também ajuda a manter o peso corporal. A ingestão regular de semente de chia pode ajudar os homens e mulheres com excesso de peso a emagrecer.

Fonte de fibras

As fibras contidas em alimentos e especialmente em grãos integrais são biocomponentes importantes. Um grande número de estudos mostrou que o consumo de fibras diminui o risco de doença cardíaca, diabetes mellitus tipo 2 e vários tipos de câncer.

Além disso, o consumo de fibras tem sido associado ao aumento da sensação de saciedade pós-refeição. A semente contém entre 34 e 40 g de fibra dietética a cada 100g, o que equivale a 100% das recomendações diárias para a população adulta. A farinha de salvia desengordurada possui 40% de fibra, sendo que de 5-10% é do tipo solúvel. Este teor de fibras é maior do que o teor de fibras da quinoa, da linhaça e do amaranto.

Fonte de minerais

A quantidade de cálcio, fósforo e potássio presente na chia hispânica é muito maior do que a quantidade presente no trigo, no arroz, na aveia e no milho. A quantidade de ferro presente na salvia é de 2,4 a seis vezes maior do que no espinafre e no fígado.

Efeitos antioxidantes

Radicais livres presentes no corpo humano levam ao dano oxidativo dos órgãos e de compostos bioquímicos. Esse estresse oxidativo causado pelos radicais livres pode resultar em diabetes, arteriosclerose (entupimento das artérias), trombose, inflamação e vários tipos de câncer. A presença de ácido cafeico, ácido clorogênico e quercetina nas sementes da chia as tornam um alimento com grande potencial antioxidante.

Efeitos cardioprotetores

Estudos revelaram que a chia hispânica é uma ótima fonte de ácidos graxos ômega-3, de ferro, de fibra sem glúten, e possui mais cálcio e magnésio do que o leite.

A ingestão de 37 g de sementes de chia diariamente estabilizaram o nível de glicose no sangue em pacientes diabéticos, previnem infeções miocárdicas e acidentes vasculares cerebrais. Estudos mostraram que a chia contribui para a redução do colesterol e da coagulação sanguínea; previne estresse oxidativo e a epilepsia e melhora o sistema imunológico. O consumo de chia na gravidez ajuda no desenvolvimento da retina e do cérebro do feto.

Além disso, o consumo de sementes de chia tem um efeito decrescente sobre os triglicerídeos e aumenta o colesterol HDL benéfico. Outro benefício da semente de chia foi que ela diminuiu muito a gordura visceral e o nível do colesterol LDL (colesterol ruim).

DICA DE RECEITA LUZAGO: CREPIOCA DE CHIA

Rápida, funcional e muito saborosa!!

Ingredientes: 1 ovo, 2 colheres (sopa) de polvilho doce, 1 colher (sobremesa) de sementes de chia.

Modo de preparo: Bata o ovo com o polvilho e acrescentar as sementes. Verter numa frigideira antiaderente e deixe cozinhar. Na sequência, vire e deixe por mais alguns segundos. Recheie de acordo com sua imaginação e paladar!!

DICA DE RECEITA LUZAGO: PÃO DE CHIA SEM GLÚTEN

Ingredientes: 250 gramas de mandioca cozida e amassada, 250 gramas de polvilho doce ou azedo, 1/2 colher de sopa de chia, 1 colher de chá de sal, 75 ml de azeite, 1 colher de chá de açafrão, 1 colher de sopa de orégano, água o quanto baste.

Modo de preparo: Misture os ingredientes secos em uma tigela. Adicione o azeite e misture até virar uma farofinha. Junte a mandioca cozida e comece a trabalhar a massa, incorporando todos os ingredientes. Coloque água aos poucos, somente até que a massa começar a soltar das mãos. Modele as bolinhas e distribua em uma assadeira untada. Leve ao forno preaquecido a 200° até a casca firmar.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.