AMÊNDOA: nutrição, sabor e versatilidade

16 de agosto de 2021 | Por

Embora considerada por muitos uma castanha, a amêndoa se trata, na realidade, de uma semente. E, tal qual, é abundante em nutrientes e óleos essenciais, tornando-se uma grande aliada da sua saúde. Se as sementes são a base para o crescimento de uma planta, imagine o tanto de nutrientes que elas concentram?

Por isso, é muito válido incluir amêndoas no nosso cardápio, o que não é, exatamente, uma tarefa difícil. Mesmo pequeninas, as amêndoas apresentam benefícios que podem ser muito favoráveis ao funcionamento do nosso organismo. Abaixo, algumas das qualidades dessas sementinhas que, além de poderosas, têm um sabor delicioso:

– Ajudam a controlar os níveis de colesterol: Ricas em “gorduras do bem”, as amêndoas têm o poder de auxiliar no aumento do HDL (o chamado “bom colesterol”), o que permite que o organismo elimine o LDL (o “mau colesterol”)

– São aliadas no controle da diabetes: O consumo de amêndoas (e especialmente do óleo) pode ajudar a elevação da glicose e da insulina após as refeições, o que protege o diabético dos perigosos picos de açúcar no sangue. Isso acontece porque elas ajudam a regular a absorção da glicose, fazendo este processo mais lento e, consequentemente, mais seguro.

– Ajudam a fortalecer ossos, dentes, unhas e cabelos: Dentre o apanhado de vitaminas e minerais essenciais abundantes nas amêndoas, o fósforo tem destaque especial. E ele, assim como o cálcio, é excelente para o fortalecimento de ossos, dentes, unhas e cabelos. Ajuda, inclusive, a combater doenças como a osteoporose.

– Fortalecem o sistema imunológico: Se você está buscando fortalecer seu organismo para evitar doenças, incluir amêndoas no seu cardápio é uma boa opção! Elas são abundantes em vitamina E, que, ao combater os radicais livres, ajuda a manter seu organismo fortalecido e menos suscetível a doenças.

– Pura energia diária: A grande presença de manganês, cobre e riboflavina nas amêndoas ajuda a dar mais energia e a acelerar o metabolismo, além de te deixar mais satisfeito por mais tempo do que consumindo alguma bebida ou alimento ricos com açúcares, o que te deixa com fome mais rápido.

– Melhoram o sistema digestivo: Por serem ricas em fibras, as amêndoas auxiliam na digestão e ajudam a prevenir a constipação, quando consumidas acompanhadas de uma quantidade adequada de líquido.

FORMAS DE CONSUMO

Além da semente in natura ou torrada, você pode encontrar as amêndoas processadas como óleo, leite, manteiga, farinha, e como ingrediente de granolas, bolos, biscoitos.

Amêndoas in natura: Muito versáteis, as amêndoas in natura caem bem com pratos doces, salgados, quentes e frios. Embora sejam um lanche prático ao serem consumidas purinhas, elas também podem compor o seu cardápio de diversas outras formas: combinadas com outras sementes e castanhas, como ingredientes de vitaminas, sobre panquecas, bolos, iogurtes…

Óleo de amêndoas: Geralmente feito de uma espécie de amêndoa diferente das que costumamos comer, o óleo de amêndoas é muito mais conhecido no Brasil como cosmético, mas também pode ser encontrado na versão culinária.

Suave e saboroso, ele não só concentra praticamente todos os benefícios da semente consumida in natura, como também potencializa alguns dos seus efeitos benéficos, tais como o controle do colesterol e o combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento e até mesmo doenças como o câncer.

Independente de como você escolha consumir o óleo – seja como cosmético ou na cozinha -, ele é um excelente aliado da sua saúde.

Manteiga de amêndoas: Saborosa e densa em nutrientes, a manteiga de amêndoas (ou pasta de amêndoas) não é um ingrediente muito popular no Brasil, mas que vale a pena experimentar! Seja cobrindo pães ou biscoitos, seja acompanhando frutas, na composição de bolos ou doces em versões mais saudáveis, ela concentra muitos benefícios à saúde, além de muito sabor. Pode ser encontrada em casas de produtos naturais, mas também pode ser feita em casa, a partir do processamento das sementes. Você encontra facilmente uma série de receitas na internet.

Leite de amêndoas: Além de saboroso, o leite de amêndoas é muito mais nutritivo do que o leite de vaca. De sabor suave e textura agradável, ele pode ser bebido puro ou substituir o leite tradicional em achocolatados, vitaminas, receitas ou acompanhando o café.

Embora seja encontrado em muitos supermercados, é facilmente preparado em casa e pode, ainda, ser combinado com outros leites vegetais a fim de diversificar o sabor e ampliar ainda mais a gama de nutrientes. Para adoçá-lo um pouco mais, experimente incluir algumas passas brancas no preparo.

 

DICA DE RECEITA LUZAGO: BOLO INTEGRAL COM MAÇÃS E AMÊNDOAS

Para o café da tarde, harmonizando perfeitamente com a chuvinha fina que cai lá fora…

Ingredientes: 3 colheres (sopa) óleo de girassol, 2 colheres (sopa) óleo de coco, 1 xícara (chá) de açúcar mascavo, 3 ovos, 1 maçã verde grande descascada e cortada em cubos, 1/2 xícara de aveia fina em flocos, 1/2 xícara (chá) de amêndoas laminadas, 1/2 xícara (chá) de uva passa (preta ou branca, de acordo com seu paladar), 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral, 1 colher (café) de canela em pó, 1 colher (chá) de sementes de papoula, 1 pitada de sal e 1 colher (sopa) de fermente em pó.

Modo de preparo: Misture tudo até obter uma massa homogênea. Transfira para uma assadeira untada (fica melhor na forma de bolo inglês) e asse em forno pré-aquecido 200ºC por 25 minutos.

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.