TEMPEROS ESSENCIAIS: harmonize suas receitas com estilo

19 de julho de 2021 | Por

Com a indústria alimentícia sempre avançando o consumidor sempre conta com opções diferenciadas para o preparo dos alimentos na cozinha principalmente no que se refere aos condimentos. Utilizar condimentos naturais é uma preferência das pessoas mas quem preza pela praticidade pode encontrar outras versões no supermercado que são saudáveis igualmente. Os temperos desidratados são uma ótima opção e fazem combinações incríveis. Confira, neste primeiro artigo, três dos mais utilizados no mercado.

Vinagrete desidratado:

O vinagrete desidratado pode ser uma excelente opção para acompanhar inúmeros pratos salgados, sendo necessário apenas a hidratação (em água) e condimentado com azeite e/ou vinagre à sua escolha. Não é necessária adição de temperos. O vinagrete desidratado é bastante versátil e feito à partir de produtos naturais secos.

Como usar:

O vinagrete desidratado pode ser utilizado como tempero no preparo de diversos alimentos. Um dos seus usos mais comuns é para temperar saladas em geral. Você pode substituir o vinagre pelo vinagrete em flocos por exemplo e finalizar com limão ou limão siciliano na salada. Outra opção é misturar o vinagrete em flocos com azeite e fazer uma espécie de tempero pronto para colocar nas saladas.

Outra opção para o vinagrete desidratado é a utilização para temperar variados tipos de carnes, para dar um sabor diferenciado. É possível ousar, utilizando o vinagrete para realçar o sabor de qualquer receita que você fizer. Seja criativo ao usar o vinagrete desidratado, para conseguir sabores diferenciados nos preparos que você fizer.

Benefícios:

O principal benefício que o vinagrete pode oferecer é a versatilidade na cozinha. Com ele você consegue sabores diferenciados e únicos para você e toda família. Além disso os ingredientes que vão no vinagrete são naturais e desidratados, logo você utilizará um tempero bastante saudável nas receitas do dia a dia. Com ele, você consegue inovar nas suas receitas!

Chimichurri:

Com o crescimento das churrascarias no modelo argentino em todo o Brasil termos e temperos foram inseridos a culinária nacional. A palavra com sonoridade diferente só que nem por isso desconhecida é a que nomeia o molho feito com ervas que pode ser adicionado em todo churrasco argentino de qualidade.

Este é o chimichurri, achado na maioria das churrascarias nacional. Com origem controversa é provável que o termo conte com raízes bascas e signifique mistura. A definição perfeita para este tempero. O chimichurri não deve ser misturado com azeite de oliva óleos neutros como por exemplo o de girassol. Mas esse elemento se encaixa muito bem como molho. Caso a receita escolhida seja devorada em até 48 horas é possível colocar itens frescos.

Mas se a intenção é guardar por mais de dois dias o ideal é utilizar ingredientes desidratados. Em todo caso você deve fazer o molho com antecedência. Outra dica é com relação ao uso de água na temperatura morna para reidratar os elementos visando aumentar os gostos. Se reduzir a dose de óleo o molho se torna mais leve se restringir a quantia de vinagre mais suave.

Como usar:

De maneira geral o chimichurri é utilizado para dar o tempero certo para a carne seja antes de colocar para assar ou marinar. Além disso o condimento também serve para umedecer a carne durante e após a sua preparação. Outro ponto interessante é que este tempero se mistura muito bem com inúmeros itens. Comumente é feito com outros condimentos como por exemplo a salsinha a cebola o coentro o tomilho o orégano a pimenta vermelha o pimentão o louro a pimenta preta o azeite o vinagre o salsão e até a mostarda. Mas fica a dica: ao fazer uma receita com alguns dos elementos desta lista, o gosto fica bem forte.

Benefícios:

O chimichurri é muito versátil e pode ser achado facilmente em todo o Brasil sendo muito usado nas churrascarias. Esse tempero pode ser empregado para conceder um gosto especial às carnes sobretudo as carnes vermelhas. Justamente por essa característica o tempero faz tanto sucesso com as carnes. Mas ele também se encaixa muito bem com as saladas e as carnes apenas grelhadas. No entanto, há quem prefira colocar este tempero em outras receitas, como por exemplo cuscuz, moqueca e até no feijão.

Rico em vitaminas B2 e, ferro, sais minerais entre outros também age como antioxidante que protege pele dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células, reforça o sistema imunológico prevenindo doenças virais, melhora a digestão combatendo aquele inchaço abdominal causado pela constipação, previne doenças cardiovasculares, reduz de forma significativa as taxas de colesterol. Tem ação termogênica que aumenta a temperatura do seu corpo facilitando na queima do tecido adiposo, o que também ajuda no processo de emagrecimento.

Tempero Baiano:

O tempero baiano é uma mistura de condimentos que recebeu esse nome por ser muito usada na Bahia. E aos poucos, ganhando outras cozinhas do nordeste, que têm uma culinária similar (com temperos fortes e picantes). Consiste numa mistura de diversas especiarias, incluindo cominho, pimenta do reino, coentro, pimenta vermelha, orégano, alho, pimenta jamaica e cúrcuma. Possui sabor e aroma intensos, devido à combinação de especiarias bastante aromáticas.

Combina perfeitamente com ensopados, caldos, aves, peixes e carnes vermelhas. Muito utilizado principalmente na culinária nordestina, é bastante consumido junto à acarajés e moquecas. Devido as propriedades de alto valor nutricional das especiarias que pertencem ao tempero baiano, o condimento pode ser um excelente antioxidante, fonte de ferro, fibra alimentar e minerais!

Benefícios:

O tempero baiano e uma mistura de especiarias (pimenta vermelha, coentro em pó, açafrão, pimenta do reino, orégano e cominho) que trazem o sabor forte da Bahia de forma prática e versátil. Além de oferecer um sabor especial para suas receitas, ajuda a reduzir o sal de adição. Todas as misturas desses condimentos possuem propriedades protetoras desde antioxidantes, antinflamatorios, até fonte de vitamina C e vitaminas do complexo B. Ajudando a controlar a pressão arterial, a diminuir dores em doenças inflamatórias e autoimunes e muitos outros benefícios. Esse condimento e geralmente utilizado em peixes, aves, carne ensopada, caldos e sopas.

E a dica base para todos: os temperos servem para realçar, saborizar, e temperar, mas sutilmente. Sempre em segundo plano. Afinal, uma carne tem que ter gosto de carne!

DICA DE RECEITA LUZAGO: CARNE ASSADA AO CHIMICHURRI

Ingredientes (para a carne): 1 a 1/2 kg de contrafilé inteiro, 2 cebolas, 4 dentes de alho, 3 colheres de café de chimichurri com pimenta desidratado, 1 colher de sopa de sal, pimenta-do-reino moída a gosto.

Ingredientes (para as batatas): 6 batatas médias descascadas e cortadas ao meio, no sentido do comprimento, orégano, manjericão desidratado, sal e azeite a gosto.

Modo de preparo (carne e batatas): Em um processador, bata as cebolas, os dentes de alho e o sal até virar uma pasta (se necessário coloque um fio de óleo). Reserve em um pote e misture com o chimichurri picante, pimenta-do-reino e reserve. Sobre uma tábua, corte o contra filé em fatias até 2/3 de profundidade (de 8 a 10 dependendo do tamanho da peça) sem separar as fatias. Coloque a carne em um recipiente e tempere a carne por entre as fatias o por fora. De preferência, deixe a carne temperada na geladeira pelo menos 2 horas para pegar sabor.

Descasque e corte as batatas e coloque em um recipiente. Depois, coloque o orégano, o manjericão e o sal e misture bem. Regue com azeite e misture novamente. Pré-aqueça o forno em temperatura média (250ºC) por 10 minutos. Coloque a carne em uma assadeira grande e as batatas em volta. Cubra a assadeira com papel alumínio. Leve ao forno por 1 hora. Retire o papel alumínio e deixe mais 10 minutos para a carne assar um pouco mais.

 

 

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.