PIPOCA: saudável e saborosa em qualquer momento

9 de julho de 2021 | Por

Se vamos falar de pipoca, o primeiro passo é entender o que de fato que é, certo? Pode parecer óbvio mas ela é muito mais do que um floquinho branco, macio e delicioso. Antes de qualquer coisa: pipoca é um alimento integral, produzido através do aquecimento do grão de milho de pipoca.

Geralmente associada a filmes e cinema, a pipoca hoje pode ser facilmente encontrada em qualquer lugar do mundo. Vendida em carrinhos ou feita dentro de casa mesmo, sua popularidade é devida ao fato de ser considerado um alimento extremamente saudável, fácil de fazer e muito saboroso.

Existem centenas de espécies diferentes de milho espalhadas pelo mundo. O milho plantado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas geralmente menores que as do milho comum. O próprio milho de pipoca pode ser encontrado na natureza com dezenas de variações. Todos eles originados de um capim selvagem cujo nome científico é Zea Mays Everta.

Por que a pipoca estoura?

Tudo ocorre por causa da água! Assim como qualquer outro grão ou semente, o milho de pipoca contém água em seu interior. Geralmente 14% do peso do milho de pipoca é devido à quantidade de água no milho.

Quando aquecida, a água no interior do milho de pipoca vira vapor. Como a sua casca é dura e resistente, este vapor fica retido no interior do endosperma, amolecendo o amido presente. Quanto mais quente fica, maior a pressão interna! Até o momento em que a casca não resiste mais e se rompe. Expulsando o vapor e o amido gelatinoso para fora.

Hoje em dia, o Brasil é o segundo maior consumidor do mundo, perdendo apenas para o EUA, que consome mais de 1 bilhão de kg de milho de pipoca por ano. Será que consumir tanta pipoca assim faz bem? Por incrível que pareça, ela é um dos alimentos mais saudáveis que existe.

É difícil acreditar que um petisco tão gostoso pode ser saudável! Mas é verdade. Além de não engordar, a pipoca apresenta diversos benefícios pra sua saúde. Listamos alguns deles a seguir:

  1. Ajuda no combate doenças cardíacas por ser fonte significativa de antioxidantes.
  2. Ajuda na prevenção do câncer.
  3. É divertido de fazer e de comer.
  4. Melhora o sistema digestivo e intestinal.
  5. Auxilia no controle do diabetes.
  6. Atua na perda de peso por ser rica em fibras e pobre em calorias.
  7. É um alimento sociável: ideal para dividir com amigos e com a família.
  8. Combate efeitos da idade porque combate os radicais livres.
  9. Atua como fonte de energia e na prevenção de doenças.

É um alimento integral, com quantidade de fibras, carboidratos de alta qualidade e baixa caloria. Isso significa que comer pipoca dá a sensação de saciedade por mais tempo, principalmente comparada a outros petiscos e alimentos que consumimos com esta finalidade. Feita sem óleo, no microondas ou na pipoqueira elétrica, contém apenas 30 calorias por porção. Se feita com óleo, este valor passa para 35 calorias e com manteiga de 80 a 90 calorias pela mesma porção.

DICA DE RECEITA LUZAGO: PIPOCA COM AZEITE E SAL ROSA DO HIMALAIA

Ingredientes: 3/4 xícara de milho de pipoca, uma colher de azeite, sal rosa do Himalaia, fermento químico em pó.

Modo de preparo: Coloque uma pequena camada de azeite cobrindo o fundo da panela e adicione uns 5 milhos de pipoca no meio da panela e 3 no canto. Ligue o fogo e espere por, pelo menos, 5 dos milhos estourarem. Adicione rapidamente o restante do milho e misture devagar. O segredo é continuar balançando até que tudo tenha estourado. Quando o intervalo entre os estouros for de aproximadamente 3 segundos, é hora de tirar a panela do fogo e colocar rapidamente em uma bacia. Pronto! Agora é só colocar o sal rosa e colocar uma pitada fermento nutricional para adicionar aquele toque especial.

DICA DE RECEITA LUZAGO: PIPOCA DOCE CARAMELIZADA

O melhor acompanhamento para curtir as Olímpiadas do Japão, no conforto do seu lar!!

Ingredientes: 120 g de manteiga sem sal, 1 xícara (chá) de açúcar demeraral,1 pitada de sal, 1 colher (café) de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo: Em uma panela, derreta a manteiga no fogo baixo, adicione o açúcar e misture até que fique homogêneo. Aumente o fogo para médio e deixe essa mistura ferver mexendo sempre por certa de 4 minutos. Remova do fogo, adicione o sal e o bicarbonato de sódio (a mistura irá borbulhar muito, por isso mexa vigorosamente, até homogeneizar e ficar brilhante). Despeje o caramelo sobre a pipoca enquanto mistura. Misture até cobrir toda a pipoca e separe em duas assadeiras com papel-manteiga ou. Asse-as em forno preaquecido a 120oC por aproximadamente 1 hora para que elas fiquem perfeitamente crocantes por mais tempo. Mexa de 15 em 15 minutos.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.