FESTAS JUNINAS (PARTE 5): criatividade em tempos de pandemia

28 de junho de 2021 | Por

O Brasil tem uma forte tradição em festas juninas. Elas fazem parte do folclore brasileiro e são muito características devido aos aspectos de culinária, danças, brincadeiras e simpatias.

Mas, assim como a pandemia de Covid-19 provocou mudanças na economia, na rotina escolar, nas empresas e nos relacionamentos, ela também interferiu nas comemorações juninas. Quem curte reunir amigos, comemorar datas festivas, também precisou de se adaptar à nova realidade imposta pela necessidade do isolamento.

Por isto, quem não resiste a uma animada festa junina regada por comidas típicas, brincadeiras que valem prendas e uma dança com o parceiro perfeito, está usando a criatividade neste momento.

Para não deixar o mês de junho passar em branco, tem família se reinventando na pandemia e festejando em casa, com segurança e sem aglomeração. Investindo na decoração, caprichando no cardápio, vestindo familiares a caráter e curtindo a festa junina em suas moradias. Nas mídias sociais, como Facebook e Instagram, sempre há pessoas compartilhando novas ideias e momentos, inspirando tantas outras em sua própria criatividade.

Em lojas ou sites específicos, é possível compra e encomendar adereços ou produtos para confeccionar um cenário junino: bandeirinhas, palha, luzes, chapéus e as vestimentas tradicionais. Some-se a tudo isso uma trilha sonora bem típica, é possível reproduzir boa parte da magia da festa junina durante a pandemia.

Na cozinha, os pratos típicos também se fazem presente: pipoca, cachorro quente, bolo, arroz doce e quentão. Mas, tudo vale a pena neste tempo de pandemia; afinal, passando muito tempo com a família reunida em casa, é preciso criar bons momentos.

Já que as famílias se reinventam nesta época festiva para o mês de junho não passar sem a festa típica, o mesmo acontece também com empreendedores do ramo alimentício.

Para quem quer fazer um “arraiá” em casa, o mercado oferece boas opções para ajudar na organização deste mini evento. Alguns comerciantes preparam uma espécie de ‘ceia junina’ – que serve até 4 pessoas, com itens como pamonha, pão de queijo, torta caipira de frango, caldo de feijão e chocolate quente quentão e vinho quente.

A forma de preparo, os cuidados com a decoração e a maneira tradicional de se elaborar sempre encantam o consumidor e mantém vivo o espírito. Vale sempre enaltecer a criatividade do brasileiro, que em tempos de pandemia, não deixou a tradição morrer. Se até festa julina temos, quem pode com a criatividade do brasileiro? Daqui um tempo não muito distante, não duvide de uma ‘festa agostinha’ !!

DICA DE RECEITA LUZAGO: TORTA DE PRESUNTO E QUEIJO

Ingredientes (massa): 13 colheres de sopa farinha de trigo, 3 ovos, 3 colheres de sopa queijo ralado, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1/2 xícara de óleo, 1 ou 1/2 xícara de leite, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Ingredientes (recheio): 400g de queijo mussarela, 400g de presunto, 2 tomates picadinhos e sem pele, 1 cebola picada, orégano à gosto.

Modo de preparo: Bata todos ingredientes da massa no liquidificador e por último, misture o fermento. Passe a massa em uma vasilha e adicione os ingredientes do recheio: o queijo, o presunto, o orégano, sal e pimenta a gosto. Misture até que fique homogêneo. Unte uma forma retangular e despeje a massa, espalhando bem. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C e asse por 40 minutos.

DICA DE RECEITA LUZAGO: TRADICIONAL PAÇOCA DE AMENDOIM

Ingredientes: 500 gramas de amendoim torrado e moído, 1 lata de leite condensado e 1 pacote de bolacha maizena.

Modo de preparo: Bata a bolacha maizena no liquidificador, até que fique bem triturada. Coloque os demais ingredientes em uma bacia e amasse, até que fique uma massa dura e homogênea. Unte uma forma com manteiga e então coloque a massa, apertando e deixando tudo por igual. Deixe descansar por 10 minutos e a seguir, corte em pequenos pedaços. Delícia!!

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.