FESTAS JUNINAS (PARTE 2): um menu de delícias

7 de junho de 2021 | Por

PRINCIPAIS ALIMENTOS DAS FESTAS JUNINAS

Sem dúvidas, as festas juninas são formadas por muitos elementos, e a comida é um dos principais, claro.

As festas juninas são marcadas por música caipira, brincadeiras, fogueira e, é claro, muita comilança. Além de deliciosas, as comidas típicas de festa junina são fáceis de fazer.

A lista de comidas das festas juninas é gigantesca. Em geral, os quitutes apostam em sabores caipiras e valorizam ingredientes como milho-verde, amendoim, coco e mandioca. Tem gente que prefere apostar em um menu mais tradicional, com milho cozido, bolo de fubá, pipoca, canjica, arroz doce, entre outras delícias típicas. Mas há também quem busca sair do óbvio com quitutes diferentes: o cupcake de milho verde e brigadeiro de quentão, por exemplo.

A seguir, confira os ingredientes mais importantes para os tradicionais pratos juninos:

MILHO: O milho é um ingrediente tão delicioso quanto coringa. É praticamente impossível pensar em algum prato de festa junina que não leve o alimento em sua receita. A partir do milho, podemos fazer pamonha, pipoca, mugunzá, canjica, milho cozido, bolo de fubá, bolo de milho, polenta, curau, cuscuz, suco e até uma cachacinha.

COCO: Com o coco, é possível fazer cocadas, tapioca, maria-mole e os famosos quindins.

AMENDOIM: Puro, torrado, doce ou salgado, o amendoim nunca deve faltar em uma típica festa junina. Ele serve ainda para decorar os pratos ou como base para a confecção de paçoca e pé de moleque.

MANDIOCA OU MACAXEIRA: Quem nunca comeu um bolinho de mandioca no arraial? O alimento também serve produzir tapioca.

PINHÃO: A semente de araucária, típica da Região Sul, serve tanto para pratos doces quanto salgados. O pinhão pode ser consumido em receitas como arroz com pinhão ou puro.

 

DICA DE RECEITA LUZAGO: PAMONHA RECHEADA

A pamonha se destaca como um dos pratos mais famosos da festa junina. O seu principal ingrediente é o milho.

Ingredientes: 8 espigas de milho, ½ linguiça calabresa (picada e frita), 2 colheres (sopa) de manteiga, 3 fatias grossas de queijo minas em cubo, sal refinado, pimenta do reino em pó e salsinha desidratada.

Modo de preparo: Remova as palhas do milho e coloque-as na água fervente. Pegue a espiga e rale, até remover todos os grãos. Em seguida, bata o milho no liquidificador e transfira a massa para uma tigela. Acrescente a manteiga derretida, a linguiça picada, o queijo e os temperos. Dobre a palha até formar uma espécie de copinho. Depois, adicione a massa de milho. Amarre cada pamonha com barbante e cozinhe na água por 30 minutos.

DICA DE RECEITA LUZAGO: DOCE DE ABÓBORA COM COCO

Nem só de milho e de amendoim se faz uma festa junina. O doce de abóbora com coco também é sucesso absoluto nas barraquinhas. Veja só como é simples fazer essa delícia:

Ingredientes: 1 kg de abóbora (moranga), 1 unidade de coco ralado, 750g de açúcar, canela em rama e cravo-da-índia a gosto.

Modo de preparo: Descasque a abóbora e rale-a grosseiramente. Coloque-a numa panela, junto com açúcar, cravo e canela. Deixe cozinhar em fogo baixo por 45 minutos. Na sequência, adicione o coco ralado. Deixe apurar por mais 10 minutos.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.