COLORAU: muito mais do que tempero

28 de maio de 2021 | Por

colorau, um popular condimento alimentar, é o pó do urucum, também chamado de colorífico e falso açafrão, especialmente devido à sua forte cor vermelha. Ele é feito a partir da trituração das sementes do urucuzeiro – árvore típica das regiões tropicais da América do Sul.
Por conta do seu sabor suave, ele é um tempero muito fácil de usar. Além disso, é um corante natural, excelente substituição para os corantes artificiais.
Além de cor aos alimentos e a diversas receitas, o colorau possui propriedades excelentes: flavonoides, carotenoides, vitamina E, A e demais substâncias benéficas para a saúde.
Confira, na sequência, alguns dos principais benefícios no uso do colorau:
Fortalece a imunidade: Por ser naturalmente anti-inflamatório e repleto de antioxidantes em sua composição, o colorau fortalece a imunidade. Sendo assim, ajuda prevenindo doenças e facilitando o tratamento de muitas outras, ao aliviar o processo inflamatório no organismo.
Protege a saúde dos olhos: Abundante em vitamina A, o colorau é excelente para a proteção da retina, especialmente contra doenças causadas pelo estresse oxidativo, ou seja, pela ação de radicais livres.
Previne doenças cardiovasculares: O condimento protege também o coração, visto que ajuda a controlar melhor o nível de colesterol no corpo. Além disso, promove a elevação do nível de HDL, chamado de colesterol bom.
Faz bem para a pele: O tom vermelho vem da presença de compostos carotenoides na semente. Esses ativos são antioxidantes e protegem a pele dos danos causados pela radiação solar, além de prevenir o envelhecimento precoce.
Mantém a saúde do cérebro: O colorau é rico em anti-inflamatórios e antioxidantes como os carotenóides e tocotrienóis que previnem os danos nas células causados pelos radicais livres, mantendo o cérebro saudável e ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer, por exemplo.
Melhora o sistema digestivo: Por ser rico em fibras, as folhas e as sementes do urucum ajudam a melhorar o funcionamento do sistema digestivo, contribuindo para uma boa digestão e para melhorar a absorção de nutrientes pelo intestino.
Combate o envelhecimento da pele: O colorau é rico em carotenóides, terpenóides, flavonoides e tocotrienóis que têm forte ação antioxidante e que, por isso, ajudam a prevenir e combater o envelhecimento da pele e o surgimento de linhas de expressão, por combater os radicais livres que provocam danos nas células.
Como usar o colorau
Sendo o colorau um produto totalmente natural, sua versatilidade de uso na cozinha e receitas é muito ampla: desde sopas e caldos, legumes com vegetais, no tempero de carnes, com molhos, saladas e até mesmo, no preparo de doces e sobremesas.
Contra indicações
Por fim, ainda não foram estabelecidos valores de recomendação para o consumo do urucum, então, deve haver moderação em sua ingestão. Principalmente, gestantes, amamentantes, diabéticos e pessoas que sofrem da Síndrome do Intestino Irritável (SII).
DICA DE RECEITA LUZAGO: RISOTO CAIPIRA
Ingredientes: 400g peito de frango em cubos (temperados com Tempero Caipira Luzago), 1/2 cebola picada, 1 cenoura picada em cubos, 1/2 xícara de ervilhas frescas, 1 colher (sopa) de colorau, 1,5L de caldo de legumes, 1 xícara de arroz arbóreo. (Medidas para até 4 porções)
Modo de preparo: Refogue a cebola (eu uso 1 colher de manteiga e 2 de azeite) e acrescente a carne. Mexa até dourar. Junte a cenoura, a ervilha e o colorau. Acrescente o arroz e misture bem. Junte 1 concha do caldo e em fogo baixo vá mexendo até os líquidos quase secarem. Repita esta operação até o arroz ficar completamente cozido. Acerte o sal se necessário e polvilhe pimenta do reino. Na hora de servir polvilhe um bom parmesão ralado na hora.

 

 

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.