fbpx

PIPOCA: um estouro de sabor e saúde

10 de maio de 2021 | Por

Popular no mundo inteiro, a pipoca esconde muitos benefícios para a saúde. Além de ser um potente cereal integral, o grão estourado tem altas concentrações de polifenóis, propriedades eficientes no combate ao envelhecimento. Porém, para não prejudicar a boa forma, é preciso ficar longe dos vilões, como a manteiga, o óleo e os corantes.

A quantidade de antioxidantes presentes na pipoca supera até mesmo o milho verde, que apresenta 114mg de polifenóis por porção. Enquanto isso, o grão estourado tem até 300mg da propriedade antioxidante, responsável por aliviar o envelhecimento do corpo. De acordo com nutricionistas estadunidenses, uma porção de pipoca fornece 13% da taxa diária de polifenóis recomendada para um adulto.

E não para por aí: um estudo elaborado nos EUA afirma que uma porção de pipoca oferece mais de 70% da recomendação diária de cereais integrais. Fácil de encontrar, o grão é um dos poucos cereais totalmente integrais e sem nenhum tipo de processamento industrial disponível no mercado, mais nutritivo que os cereais de caixa, barrinhas e até mesmo a granola.

A pipoca pode até ser um lanche sustentável, mas é preciso tomar cuidado. Para manter o corpo sempre saudável e em boa forma, é melhor não comprar o grão estourado nos cinemas e nas ruas, e evitar a pipoca cheia de manteiga, caramelo, corantes e temperos.

Em casa, é preciso abrir mão dos saquinhos para micro-ondas, que têm mais de 40% de gordura. O grão estourado na pipoqueira é um dos modos mais saudáveis; veja como preparar o cereal sem utilizar óleo de cozinha:

Ingredientes: ½ xícara (chá) de milho para pipoca, ¼ xícara (chá) de água e sal à gosto.

Modo de fazer: Em um refratário próprio para micro-ondas, coloque o milho para pipoca, água, sal e mexa com uma colher. Cubra o refratário com papel filme e coloque no micro-ondas. Ligue o aparelho em alta potência por dez minutos, e depois retire o refratário do micro-ondas. Jogue fora o papel filme e sirva a pipoca salgada.

Confira alguns dos seus principais benefícios:

  1. É mais saudável que outros aperitivos: Em comparação com os salgadinhos de pacote e os petiscos fritos, a pipoca é uma opção muito mais saudável de aperitivo – principalmente se for preparada ao natural, sem adição de manteiga, óleo ou sal em excesso. Quando estourada somente com o calor, uma porção de uma xícara de pipoca tem apenas 31 calorias e oferece um teor muito maior de fibras, vitaminas e antioxidantes que outras guloseimas.
  2. Colabora com o bom funcionamento do sistema digestivo: Assim, por conservar seu revestimento, a pipoca é rica em fibras que despertam a liberação dos sucos gástricos quando os alimentos chegam ao estômago, estimulam os movimentos peristálticos (intestinais) e aumentam o volume do bolo fecal, o que contribui para o processo de digestão e evita problemas como a prisão de ventre.
  3. Controla a absorção do açúcar e é boa para quem tem diabetes: Outro benefício das fibras da pipoca é o controle da absorção do açúcar pelo sistema digestivo, retardando sua liberação para o sangue. Isso acontece porque elas formam um gel que diminui a velocidade com que os carboidratos são metabolizados.
  4. Auxilia no controle do colesterol e protege o sistema cardiovascular: A pipoca ajuda a manter o equilíbrio entre as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) de várias formas. A primeira delas é pela presença das fibras, que reduz a absorção da gordura proveniente da alimentação. Além disso, ela contém niacina, ou vitamina B3, que contribui para o metabolismo das gorduras e favorece o colesterol bom. Por fim, os antioxidantes, como seu próprio nome indica, ajudam a evitar a oxidação do colesterol nos vasos sanguíneos, reduzindo a chance da formação de placas de gordura.
5. Combate o envelhecimento cutâneo: Os radicais livres são moléculas instáveis que se ligam às nossas células e causam uma série de efeitos prejudiciais. Um deles é o chamado estresse oxidativo, que resulta na destruição do colágeno – a proteína que confere sustentação à pele. Em consequência, o tecido cutâneo perde a sua firmeza e começa a apresentar rugas e flacidez. Uma das formas de retardar esse efeito é consumindo alimentos ricos em antioxidantes, como é o caso da pipoca, que contém um grupo específico dessas substâncias chamado polifenóis.

6. Protege contra doenças degenerativas e câncer: Além de combater o envelhecimento cutâneo, a pipoca ajuda a prevenir doenças e condições que costumam surgir ou se agravar com o avanço da idade – e esse benefício também é proveniente do teor de antioxidantes presente nesse alimento, junto com suas fibras.

7. Combate ao estresse e melhora o humor: A vitamina B1, ou tiamina, por exemplo, combate os efeitos do estresse crônico no organismo ao fortalecer a imunidade e manter a saúde dos cabelos e das unhas. Já a vitamina B6 é precursora da serotonina, uma substância química que atua no cérebro e está relacionada à sensação de relaxamento e bem-estar. Assim, a pipoca também ajuda a controlar a irritação e a ansiedade, melhorando o humor.

DICA DE RECEITA LUZAGO: PIPOCA DE LIMÃO COM ALECRIM

Ingredientes:3 colheres de sopa de óleo, 1/3 de xícara de milho para pipoca, 3 colheres de sopa de manteiga, 1/2 colher de chá de raspas de limão, 1 colher de sopa de suco de limão, raminhos de alecrim fresco, pimenta do reino em pó e sal a gosto.

Modo de Preparo: Estoure a pipoca como de costume e coloque em uma assadeira. Pré-aqueça o forno a 140 graus. Em uma panelinha, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione as raspas e o suco de limão, o alecrim, o sal e a pimenta do reino. Cozinhe por 3 ou 4 minutos e despeje sobre a pipoca. Mexa delicadamente e leve ao forno por 20 minutos. Misture uma vez durante esse tempo.

 

 

 

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.