TÂMARA: recheada de nutrientes e sabor

16 de abril de 2021 | Por

A tâmara é um fruto da tamareira, uma palmeira originária do norte da África. As tâmaras são avermelhadas, doces e possuem muita fibra em sua composição.

A tâmara é uma fruta obtida a partir da tamareira, que pode ser comprada no supermercado em sua forma desidratada e pode ser usada para substituir o açúcar nas receitas, para a preparação de bolos e biscoitos, por exemplo.

Além disso, é uma fruta repleta de minerais: ferro, potássio, zinco, fósforo, manganês, cálcio e vitaminas, tais como; ácido fólico, vitamina K, vitamina A, riboflavina, niacina e tiamina.

As tâmaras secas têm mais calorias do que tâmaras frescas, pois remover a água da fruta torna os nutrientes mais concentrados. Por isso, é importante moderar o consumo e não exceder 3 tâmaras por dia, principalmente pessoas diabéticas que querem perder peso.

Confira seus principais benefícios e recomendações:

  • A tâmara contribui para o bom funcionamento do intestino, por ser rico em fibras, ajudando a combater a prisão de ventre;
  • Ajuda a regular o açúcar no sangue, devido ao seu teor em fibras, que previne picos muito altos de glicose no sangue. A tâmara desidratada pode ser consumida moderadamente por diabéticos, pois possui um índice glicêmico médio, ou seja, aumenta moderadamente o açúcar no sangue;
  • Fornece energia para o treino, devido ao seu conteúdo de carboidratos;
  • Promove o desenvolvimento muscular, por ser rico em potássio e magnésio, que são minerais essenciais para a contração muscular;
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças, pois é rico em zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes, que ajudam a aumentar as defesas do corpo;
  • Ajuda a prevenir a anemia, devido ao ferro;
  • Ajuda a relaxar e reduzir a tensão, pois é rico em magnésio;
  • Contribui para a diminuição do risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, e ajuda a melhorar a memória e a capacidade cognitiva, graças aos flavonoides e ao zinco;
  • Contribui para uma visão saudável, por conter vitamina A, evitando o risco de sofrer doenças oculares, como degeneração macular, por exemplo;

Além disso, os carotenoides, flavonoides e ácido fenólico, ajudam a promover a saúde do coração e diminuem o risco de desenvolver certos tipos de câncer, porque ajudam a reduzir a inflamação no corpo.

Alguns estudos científicos também indicam que o consumo de tâmaras durante as últimas semanas de gravidez pode ajudar a diminuir o tempo de trabalho de parto e reduzir a necessidade de usar ocitocina para acelerar o processo. Ainda não se sabe exatamente por que mecanismo isto acontece, porém, o recomendado é o consumo de 4 tâmaras por dia, a partir da 37ª semana de gestação.

As tâmaras costumam ser vendidas secas e sem caroço, pois facilita a sua conservação. Cada fruta seca e sem caroço pesa cerca de 24 g.

Tâmara seca ou tâmara fresca

As tâmaras frescas têm por volta de 30% de açúcar. Já nas secas, o açúcar pode representar 80% da composição dessa fruta. Isso porque, no processo de desidratação, as frutas secas concentram mais o sabor doce e contém mais carboidrato em sua composição final.

Como substituir o açúcar por tâmaras

Por ser uma fruta muito doce, conhecida como substituta do caramelo, a tâmara seca pode ser usada no lugar do açúcar refinado como um adoçante natural para preparar bolos, doces, tortas e diversas sobremesas.

A tâmara pode ser empregada para substituir o açúcar, em forma de pasta. Basta hidratar cerca de 200 gramas de tâmaras sem caroço (essa quantidade pode variar de acordo com a sua demanda) por 1 hora em água filtrada e depois bater no liquidificador ou processador.

DICA DE RECEITA LUZAGO: BRIGADEIRO COM TÂMARAS

Uma ótima opção para servir em festas ou como sobremesa, sendo rico em gorduras boas para a saúde; vindas das castanhas e do coco.

Ingredientes: 200 g de tâmaras sem caroço; 100 g de castanhas-do-pará; 100 g de castanhas de caju; ¼ de xícara de chá de coco ralado sem açúcar; ½ xícara de chá de cacau cru em pó; 1 pitada de sal; 1 colher de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo: Adicionar água filtrada nas tâmaras até cobrir e deixar descansar por 1 hora. Bater todos os ingredientes no liquidificador até formar uma massa homogênea (se necessário, utilizar um pouco da água do molho das tâmaras para bater). Retirar e modelar as bolinhas para formar os doces no tamanho desejado, podendo envolvê-los em coberturas como gergelim, cacau, canela, coco ou castanha triturada, por exemp

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.