fbpx

COMINHO: na medida certa, um sabor único

9 de abril de 2021 | Por

O cominho é a semente de uma planta medicinal também chamada de alcaravia, muito utilizada como condimento em culinária ou como remédio caseiro para flatulência e problemas digestivos.

É conhecido pela humanidade há muito tempo, desde o Egito Antigo. Atualmente, é cultivado no México, na Índia, na África do Sul e no Oriente Médio.

O seu nome científico é Cuminum cyminum e tem aroma forte e sabor marcante, podendo ser encontrado na forma de semente inteira ou triturada em mercados, lojas de produtos naturais e em algumas feiras livres.

Dentre seus principais benefícios de uso popular, estão:

  1. Melhorar a digestão, pois favorece a liberação de bile e o processamento de gorduras no intestino, ajudando também a controlar problemas como diarreia;
  2. Reduzir a formação de gases, por ser digestivo;
  3. Combater a retenção de líquidos, por agir como diurético;
  4. Ser afrodisíaco, aumentando o apetite sexual;
  5. Reduzir cólicas e dores abdominais;
  6. Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em vitaminas do complexo B e zinco;
  7. Ajudar a relaxar e melhorar a circulação, por ser rico em magnésio;
  8. É bom para a pele por ser uma boa fonte de vitamina E, o cominho ajuda na manutenção de uma pele saudável. Como tem propriedades anti-microbianas, essa especiaria também ajuda a evitar infecções.

 

Como usar o cominho

O cominho em pó pode ser usado como tempero de sopas, caldos, carnes e pratos com frango. Já as folhas ou suas sementes podem ser usadas para fazer o chá, de acordo com a seguinte receita:

Colocar 1 colher de sopa de folhas de cominho ou 1 colher de chá das sementes em 200 ml de água fervente, com o fogo já desligado. Abafar e deixar descansar por 10 minutos, coar e beber. Recomendam-se no máximo 2 a 3 xícaras deste chá por dia.

Em quais pratos usar o cominho

Pode ser usado em pratos com queijos, legumes, ovos, carnes e batatas. Sendo uma erva muito aromática, ela combina em conservas e até mesmo nas compotas doces! Mas, deve ser usado sempre com cautela, pois tem um leve sabor apimentado, muito próximo do anis.

Seja em pó ou em sementes, ele deve ser guardado em potes bem fechados, longe da umidade e do sol, para que seu sabor seja preservado, o cominho em pó dura no máximo 6 mês, já o em sementes pode ser guardado por até 1 ano.

Para usar em pó é só adicionar junto ao preparo como se fosse uma pimenta do reino, mas como dito deve ser usado com moderação, principalmente se vai ser algo de longo cozimento ou os sabores serão acentuados.

Já em grão deve ser moído em um pilão para soltar seus sabores, ou também pode ser usado com o grão inteiro para cozimentos longos, assim seus sabores liberados aos poucos.

Esse tempero combina com praticamente tudo, principalmente pratos à base de queijos, ovos e proteínas. Mas também fica delicioso no feijão.

Harmoniza muito bem com outros temperos como pimenta-da-jamaica, louro, pimentas, canela, cravo-da-índia, coentro, erva-doce, alho, gengibre, cebola, noz-moscada, mostarda, orégano, páprica, pimenta-do-reino e açafrão-da-terra.

É importante lembrar que os benefícios do cominho para a saúde são obtidos quando seu consumo é feito no contexto de uma alimentação saudável.

 

DICA DE RECEITA LUZAGO: arroz com calabresa e cominho

Ingredientes: 200g de linguiça calabresa cortada em pedaços médios,1 cebola pequena picada, 2 dentes de alho amassados, 1 xícara (chá) de arroz, 2 colheres (chá) de colorau especial, 1 colher (chá) de cominho em pó, 1 colher (chá) de coentro em pó, 3 xícaras (chá) de água fervente.

Modo de preparo: Em uma panela grande, frite a linguiça na sua própria gordura em fogo médio e doure a cebola e o alho. Acrescente o arroz, o colorau, cominho em pó e o coentro em pó, refogando por mais 2 minutos. Adicione a água e cozinhe com a panela semi-tampada por 20 minutos ou até o arroz ficar macio e secar. Retire do fogo e misture aos poucos com um garfo. Se agradar seu paladar, adicione também salsinha desidratada. Sirva e saboreie!

 

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.