ALECRIM: essencial nas receitas e para a vida

12 de março de 2021 | Por

O alecrim é uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo. É um grande aliado do emagrecimento, tem ação expectorante, melhora inflamações e gripe, e tem forte ação antioxidante, prevenindo derrames e doenças cerebrais degenerativas. Também ajuda na digestão e diminui os gases.

O alecrim chegou ao Brasil na época da colonização e recebeu diversos nomes populares como: rosmarinho, rosmaninho, alecrim comum, alecrim de cheiro, alecrim de jardim e alecrim de horta.

Principais nutrientes do alecrim

Um dos seus principais nutrientes é a vitamina A, que é essencial para os olhos e a pele, previne infecções e tem forte ação antioxidante.

O tempero também conta com a vitamina C que melhora a imunidade, evita o envelhecimento da pele, previne derrames, tem ação antioxidante e proporciona resistência aos ossos.

A vitamina K também está presente, sendo relevante para a coagulação sanguínea e fixação do cálcio nos ossos. Conta, ainda, com as vitaminas B1 e B2, em que ambas agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajudam o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência.

Além disso, elas também desempenham um papel importante na formação da bainha de mielina, que fica em torno das fibras nervosas e permite mensagens entre os nervos.

Possui também compostos fenólicos que têm atividades biológicas importantes, como antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-carcinogênicas, entre outras.

Para que serve o alecrim

Ajuda no emagrecimento: O chá serve para emagrecer, porque tem ação diurética, contribuindo para menor retenção de líquidos. Além disso, a bebida ajuda no trânsito intestinal.

Reduz os gases: Diminui o desconforto causado pelos gases intestinais, pois auxilia a expeli-los e diminui as cólicas.

Ação antioxidante e anti-inflamatória: Essa erva é rica em compostos fenólicos que possuem forte ação antioxidante, por isso, agem combatendo os radicais livres e previnem problemas como o câncer, derrames e doenças cerebrais degenerativas, de conter ação anti-inflamatória.

Combate à gripe: A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) concluiu que o alecrim ajuda a combater o vírus da gripe. Ainda, este alimento conta com ação expectorante e, então, também é interessante em casos de tosse.

Bom para quem tem diabetes: Uma pesquisa inicial realizada pela USP concluiu que o alecrim conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem apresentar benefícios para quem tem doenças crônicas não-transmissíveis nas quais o estresse oxidativo e a inflamação atuam de forma significativa, como diabetes.

Bom para as articulações: O alecrim aplicado na pele por meio de compressas pode ajudar a reduzir as inflamações nas articulações, afinal, ele possui ação anti-inflamatória. Contudo, ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar este benefício.

Diminui o estresse e melhora a memória: Alguns estudos sugerem que o óleo de alecrim, combinado com outros óleos, pode abaixar os níveis de cortisol e, assim, abaixar o estresse.

Curiosidade

Pode-se dizer que existem dois tipos de alecrim: o comum e o alecrim do campo, sendo esse último aquele ao qual a música “alecrim, alecrim dourado” faz referência. Isso porque, enquanto no alecrim brotam flores de pétalas roxas, no alecrim do campo surgem pétalas amarelas.

Apesar de serem plantas “diferentes”, tanto o alecrim quanto o alecrim do campo possuem as mesmas propriedades medicinais para a saúde. Além disso, o alecrim do campo também é utilizado na fabricação de alguns produtos específicos, como óleos essenciais à base de nerolidol e a própolis verde.

Como usar o alecrim

Pode ser ingerido nas formas in natura, como tempero, em pó ou ser passado na forma de óleo. De sabor pungente e aroma particular, combina com carnes suínas, peixes e frango, assim como em sopas, molhos à base de tomate ou para aromatizar o azeite de oliva.

DICA DE RECEITA LUZAGO: farofa de pão

Um complemento saboroso para agregar aos seus pratos!!

Ingredientes: 1 e 1/2 colher (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de bacon, 1 cebola, 1 dente de alho, 1 cenoura, azeitonas verdes a gosto, sal a gosto, 4 pães franceses amanhecidos, 1/2 colher (chá) de tomilho, 1/2 colher (chá) de orégano seco, 1/2 colher (chá) de alecrim seco, 2 colheres (sopa) de cheiro-verde.

Modo de preparo: Aqueça o azeite e frite o bacon. Adicione a cebola, o alho, a cenoura e as azeitonas. Tempere com sal e mexa bem. Rale 4 pães franceses amanhecidos e adicione à panela. Acrescente os temperos: tomilho, orégano seco, alecrim seco e cheiro-verde.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.