fbpx

CARDAMOMO: aromático e funcional para a saúde

19 de fevereiro de 2021 | Por

O cardamomo é uma planta aromática, da mesma família do gengibre, muito comum na culinária indiana, sendo principalmente usada no tempero de arroz e carnes, por exemplo, no entanto pode também ser consumido juntamente com o café ou na forma de chá.

Considerado uma das especiarias mais caras do mundo, o Cardamomo é originário do continente Asiático. Tem uma cor esverdeada e suas pequenas sementes são aromáticas e de sabor peculiar.

A cor verde das bagas representa sua qualidade: quanto mais vivo for o verde, melhor. Já as de cor clara indicam que o cardamomo está velho, foi colhido fora de época ou seco ao sol.

Além de ser utilizada na alimentação, por conta de sua refrescância, a especiaria já era utilizada no Antigo Egito para limpar os dentes e refrescar o hálito; hábito que é mantido na Índia até hoje. Encontrado na forma de pó (com maior frequência, pela praticidade) ou como uma baga, que contém pequenas sementes em seu interior.

Geralmente, o cardamomo é utilizado em pratos doces, sobremesas ou bolos e pães. Porém, é uma excelente especiaria em marinadas para carnes e temperar o arroz.

Também combina com frutas cítricas, baunilha e açafrão; portanto, se usar algum desses outros ingredientes na sua receita, você pode usá-lo também. Por exemplo, se fizer um molho com limão ou laranja, o cardamomo é uma ótima opção para aromatizar.

Benefícios do cardamomo

O cardamomo é rico em vitaminas A, B e C, sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio, além de ser fonte de carboidratos e proteínas. Assim, devido a sua composição nutricional, o cardamomo possui propriedade antioxidante, analgésica, antisséptica, digestiva e expectorante, possuindo diversos benefícios para a saúde, como:

  • Combate o mal hálito, pois tem ação antisséptica dentro da boca;
  • Promove a sensação de saciedade, já que é rico em fibras;
  • Ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre, devido à quantidade de fibras;
  • Ajuda a aliviar os sintomas relacionados com a gastrite, além de ter propriedades antissépticas;
  • Ajuda na digestão e no combate aos gases, por ser ricos em óleos essenciais, como o limoneno;
  • Combate enjoos e o vômitos;
  • Favorece a eliminação de secreções comuns na gripe e no resfriado, pois tem ação expectorante.

 

Apesar do cardamomo ter diversos benefícios para a saúde, para que aconteçam é importante que a pessoa realize uma alimentação saudável e equilibrada, além de praticar atividade física de forma regular.

É, sem dúvidas, uma especiaria bastante versátil, usado inclusive em receitas doces e salgadas, como substituto do alho no refogado do arroz ou adicionado em doces como pudins e geleias. Também pode-se aromatizar o pão feito em casa, colocar no molho da carne, pudins, doces, saladas de frutas, sorvetes e licores, por exemplo.

A melhor forma de aproveitar o cardamomo é abrir as vagens na hora de usar, retirar os grãos e moer ou amassar. Dentro de cada vagem há cerca de 10 a 20 sementes.

 

DICAS DE RECEITAS LUZAGO

Byriani de Legumes (Arroz a moda Indiana com legumes)

Ingredientes: 100 gr de arroz basmati, 1 cebola grande, 2 colheres de óleo (de coco de preferência), 1 colher de sopa de cúrcuma, 2 cravos, 1/2 colher de chá de gengibre em pó, 100 gr de cardamomo, 1 dente de alho, 1 batata, 1 cenoura,200 gr de folhas de espinafre em pó, 8 colheres de sopa de iogurte ou creme vegetal grosso (soja ou arroz).

Modo de preparo: Cozinhe o arroz em 0,25 litros de água salgada em fogo baixo e coberto. Frite a cebola em fatias finas com 2 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite. Adicione as especiarias (gengibre, cardamomo, cúrcuma, cravo), alho picado, batata cortada em cubos, a cenoura cortada ao meio longitudinalmente e depois cortada em rodelas e 2 colheres de sopa de água. Salgue, cubra e mantenha em fogo baixo. No final do cozimento, adicione o espinafre e mexa para até ele murchar. Despeje o iogurte e mexa em fogo alto, adicionando o arroz sem parar de mexer. Retire os cravos antes de servir.

Café com cardamomo

Ingredientes: 

  • 1 colher de (chá) de café moído na hora, com moagem muito fina, como pó talco;
  • 1 pitada de cardamomo;
  • 180 ml de água fria.

Como preparar: 

Colocar o café moído, o cardamomo e a água numa panelinha e levar ao fogo até levantar fervura. Retirar a panela do fogo e deixar o café baixar, depois voltar ao fogo e deixar ferver novamente, repetindo esse processo por mais 2 vezes. Ao fim da terceira vez, retirar a espuma que se formou por cima do café, colocar em um xícara e tomar ainda quente.

Chá de cardamomo

Para fazer o chá, basta adicionar 20 gramas de cardamomo em pó em uma xícara de água fervente ou 10 gramas de sementes em 1 litro de água fervente, coar e beber após as refeições, de preferência ainda morno.

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.