LENTILHA: o grão da prosperidade

29 de janeiro de 2021 | Por

A lentilha é um alimento muito rico em vitaminas e minerais que pode trazer vários benefícios para a saúde, como diminuir o colesterol, desintoxicar o organismo ou prevenir a anemia. Além disso, podem ser preparadas sem adição de gorduras, se tornando uma ótima refeição para uma dieta de emagrecimento.

Apesar de ser consumida com mais frequência na ceia de ano novo, a lentilha podem ser consumida no dia-a-dia, durante todo o ano, para substituir o feijão, por exemplo. A textura e o sabor dela são incríveis, tem uma história e cultura muito voltada para a superstição, tanto que é um dos pratos que não podem faltar no Réveillon de muitas pessoas.

É, também, uma boa substituta da carne vermelha. A lentilha possui o terceiro maior nível de proteína no reino vegetal, perdendo apenas para a soja e para o cânhamo.

Essa massiva presença de proteínas presentes faz com que ela seja uma grande aliada das pessoas que optam por uma alimentação sem produtos de origem animal. Levando-se em consideração essa quantidade de proteínas, seu teor de ferro e pobreza de gordura, a lentilha é uma boa substituta das carnes vermelhas.

Embora tenha vários benefícios, o consumo de lentilhas deve ser controlado por pessoas que sofrem com gota ou que têm o ácido úrico aumentando, já que são um alimento muito rico em purinas.

Os 7 principais benefícios de comer lentilhas incluem:

  1. Ajudar a diminuir o colesterol –porque têm fibras insolúveis que diminuem a absorção de gorduras.
  2. Desintoxicar o organismo– regulando o intestino e, por isso, limpam os intestinos absorvendo as toxinas.
  3. Diminuir a Tensão Pré-Menstrual – pois contêm uma substância chamada de lignanas, que tem uma ação semelhante aos hormônios femininos como os estrogênios que ajudam a diminuir os sintomas de TPM.
  4. Combater a diabetes – porque apesar de ter muitos carboidratos, têm muitas fibras e fazem com que o açúcar não aumente muito sangue.
  5. Prevenir e tratar a anemia –alimento muito rico em ferro, recomendado especialmente para vegetarianos com tendência a desenvolver anemia.
  6. Ajudar a prevenir o câncer –porque além de serem ricas em fibras que diminuem o risco de câncer no cólon têm antioxidantes que protegem as células do corpo.
  7. Melhorar a saúde dos ossos – além de ter cálcio, contém isoflavonas que ajudam a produzir hormônios importantes para fortalecer os ossos.

 

Além disso, as lentilhas são ricas em zinco, que ajuda a fortalecer o sistema imune e são muito boas para tratar a anemia porque têm muito ferro e, além disso, sua alta quantidade de fibras melhora o trânsito intestinal e alivia a prisão de ventre e o inchaço da barriga.

 

Como fazer lentilhas

As lentilhas podem ser feitas como se faz o feijão e, por isso, basta cobrir as lentilhas com água e deixar cozinhar por 30 minutos. Assim, para fazer uma sopa rápida e nutritiva basta cozinhar as lentilhas secas junto com cenoura, salsão e cebola, por exemplo, e comer em forma de sopa ou junto com arroz.

Existem vários tipos de lentilhas, mas normalmente todos os tipos devem ficar de molho para que produzam menos gases intestinais, assim como o feijão.

As lentilhas podem ser verdes, marrons, pretas, amarelas, vermelhas e laranja, contendo consistências diferentes e ficando mais firmes ou macias após a cozedura. Por isso, as lentilhas laranja, como ficam macias e pastosas, são geralmente utilizadas na alimentação dos bebês, porém, é necessário colocar de molho, para não provocar prisão de ventre ou cólicas no bebê.

 

DICA DE RECEITA: bolonhesa de lentilha

Deliciosa e simples receita para aquele almoço rápido e saudável que você precisa fazer em um dia de trabalho normal.

 

Ingredientes: 1/2 xícara (de chá) de lentilha crua, 4 dentes de alho picados, 1/2 xícara (de chá) de cebola picada, 1/2 xícara (de chá) de azeitonas picadas, 1 colher (de chá) de páprica doce, 2 xícaras (de chá) de molho de tomate, 1/2 xícara (de chá) de água, 1 colher (de sopa) de manjericão picado (cerca de 10 folhinhas), 1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha desidratadas, sal e azeite à gosto.

 

Modo de preparo: Em uma vasilha, coloque a lentilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas. Escorra, lave bem e reserve. Em uma panela alta e em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho picado e a cebola picada até ficarem levemente dourados. Acrescente a lentilha, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos. Adicione as azeitonas picadas, tempere com a páprica doce e misture. Abaixe o fogo e acrescente o molho de tomate, a água, misture e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar. Adicione o manjericão picado, a salsinha e cebolinha picadas e misture. Regue com um fio de azeite, misture e desligue. Sirva com o macarrão de sua preferência; indicamos macarrão de sêmola sem ovo. Se gostar, salpique alho frito para servir e saboreie!!

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.