fbpx

QUINOA: o grão sagrado da alimentação

15 de janeiro de 2021 | Por

A quinoa é um alimento muito nutritivo, considerado o mais completo dentro do reino vegetal. É até mesmo comparado ao leite materno, por seu valor nutricional e diversas propriedades.

Este grão de ouro vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros devido ao seu riquíssimo valor nutricional.

Cultivada há mais de cinco mil anos na Cordilheira dos Andes, a quinoa é rica em proteínas, fornecendo toda a cadeia de aminoácidos essenciais ao organismo. Curiosidade: até hoje, é o único alimento de origem vegetal conhecido com esta característica, fazendo deste grão um item importante na alimentação de vegetarianos.

Apresenta baixo índice glicêmico, ou seja, o carboidrato demora a entrar na corrente sanguínea, auxiliando assim no controle da fome e do peso.

Por conter quantidades significativas de ferro, proteína e não ter glúten, é um ingrediente essencial na vida de muitas pessoas que querem tornar as suas refeições mais ricas.

Tem poder alcalinizante no organismo (regula o ph do sangue), favorecendo a saúde e a desintoxicação do corpo.

Possui quantidades significativas de ômegas 3 e 6, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, magnésio e fósforo.

Por essas qualidades, é indicado para as pessoas que buscam perder peso, anêmicas, celíacas e também aos adeptos de dietas veganas ou vegetarianas.

É rica em fibras, sendo assim; ajuda a aumentar a sensação de saciedade, melhora o funcionamento do intestino e favorece o controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue. Ou seja, pode ser um grande aliado para quem quer emagrecer com saúde.

Também, auxilia em dietas para hipertrofia, pois pessoas que querem aumentar a massa muscular, precisam de quantidades diárias significativas de proteínas e a quinoa é um complemento e tanto.

Você encontra nas versões: grãos, flocos ou farinha. O grão pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido como arroz, utilizado no preparo de risotos, sopas, etc.

A versão em flocos ou farinha é utilizada para preparar mingaus, pães, bolos, tortas, pudins, massas para panquecas, biscoitos, entre outras preparações. Basta usar sua criatividade e aproveitar de diversas formas este poderoso alimento!

Em grão, flocos ou em farinha, a quinoa apresenta muitos benefícios. Além de ser um alimento rico em nutrientes como proteína e ferro, pode ser utilizada em vários pratos e com múltiplas receitas e combinações. Faça da quinoa um hábito constante em seus cardápios!

 

DICA DE RECEITA: TABULE COM QUINOA

Típica salada libanesa, muito saborosa e nutritiva e que cai bem em qualquer cardápio!

 

Ingredientes: 1 xícara (chá) de quinoa em grãos; 1 dente de alho, grande e picado; 1 tomate picado em cubos, sem pele e sementes; 1 cebola média picada; 3 colheres (sopa) de salsinha picada; 2 colheres (sopa) de hortelã picada; suco de 1 limão; 1 colher (chá) de sal; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem.

Modo de preparo: O primeiro passo é lavar muito bem a quinoa, em água corrente, para que a camada de saponina seja eliminada. Para se certificar que ficará totalmente limpo, é recomendado que se esfregue os grãos com a mão.

Para saber se a quinoa está livre dessa substância, um teste é provar ela ainda crua. Se estiver com um gosto amargo, típico da saponina, é porque é necessário lavar mais um pouco.

Após essa etapa, leve a quinoa ao fogo médio junto a 2 xícaras (chá) de água filtrada. Deixe por 25 minutos, com a panela parcialmente fechada. É necessário que a água seque. Depois de desligar a panela, reserve os grãos em uma tigela e espere esfriar.

Quando a quinoa estiver fria, misture a ela todos os demais ingredientes, mexa bem e leve à geladeira. Na hora de servir o tabule, deixe por alguns minutos fora da geladeira, para que descanse em temperatura ambiente.

 

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.