fbpx

DETOX PÓS FESTAS: muito além de emagrecer

3 de janeiro de 2021 | Por

Final de ano costuma ser sinônimo de exageros alimentares. Como uma boa comemoração brasileira, nos juntamos para comer como forma de comemorar e brindar novos tempos e novas esperanças.

A fartura é sempre presente e as bebidas são desregradas, mas quando temos que lidar com a balança depois, a situação se complica.

É comum nesta época do ano fugirmos de dietas e da reeducação alimentar. Em geral, pensamos que nunca mais veremos aquela variedade enorme de comida mesmo sabendo que no final do outro ano, estará tudo lá, novamente.

Como consequência, o ponteiro da balança sobe e como fazemos para lidar com os quilinhos a mais que ganhamos nas festas de final de ano?

A solução é fazer a famosa dieta detox.

O que é uma dieta detox?

Dietas detox são dietas que focam na eliminação de toxinas e substâncias não saudáveis acumuladas pelo corpo. Quando não nos alimentos da maneira saudável, nosso corpo acumula este tipo de substância durante meses e até anos.

Por este motivo inclusive, quando fazemos uma dieta detox, eliminamos uma quantidade significativa de quilos. Estes quilos representa o acúmulo dessas substâncias que adquirimos durante anos comendo comidas gordurosas e nada saudáveis.

Essas dietas possuem ação diurética e anti-inflamatória, o que auxilia na desintoxicação do corpo.

Dieta Detox Pós Ceia

Para não ficar aborrecido (a) com a balança depois das festas, você pode fazer uma dieta detox. É simples e você vai sentir-se muito melhor, acabando com aquele inchaço que aparece quando comemos demais nas festas de fim de ano.

  • Café da manhã –Prefira os sucos verdes. Se possível, utilize maçã, couve e chia. A chia servirá para dar saciedade e a maçã e a couve para limpar o organismo. Ambas possuam ação anti-inflamatória e ajudam na eliminação das toxinas. Invista também nas fibras em geral como flocos de aveia, quinoa, gergelim e coma muitas sementes.
  • Lanche da manhã –Consuma chás! Prefira os diuréticos, pois ajudarão na eliminação das toxinas através da urina. São aliados importantíssimo para desintoxicar o organismo no pós festa. Aposte no chá verde, de hibisco, de hortelã, erva-doce, capim-limão, cidreira e camomila – pois são diuréticos e auxiliam no combate ao inchaço abdominal;
  • Almoço –Prefira alimentos leves e se possível pouco calóricos como a couve-flor, o pepino, repolho, cebola, alho. Alimentos de calorias negativas são alimentos que gastam mais calorias para serem digeridos do que as calorias contidas nas porções ingeridas. Se optar por carnes, prefira as opções mais leves, como frango e peixe grelhados, assados ou cozidos. Para carne vermelha, prefira as com menos gordura; como patinho, alcatra ou maminha.
  • Lanche da tarde –Você pode optar por um chá mais uma porção de fruta. Prefira frutas que também possuam ação diurética como o abacaxi, melancia e melão;
  • Jantar –A mesma pedida do almoço. Pode optar por tomar uma sopinha leve também, mas cuidado com o excesso de carne ou macarrão. Se puder, faça uma sopa apenas de legumes, o efeito será melhor.

 

RECOMENDAÇÕES LUZAGO

Invista nos alimentos ricos em potássio

Como na ceia de Ano Novo é normal bebermos um pouquinho mais e comermos algumas coisas mais gordurosas, nosso corpo sofre uma leve desidratação e retém líquidos.

O potássio auxilia na dieta detox de Ano Novo, pois devolve a hidratação perdida e evita a retenção de líquido. Você pode apostar em: banana, melão, ameixa, mamão, frutas secas, espinafre, amêndoas e castanhas.

Não se esqueça dos legumes

Como é de praxe, os legumes são bem-vindos em qualquer momento do ano e, por isso, não devem ficar de fora do detox pós-Ano Novo.

Eles podem auxiliar a eliminar as toxinas e limpar o organismo. Algumas das melhores opções são: rúcula, agrião, alface, chicória, repolho e couve-flor.

Água, muita água

Depois de beber um pouquinho mais do que deveria e comer aquelas guloseimas saborosas, é hora de pedir ajuda para a milagrosa água.

É essencial beber de 1,5 a 2 litros de água diariamente, e no detox pós-ceia de Ano Novo, não pode faltar. Ao beber bastante água, ainda de jejum, você expulsa todas as toxinas e ainda acelera o metabolismo, fazendo com que ele trabalhe corretamente o dia todo.

Uma boa opção também é a água de coco, pois ela auxilia a manter o metabolismo saudável e evita a retenção de líquidos.

 

DICA DE RECEITA

SUCO VERDE DETOX

Receita rápida, simples e muito refrescante!!

Ingredientes: 200ml de água de coco gelada, 1 rodela de gengibre, folhas de hortelã a gosto, 1 colher de chá de linhaça, 1 limão espremido.

Uma fruta: pode ser abacaxi, maracujá, banana, morango, manga, mamão, maçã (variar no dia a dia é importante para otimizar o metabolismo).

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

 

SALADA DETOX COLORIDA

Opção leve e saborosa para os dias quentes do verão!!

Ingredientes: 350 gramas de alface americana, 400 gramas de agrião, 1 unidade média de manga,  1/2 melão, 1/2 xícara (chá) de suco de laranja sem açúcar, 2 colheres (sopa) de limão siciliano (suco), 2 colheres (sopa) de vinagre, 1,0 colher (chá) cheia de mel, 1/2 colher (sopa) de hortelã, 1colher (sopa) de molho de mostarda.

Modo de preparo: Para o molho – Bata os ingredientes com uma colher ou batedor de arame e reserve.

Para a salada: Corte o melão na metade, tire as sementes e corte a polpa em cubos. Corte a manga em cubos e misture com a polpa do melão e reserve. Lave as folhagens, corte a alface em tiras não muito finas e misture com as frutas. Coloque a alface dentro do melão; por cima, os pedaços de melão e manga. Deixe as folhas de agrião em volta do melão. Acrescente um pouco de molho e decore com as folhas de hortelã.

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.