fbpx

CEIA DE NATAL: celebração de aromas e sabores

22 de dezembro de 2020 | Por

O Natal é uma comemoração que acontece todos os anos, no dia 25 de dezembro. Simboliza, no cristianismo, o nascimento de Jesus Cristo, considerado o salvador do mundo.

É um momento de confraternização com a família, os amigos e também sinônimo de uma mesa farta, decorada e recheada de comidas típicas deliciosas do período.

A mesa e todo o ambiente do salão podem ser decorados com taças, bolas de natal, velas, flores, frutas e outros objetos que lembrem a data.

Basicamente, uma mesa preparada para a ceia de natal é formada pelos pratos principais (carnes), acompanhamentos (arroz e farofa), saladas (salpicão, maionese, salada Caesar) e frutas diversas. Há ainda aqueles que servem uma entrada com pães, bruschetas e patês ou fazem lembrancinhas para os convidados, mas fica a critério de cada um. Existem muitos pratos natalinos brasileiros em que são acrescentadas nozes, avelãs, amêndoas e castanhas.

No cardápio, vale acrescentar uma leguminosa, parecida com o feijão, muito consumida junto com os pratos de Natal e Réveillon – a lentilha. Há uma lenda que diz que elas são capazes de trazer sorte financeira, pois são parecidas com pequenas moedas.

Listamos abaixo, os pratos mais tradicionais servidos em grande parte das ceias natalinas das famílias brasileiras. E desde já, desejamos um Feliz Saboroso Natal!!

 

PERU NATALINO

O peru é um prato típico que faz parte da ceia de Natal e é muito tradicional nos Estados Unidos para a realização do dia de ação de graças.

De acordo com a tradição, a ave indica prosperidade e fartura. Esse costume veio para o Brasil no século XIX e a ave já era apreciada antes da chegada dos europeus na América do Norte.

Além do peru, pode-se fazer receitas com pernil, tender, chester, frango ou bacalhau.

BACALHAU

Quem não gosta muito de carne de aves no natal poderá optar por fazer receitas com bacalhau de forno, com batatas, recheado, dentre outras. É um dos pratos típicos consumidos no período.

ARROZ DE NATAL

O arroz é um acompanhamento que não pode faltar na ceia natalina. Geralmente, ele é feito com uvas passas, mas existem outros tipos, tais como arroz à grega, arroz de forno, arroz ao champagne, arroz com bacalhau, arroz com nozes, castanha e caju, dentre outros.

FAROFA

A farofa natalina pode ser variada e repleta de ingredientes, pode ser frita na manteiga, com amêndoas, frutas secas, bacon, nozes, etc. A base é uma boa farinha de mandioca e à partir dela, sua imaginação e criatividade para personalizar.

LENTILHA

Essa poderosa leguminosa é rica em fibras, o que ajuda a regular o intestino e manter a saciedade por mais tempo. Com baixo índice glicêmico, calorias e percentual de gordura, a lentilha favorece a saúde do coração e evita picos de glicemia no sangue. E, acrescida de ingredientes e temperos certos, torna-se um prato extremamente saboroso.

SALPICÃO

O salpicão é um tipo de salada feita com bacalhau, atum ou frango. De origem portuguesa, é um prato servido frio. Acrescente também legumes salteados e azeitonas, para incrementar o prato.

CEREJA

Esta fruta vermelha sempre está presente na mesa de Natal, seja apenas na decoração, no jantar propriamente dito ou na sobremesa. Faça proveito deste alimento antioxidante e anti-inflamatório, que protege o coração e corpo de doenças. A cereja é benéfica, também, para o sistema imunológico, já que é carregada de vitamina C.

UVA PASSAS

Na ceia, a fruta seca geralmente aparece combinada ao arroz, farofa ou mesmo peru de Natal. Por conter todos os nutrientes presentes na uva fresca, porém com doses maiores de potássio e ferro, a uva-passa ajuda a combater a anemia.

Além disso, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Rica em fibras, a fruta ainda ajuda a manter a saciedade, regular o intestino e controlar o nível de açúcar no sangue. Fique de olho apenas na quantidade ingerida, já que o alimento pode engordar se comido em excesso.

SOBREMESAS

Os quitutes da ceia são repletos de delícias, mas procure selecionar poucas opções, até mesmo porque as pessoas já sairão satisfeitas. Pode-se fazer receitas como pavê, mousse, manjar de coco, gelatina colorida, rabanada, além de frutas tradicionais.

E, uma das mais típicas, o panetone – um pão grande criado na Itália, recheado por frutas cristalizadas ou chocolate. Atualmente, no comércio, existem muitas variações dessa sobremesa.

BEBIDAS PARA A CEIA

Os tradicionais e clássicos vinhos tinto e branco são garantia de sucesso. Há, também, quem prefira champagnes ou espumantes – tudo depende do paladar dos convidados e dos pratos servidos.

Para os aperitivos, pode-se incluir batidas, drinks com frutas, a típica sangria (experimente colocar morangos) e sucos de frutas diversas para as crianças. A escolha certa das bebidas agrega muito ao paladar da ceia natalina.

 

DICA LUZAGO ALIMENTOS

QUINOA

Apesar de não fazer parte das ceias tradicionais, a quinoa vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros e tem todo o potencial para se tornar uma substituição inteligente neste Natal. Ao invés do tradicional arroz branco, inove preparando quinoa cozida ou mesmo um risoto de quinoa.

Outra opção é substituir a farinha de milho da farofa pelo grão. O alimento é carregado de proteína, não contém glúten e possui 2 vezes mais fibras do que outros grãos.

RECEITA RÁPIDA: Inclua meia xícara de quinoa cozida sobre a salada. Se quiser um sabor ainda mais especial, dê uma leve tostada nos grãos em uma frigideira antiaderente.

 

RECEITA DE ARROZ NATALINO

Ingredientes: 1 xícara e meia de chá de arroz cru, 1 dente de alho, metade de uma cebola ralada, 3 xícaras de chá de água quente, 1 pacote de frutas secas picadas (pode ser uvas passas, damasco ou tâmara), 150 gramas de castanhas picadas, 1 colher de sopa de manteiga, salsa e cebolinha.

Modo de Preparo: Doure as frutas secas, exceto o damasco e a tâmara, na manteiga. Logo após, adicione as castanhas e mexa bem. Na sequência, coloque o arroz cozido, as tâmaras e o damasco e mexa até misturar tudo. Enfeite o prato com pequenas frutas, salsa e cebolinha.

 

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.