PROTEÍNA DE SOJA: diferencial de sabor e saúde

11 de dezembro de 2020 | Por

O QUE É PROTEÍNA DE SOJA (PTS)

A soja é um alimento essencialmente fornecedor de proteínas, ácidos graxos saturados e insaturados e algumas vitaminas, além de possuir compostos polifenólicos, como as isoflavonas, pertencentes à classe dos fitoestrógenos e presentes em alta concentração na soja. As proteínas isolada e concentrada da soja são consideradas completas, de alta digestibilidade e absorção, contendo grande quantidade de aminoácidos.

Devido a diversas evidências dos seus efeitos benéficos à saúde, a proteína de soja ganhou reconhecimento e se popularizou, também, como suplemento alimentar. Saiba para que serve proteína de soja, quais são os seus benefícios e inclua em seus cardápios diários!

PARA QUE SERVE PROTEÍNA DE SOJA

A proteína de soja é um alimento funcional, com propriedades capazes de beneficiar uma ou mais funções do corpo, além de possuir efeitos nutricionais adequados, de modo que é tão relevante para o bem-estar e a saúde quanto para a redução do risco de uma doença.

As isoflavonas presentes em alta concentração na proteína de soja representam uma alternativa promissora na prevenção e no tratamento de muitas doenças, incluindo câncer, sintomas da menopausa, doenças cardiovasculares e osteoporose. Além disso, a proteína de soja é um excelente produto para vegetarianos, já que é uma opção que substitui a carne.

PROTEÍNA DE SOJA É BOA PARA QUAIS OBJETIVOS?

  • Reduz os riscos de doenças cardiovasculares;
  • Melhora a capacidade de memorização;
  • Combate a ação de radicais livres;
  • Aumenta o rendimento nos treinos esportivos;
  • Melhora a hipertrofia muscular;
  • Fortalece os ossos;
  • Previne o câncer de mama e próstata;
  • Melhora o trânsito na flora intestinal;

PROTEÍNA DE SOJA: BENEFÍCIOS

Dietas ricas em proteína de soja diminuem os níveis de colesterol total, reduzem as concentrações de LDL e aumentam os níveis de HDL, podendo ter efeitos sobre resistência insulínica, aterosclerose e alterações vasculares;

A semelhança dos fitoestrógenos presentes na soja com o hormônio estrogênio possibilita o efeito antiestrogênico, o que representa uma forma de terapia de reposição hormonal para aqueles com desequilíbrio hormonal;

A fibra alimentar dos grãos da soja reduz os níveis plasmáticos de glicose em indivíduos com diabetes tipo II, já que a ingestão de proteína da soja melhora o controle da glicose e a resistência à insulina;

As isoflavonas presentes na soja diminuem os sintomas menopausais, tanto em intensidade quanto em frequência. Amenizam os efeitos do climatério e são capazes de diminuir sintomas como as ondas de calor.

PROTEÍNA DE SOJA ISOLADA

proteína isolada de soja é a forma mais elaborada entre os derivados proteicos do grão de soja. Produzida a partir da farinha desengordurada de soja, essa fração é separada dos demais componentes do grão por processos de precipitação, lavagem, neutralização e secagem.

Após esse procedimento, transforma-se em um produto de alto teor proteico, com mais de 90% em base seca, e de alta funcionalidade, com poder de emulsificação e gelificação. A versão isolada da soja é a que está presente em suplementos alimentares, ideal para promover o consumo de soja em seus hábitos alimentares.

PROTEÍNA DE SOJA NA MUSCULAÇÃO

Além dos diversos benefícios para a saúde, a proteína de soja, em especial a versão isolada presente nos suplementos, oferece resultados eficazes para praticantes de atividades físicas.

Uma das vantagens é que a soja é rica em arginina, composto que eleva a oferta de oxigênio e nutrientes pelo sangue, potencializando o rendimento nos treinos. A soja também é responsável pelo aumento do hormônio do crescimento (GH), muito importante na regulação da composição corporal.

PROTEÍNA DE SOJA ENGORDA?

Contrariando a ideia de que a proteína de soja engorda, um estudo realizado com homens e mulheres no quadro de obesidade comprovou que a soja ajuda, sim, na perda de peso. Desse modo, a proteína de soja, na realidade, é associada a estratégias e tratamentos que visam o emagrecimento.

Uma dieta rica em soja unida com a redução de ingestão de alimentos gordurosos aumenta ainda mais a eficácia dos resultados de perda de peso, além de também preservar os níveis de massa muscular magra. Isso significa que, quando em conjunto com uma alimentação adequada e rotina de treinos, a soja é grande aliada na perda saudável de peso.

 

DICA DE RECEITA: REFOGADO DE PROTEÍNA DE SOJA

Essa receita pode ser usada como recheio de pastéis, tortas, salgadinhos e para incrementar molhos para massas. É uma ótima alternativa como substituta da carne moída. Se desejar, acrescente outros ingredientes, como: pimentão, cenoura, molho de tomate, palmito, cheiro-verde picado, milho, ervilha e etc.

Ingredientes: 1 colher (sopa) de azeite ou óleo de soja, 15 azeitonas picadas, 3 dentes de alho picados, 1 cebola grande picada, 1 colher (chá) de orégano, 2 tomates maduros picados sem sementes, 1 xícara de proteína texturizada de soja caramelo (média), 1 colher de sopa de vinagre ou suco de limão, 1/2 xícara de água, 25 gramas do Tempero Luzago Segredo do Chef.

Modo de preparo: Coloque a proteína de soja em uma panela com o vinagre ou o suco de limão, juntamente com 3 xícaras de água. Leve ao fogo até ferver. Assim que subir uma espuma, desligue e despeje o conteúdo da panela em uma peneira. Lave a proteína sob a água corrente, espremendo como uma esponja, para retirar bem o gosto da soja. Depois de lavar, retire o excesso de água da proteína, espremendo bem. Reserve. Aqueça o óleo e refogue o alho, adicionando a cebola e cozinhe até dourar levemente. Adicione as azeitonas e o orégano, mexendo bem. Reduza o fogo e acrescente os tomates picados. Mexa por 2 minutos, até cozinha-los. Acrescente 1/2 xícara de água, a proteína de soja reservada e o tempero, mexendo bem até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Refogue por mais 5 minutos, mexendo sempre.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.