AMÊNDOAS: fonte de energia e nutrição

20 de novembro de 2020 | Por

Ficar embaixo de uma amendoeira é sinônimo de sombra e relaxamento ao ar livre. Agora, se aproveitarmos os frutos (amêndoas) dessa maravilhosa árvore em nossa alimentação, faremos ainda mais pelo bem-estar e saúde.

Embora considerada por muitos uma castanha, a amêndoa se trata, na realidade, de uma semente. E, tal qual, é abundante em nutrientes e óleos essenciais, tornando-se uma grande aliada da sua saúde. Se as sementes são a base para o crescimento de uma planta, imagine o tanto de nutrientes que elas concentram?

Fonte dos mais diversos nutrientes, principalmente fibras, proteínas, vitaminas e minerais, as amêndoas são frutos ricos para a nossa alimentação diária. Considerado um superalimento, ele protege e combate as mais diversas doenças.

 

Fatores importantes para o consumo de amêndoas no dia a dia

Saúde Cardiovascular: O consumo de amêndoas pode diminuir o mau colesterol (LDL) com a preservação do (HDL) colesterol saudável. Pesquisas mostraram que a combinação de nozes com carboidrato em suas dietas é equivalente á reduzir o risco de ataque cardíaco em 35%. Devido ao seu alto teor de antioxidantes, a amêndoa fornece 45% de Vitamina E e 17,6% de vitamina B2 de RDA diariamente.

Câncer: As amêndoas são muito ricas em antioxidantes que fornecem a proteção contra o câncer causado pelos radicais livres. “Estes radicais livres danificam o DNA da célula que é responsável pelo desenvolvimento de células de câncer. Mas estes antioxidantes neutralizam os radicais livres que evitem danos ao DNA das células. Também ajuda a recuperar as células danificadas.

Ossos e dentes: As amêndoas são fontes de cálcio, mineral que fortalece os ossos e dentes. Além disso, fornecem Magnésio e Fósforo, que ajudam a saúde dos ossos, prevenindo, assim a osteoporose.

Durante a gravidez: Para o desenvolvimento adequado dos fetos, as mulheres grávidas necessitam de folato, nutriente encontrado nas amêndoas.

Para Pele: Ela melhora a saúde da pele e faz com que seja flexível por conter Vitamina E, que é um poderoso antioxidante que nutre a pele e previne o envelhecimento.

Perda de Peso: Amêndoa tem um alto teor de gordura saudável que ajuda no metabolismo celular e síntese. Rica em fibras, que ajudam na digestão. 

Para o Cérebro: Protegem as células do cérebro dos danos por radicais livres e, também, melhora a circulação do sangue para o cérebro. É altamente recomendável para crianças, pois, melhora a sua memória. 

Diabetes: O risco de diabetes eleva-se com o aumento repentino no nível de açúcar. O consumo de amêndoas diminui o aumento do nível de açúcar no sangue. Por isso, oferece benefícios completos para os portadores dessa doença.

Revitaliza a pele: Conforme o tempo passa, nossa pele começa a sentir os efeitos do envelhecimento. Ele é fruto da constante exposição ao sol e da redução de colágeno e elastina, duas substâncias responsáveis por dar firmeza e sustentação para a pele. Na medida em que incluímos a amêndoa na alimentação, a estrutura celular da pele é novamente preenchida por causa da alta concentração de vitamina E proveniente da oleaginosa.

 

O jeito certo de consumir

Para garantir os ganhos à saúde, o conselho é que o consumo de amêndoas seja de até 40 gramas – o equivalente à 35 unidades diárias. Mas, o ideal é consumir aos poucos ao longo do dia.

Também vale ficar atento à adição de sal, pois 100 gramas das versões temperadas podem ter até 279 miligramas de sódio, cujo excesso prejudica o coração. Nas confeitadas, o problema está no açúcar e no baixo teor de fibras e gorduras boas. Por isso, prefira a versão natural (ou crua).

 

Formas de utilizar e variações da semente

Já falamos acima que as amêndoas são versáteis; mais ainda, possibilita várias receitas. São excelentes acompanhamentos em saladas, crostas, sobremesas e acompanhamentos.

Além disso, uma de suas variações – a farinha de amêndoas – é utilizada em algumas massas, como a receita do famoso macaron (biscoito francês) ou do marzipan (doce árabe).

A forma mais usual é consumi-la in natura e neste caso, são deliciosas opções de snacks saudáveis; já que possuem muitos nutrientes e conferem a sensação de saciedade. Ou seja, são perfeitas para lanches entre as refeições, podendo substituir outras oleaginosas ou compor um mix de frutas secas.

Tantas possibilidades de uso se devem ao sabor suave do ingrediente, que harmoniza facilmente com outros alimentos.

 

Amêndoa crua, defumada ou laminada?

Todas as variações são indicadas, a diferença básica é a alteração no sabor, pois na defumação, há um ligeiro acréscimo de sal no processo. As defumadas são comumente utilizadas em aperitivos ou acompanhamentos. Já as laminadas (cortadas), tem o mesmo sabor das cruas e servem, além de ingrediente, como decorativas em pratos e receitas especiais.

 

Farinha de amêndoas

A farinha de amêndoas é uma alternativa popular à farinha de trigo tradicional. É pobre em carboidratos, repleta de nutrientes e tem um sabor um pouco mais doce. Esse tipo de farinha também pode oferecer mais benefícios à saúde do que a farinha branca, como a redução do colesterol LDL (ruim) e da resistência à insulina.

Como o nome já diz, ela é feita a partir de amêndoas moídas. O processo envolve branquear essas oleaginosas em água fervente para remover a casca, depois triturar e peneirá-las.

Não contém glúten, ajuda a diminuir o colesterol e a pressão arterial, além de controlar os índices de açúcar no sangue.

 

Leite de amêndoas

O leite de amêndoa é um dos leites vegetais mais consumidos devido à sua rica textura e sabor. Essa bebida vegetal é feita da mistura de amêndoas e água. Mas, é possível a inclusão de outros ingredientes, dependendo do tipo.

Durante o processamento, as amêndoas e a água são misturadas, e a polpa é removida, o que resulta em um líquido suave. Assim, na maioria dos leites de amêndoas industrializados, espessantes, conservantes e aromas são adicionados para melhorar o sabor, a textura e o prazo de validade.

Contudo, ele é naturalmente isento de laticínios, o que significa que é adequado para veganos, bem como para pessoas com alergia a lácteos ou intolerância à lactose. Ainda assim, você deve evitá-lo se for alérgico a oleaginosas.

 

DICA DE RECEITA: BISCOITO DE FIBRAS COM AMÊNDOAS

 

Ingredientes: ½ xícara de farinha de arroz integral, ½ xícara de farinha de amêndoas (bater no processador), 2 colheres de sopa de farinha de linhaça, ½ colher de chá de sal, 1 colher de chá de ervas secas (alecrim, manjericão, orégano, tomilho), 1 pitada de noz moscada, ¼ colher de sopa de fermento para bolos, ¼ xícara de água, 1 colher chá de azeite de oliva, 1 xícara biomassa de banana verde.

Modo de preparo: Em um recipiente, misture todos os ingredientes secos. Na sequência, adicione o azeite, água e a biomassa, misturando com a mão até formar uma massa compacta. Abra a massa em cima de um papel manteiga (com ajuda de um rolo) até ficar fina, mas sem quebra-la. Use um cortador do formato que quiser – para dar forma aos biscoitos. Retire a massa que sobrou entre os biscoitos, coloque o papel manteiga numa forma e leve ao forno médio, preaquecido – entre 15 a 20 minutos ou até dourar.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.