CANELA: muito mais do que aroma

13 de novembro de 2020 | Por

No café, no bolo, no arroz doce… A canela é uma delícia em qualquer receita. Nativa do Siri- Lanka, ela é obtida por meio do tronco de caneleira, uma árvore de casca marrom-avermelhada.

A canela tem sido usada como ingrediente ao longo da história, remontando ao antigo Egito, quando costumava ser rara e valiosa, e era considerada um presente digno para reis. Hoje em dia, ela é mais acessível, está disponível em grande parte dos supermercados e é encontrada em várias receitas.

É um condimento aromático que pode ser utilizado em diversas receitas, pois proporciona um sabor mais adocicado para a as comidas, além de consumida em forma de chá.

Existem dois tipos de canela. Um deles é a canela-do-ceilão, também conhecida como canela “verdadeira”. O outro tipo de canela é a canela-cássia, a variedade mais comumente encontrada, a que as pessoas geralmente chamam de “canela”.

É extraída de lascas que secam e formam tiras que se enrolam, mais conhecidas como “canela em pau”(ou rama). Mas as lascas também podem ser moídas para formar canela em pó.

Mas além de seu aroma único, o consumo regular, juntamente com uma dieta saudável e equilibrada, pode trazer diversos benefícios para a saúde. Confira alguns dos principais:

Ajuda a controlar a diabetes

Isso acontece porque ela possui polifenol MHCP, que contribui para regularizar os níveis de glicose no sangue. Tanto no mingau, quanto em um copo com água, ela pode ser uma forte aliada da sua dieta.

Auxilia no emagrecimento

Principalmente por ser um alimento termogênico, ela ajuda a aumentar o gasto de calorias durante a digestão, pois melhora o processo metabólico. Ela também possui ação anti-inflamatória, que ajuda pessoas com obesidade e com inflamações crônicas.

Controla o colesterol e triglicérides

O benefício se deve à ação antioxidante e anti-inflamatória da canela. Um estudo feito com 60 pessoas pela American Diabetes Association, nos EUA, observou que o consumo de canela por 40 dias contribuiu para a diminuição do colesterol entre 12 e 26% nos pacientes.

Combate ao câncer

Como a especiaria contém uma elevada quantidade de antioxidantes, eles eliminam os radicais livres que são responsáveis pelo câncer no corpo.

 É uma aliada na hora do sexo

Sim! A especiaria ajuda a equilibrar os hormônios sexuais, melhora o fluxo sanguíneo do útero e ainda ajuda a ter mais energia.

Previne doenças neurodegenerativas

As doenças neurodegenerativas são caracterizadas pela perda progressiva da estrutura ou função das células cerebrais. A doença de Alzheimer e a doença de Parkinson são os dois tipos mais comuns. De acordo com três estudos, a canela possui dois compostos capazes de inibir uma proteína no cérebro cujo acúmulo está associado à doença de Alzheimer.

Diminui a fadiga

Aumenta a resistência ao estresse, possibilitando maior estado de ânimo para as atividades diárias.

Ajuda a diminuir pressão arterial

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos.

 

Como utilizar

As partes utilizadas da canela são a sua casca, encontrada nos supermercados em forma de pau de canela, e o seu óleo essencial, que pode ser encontrados em lojas de produtos naturais.

Uma forma popular de aproveitar os benefícios da canela é usar como tempero em carne, peixe, frango e até tofu. Para isso basta moer 2 estrelas de anis, 1 colher de chá de pimenta, 1 colher de chá de sal grosso e 2 colheres de chá de canela.  Guarde o tempero na geladeira e ele fica pronto a usar em qualquer ocasião.

Polvilhar 1 colher de chá de canela em pó na salada de frutas ou na mingau de aveia são ótimas estratégias para ajudar a regular naturalmente a glicose no sangue, sendo útil no controle da diabetes e para emagrecer.

Cinamaldeído

O cheiro e o sabor da canela se devem à sua parte oleosa, que concentra um composto chamado cinamaldeído. Esse composto é responsável pela maioria dos efeitos da canela na saúde e acelera o metabolismo.

A canela está entre os chamados alimentos termogênicos, isto é, aumentam o gasto calórico durante a digestão. Conforme alguns estudos, ela demonstra atividade anti-inflamatória significativa e auxilia no combate à obesidade.

O chá de canela, portanto, carrega os efeitos benéficos do cinamaldeído. Seu consumo monitorado pode trazer benefícios à saúde e propriedades interessantes.

Pode ser consumido diariamente, desde que respeite o limite diário, evitando complicações. O recomendado é 6 gramas, o equivalente a duas colheres de chá de canela em pau (rama).

 

Como fazer o chá

Outra forma bem popular de usar a canela é fazer chá, que além de muito aromático, traz todos os benefícios da canela para a saúde. Uma sugestão rápida e funcional: chá de canela com gengibre e limão.

Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de canela em pó;
  • 2 colheres (sopa) de gengibre em pó;
  • 1 rodela de limão sem casca
  • Cravo à gosto
  • ½ litro de água fervente.

Modo de preparo

Coloque o gengibre, cravo, canela e o limão na água e deixe ferver por 15 minutos. Logo após, coe e sirva bem quente.

 

DICA DE RECEITA: BOLO DE BANANA E CANELA

Ingredientes: 5 ovos; 2 e ¼ xícaras de chá de farinha de trigo; 1 xícara de chá de açúcar demerara; 1 colher de sopa de fermento em pó; ¾ xícaras de chá de leite; 2 bananas amassadas; 1 xícara de chá de óleo; ½ xícara de chá de nozes trituradas e canela em pó a gosto.

Modo de preparo: Bata os ovos, o açúcar, o leite e o óleo por cerca de 5 minutos no liquidificador. Em seguida, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó, batendo mais um pouco para misturar tudo. Por último, passe a massa para um recipiente, junte as bananas amassadas e as nozes trituradas e mexa bem até que a massa fique uniforme.

Em seguida, coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido à 180º até dourar. Para concluir, polvilhe canela por cima do bolo.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.