fbpx

GRÃO DE BICO: o alimento completo

23 de outubro de 2020 | Por

O grão-de-bico é uma leguminosa do mesmo grupo do feijão, da soja e da ervilha e é uma imensa fonte de cálcio, ferro, proteína, fibras e triptofano, podendo ter diversos benefícios para a saúde desde que consumida cerca de 3 colheres de sopa por dia acompanhando uma alimentação saudável e prática de atividade física de forma regular.

O grão-de-bico pode ser um excelente substituto do feijão, ajudando na composição de uma dieta saudável e de baixo custo. É encontrado no mercado de várias formas – pré-cozido a vácuo, desidratado e cru, como farinha e em conserva. Além disso, é uma opção para veganos ou vegetarianos, pois substitui o consumo de proteínas animais sem provocar deficiência do nutriente no organismo.

Além de ser um ótimo aliado na redução de peso, o consumo do grão-de-bico pode oferecer outros benefícios ao corpo e a mente. Devido à sua grande quantidade de amido, o grão-de-bico também é usado pelo nosso organismo como uma importante fonte de energia. E tem mais: apresenta baixas quantidades de água, gorduras e colesterol ruim.

Confira alguns dos principais benefícios do grão de bico para a saúde:

  1. Melhora o funcionamento do intestino
    Ele possui grandes quantidades de fibras que atuam principalmente na saúde do intestino, contribuindo no tamanho do bolo fecal e na limpeza das paredes do intestino.
  2. Controla o colesterol
    A presença das fibras ajuda também no controle do colesterol. Isso porque elas ajudam a eliminar a gordura do organismo e consequentemente resultam na melhora do colesterol.
  3. Aliado da saúde emocional
    Ele possui uma substância que contribui na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e satisfação. O grão é melhor que o chocolate, pois seu consumo é mais saudável e ainda auxilia no emagrecimento.
  4. Fortalece o sistema imunológico
    Assim como outras leguminosas, o grão-de-bico é rico em zinco e vitamina E, ambos são agentes importantes no combate de gripes e resfriados, garantindo reforço ao sistema imunológico.
  5. Alivia os sintomas da TPM
    O grão pode ser um excelente auxiliar no combate aos sintomas da TPM, isso porque possui alto teor vitamina B6, cálcio, vitamina D e fibras. Ele atua inibindo um hormônio que na fase pré-menstrual regula a excreção de sódio e é responsável pela retenção de líquido e o inchaço.
  6. Importante durante a menstruação
    Durante o período menstrual é normal os níveis de ferro do corpo diminuírem, devido à perda de sangue causada pela menstruação. O grão-de-bico contém grandes quantidades de ferro e por isso seu consumo ajuda a repor o mineral perdido.
  7. Mantém a saciedade por mais tempo
    A leguminosa é rica em proteínas e possui índice glicêmico baixo, com isso a digestão é mais fácil causando um tempo maior de saciedade, já que o pâncreas não ficar sobrecarregado.
  8. Fortalece os ossos
    O grão é rico em cálcio, além de conter boas quantidades de vitamina K e fósforo. Esses nutrientes auxiliam no fortalecimento ósseo, podendo prevenir fraturas, contusões e doenças que afetam os ossos, como a osteoporose.
  9. Previne a anemia
    O grão-de-bico por ser um alimento com grande quantidade de ferro, pode ser um excelente aliado na prevenção da anemia.
  10. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares
    Seu consumo ajudará na redução do colesterol ruim, diminuindo os riscos da aparição da hipertensão arterial. Além das fibras, o potássio presente no grão tem efeito vasodilatador, diminuindo a pressão arterial e protegendo a saúde do coração.

 

O grão-de-bico é uma ótima opção para incluir nas saladas, sopas e em forma de patê conhecido como húmus e como substituto do feijão no almoço ou no jantar. Se você ainda não provou, aproveite nossas informações e incorpore em seu cardápio diário!

 

DICA DE RECEITA: ESCONDIDINHO DE GRÃO DE BICO COM ATUM

 

Ingredientes (recheio): 400 gramas de atum light escorrido, 1 tomate picado, cheiro verde desidratado à gosto, orégano a gosto, sal refinado à gosto, pimenta-do-reino à gosto.

Para o purê:  2 xícaras de chá de grão-de-bico bem cozido, 1 xícara de chá de leite desnatado, 2 colheres de sopa de parmesão ralado, 1 colher de café de sal.

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes do recheio até ficar homogêneo e distribua em uma assadeira. Para o purê, cozinhe o grão de bico e leve para bater no liquidificador com o leite. Adicione um pouco de sal. Distribua o purê por cima do recheio, adicione parmesão e leve ao forno médio (180 °C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Retire e bom apetite!

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.