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AÇÚCAR: o segredo é o equilíbrio

19 de outubro de 2020 | Por

AÇÚCAR: o segredo é o equilíbrio

Açúcar faz mal. É o vilão das dietas. Essas e tantas outras afirmações sobre esse alimento devem ser levadas em consideração sim, mas o que deixamos de ver, muitas vezes, é o benefício contido em alguns dos tipos de açúcar disponíveis no mercado e como podemos adaptar o uso deles em nosso dia-a-dia sem prejudicar a saúde.

Dentre os diferentes tipos, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados para uma alimentação saudável, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, cristal, refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

Contudo, mesmo os tipos de açúcar com menor processamento devem ser utilizados com moderação, pois apresentam alto valor calórico.

Todo tipo de açúcar, se consumido em excesso, vai fazer mal à saúde, aumentando as chances da pessoa desenvolver diabetes e obesidade, por exemplo, além de ser uma substância viciante.

Mas ao invés de evitar completamente, conhecer melhor os benefícios de cada um dá a chance de se beneficiar com o tão criticado açúcar.

BENEFÍCIOS

Em porções equilibradas, o açúcar traz benefícios como por exemplo, a proliferação de lactobacilos na região do trato intestinal e das bifidobactérias.

Esses microrganismos ajudam na eliminação de bactérias maléficas ao organismo humano, É importante lembrar que o açúcar não está presente apenas nos doces, mas também em refrigerantes, frutas, massas, cereais e outros tipos de alimentos.

MALEFÍCIOS

Como sabemos, tudo consumido em excesso faz mal. O alto consumo do açúcar pode sobrecarregar o pâncreas (glândula que produz a insulina, um hormônio que exerce a função de transformar o açúcar em glicose), pode irritar a mucosa do tubo digestivo e gerar doenças crônicas como diabetes, problemas cardíacos e dos vasos sanguíneos, além da formação de cálculos na vesícula biliar.

PRINCIPAIS TIPOS

AÇÚCAR REFINADO

É o mais comum no uso diário e também o menos nutritivo, pois o processo de refinamento retira nutrientes e vitaminas naturais. Suas calorias são, portanto, vazias.

No processo de refinamento, aditivos químicos são colocados para ele ficar bem branco e uniforme, porém retira praticamente todos os minerais do alimento e este é um aspecto muito ruim, pois o torna muito calórico e pobre em nutrientes.

AÇÚCAR CRISTAL

Apesar de ser mais grosso que o refinado, tem quase o mesmo valor nutritivo, ou seja, próximo do zero. Passa por um processo menos agressivo de refinamento e perde 90% dos nutrientes. Por ser mais barato, é usado em larga escala na produção alimentícia.

AÇÚCAR ORGÂNICO

Assim como muitos outros alimentos, o açúcar orgânico não recebe em nenhum ponto do processo de fabricação componentes químicos artificiais, como agrotóxicos (no cultivo da cana).

Portanto, não é refinado, tendo grãos mais grossos e cor mais escura. As calorias estão todas lá, mas é um produto mais saudável e rico em nutrientes. É cultivado sem a utilização de agrotóxicos, e sem componentes químicos artificiais no processo de industrialização.

Com o mesmo poder adoçante do açúcar refinado, porém mais grosso, mais escuro e com melhor valor nutricional.

AÇÚCAR DEMERARA

Tem sabor mais suave do que o mascavo. Este açúcar passa por um processo de refinamento leve, mas sem aditivos químicos e com isso mantém uma cor de caramelo, grãos mais grossos e levemente úmidos. É considerado o mais saudável (ainda melhor se for o orgânico). 

AÇÚCAR MASCAVO

O mascavo é até mais úmido e tem o sabor mais acentuado da cana, que lembra a rapadura, o que nem sempre agrada a todos. É extraído após o cozimento do caldo de cana, que se transforma em melado e depois em açúcar mascavo. Sem passar pelo refinamento, ele conserva de forma mais consistente os minerais como ferro e cálcio.

AÇÚCAR DE COCO

É um substituto do açúcar de cana, extraído do fluido das flores da palma de coco, que não passa por refinamento e adulteração. Além disso, não contém conservantes.

O açúcar de coco possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e é fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Apresenta baixo índice glicêmico, sendo digerido mais lentamente.

XILITOL

É um tipo de adoçante, que possui metade das calorias dos demais, além de apresentar um baixo índice glicêmico, sendo assim lentamente absorvido e metabolizado pelo organismo.

Encontrado nas fibras de muitos vegetais; incluindo milho, framboesa, ameixa e que também pode ser extraído de alguns tipos de cogumelos. Obtido através da hidrogenação catalítica da xilose. Tão doce quanto a sacarose, porém, é cerca de 40% menos calórico.

O xilitol pode ser utilizado tanto em bebidas quanto na preparação dos mais variados doces e sobremesas.

MEL

Produto natural produzido pelas abelhas à partir do néctar das flores e sacarinos das plantas. Além dos benefícios na alimentação, o mel tem propriedades curativas que podem melhorar sua saúde.

Para aproveitá-las, consuma mel natural, já que os industrializados perdem em vitaminas e antioxidantes, e podem acabar sendo mais prejudiciais que o açúcar refinado.

 

DICA DE RECEITA: BOLO DE BANANA COM AVEIA, FARINHA DE LINHAÇA E AÇÚCAR MASCAVO

Excelente opção para um café da tarde ou acompanhado de um chá!!

Ingredientes: 3 bananas nanicas, ½ xícara de óleo, 2 ovos, ¾ de farinha de linhaça, ¾ de aveia em flocos finos, ½ xícara de açúcar mascavo, 1 colher chá de fermento químico, canela em pó à gosto para servir.

Modo de preparo: Bata no liquidificador a banana, os ovos e o óleo. Em seguida, coloque todos os ingredientes secos, exceto o fermento, em uma vasilha. Adicione a mistura feita no liquidificador aos ingredientes secos, misturando com uma espátula. Após homogeneizar a massa, adicione o fermento químico para incorporá-lo à mistura. Na sequência, despeje a massa em uma forma do tipo bolo inglês. Forre com papel manteiga, unte com margarina e farinha; se desejar, coloque rodelas de banana para enfeitar. Asse em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 40 minutos, coloque então um palito de dente e se ele sair limpo, o bolo está pronto.

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