PRIMAVERA: comer bem para viver melhor

25 de setembro de 2020 | Por

A primavera bate à nossa porta. No dia 22, terça-feira, a estação chegou com suas flores e as temperaturas tendem a ficar um pouco mais elevadas. Para manter a saúde em dia durante o período que antecede o verão, a melhor dica é consumir aquilo que de melhor a época traz.

A estação nos presenteia com o florescimento de diversas espécies de plantas e frutos e torna nossos dias e pratos mais coloridos. A primavera é um período de grande variedade de frutas e legumes. Sendo assim, é um excelente momento para abusar dos alimentos que estão em época de safra, pois tendem a ser mais nutritivos e ter preços de compra menores.

É indicado o consumo de sucos naturais sem açúcar e de água de coco, que é um ótimo isotônico natural para desidratação. Vale utilizar também frutas com um alto teor de água, como melão, kiwi, morango, melancia, já que auxiliam no combate à desidratação. A hidratação também ajuda na prevenção de doenças comuns na estação; como conjuntivite, rinite e catapora. Não esqueça de que a água é primordial para auxiliar no controle dessas alterações do organismo.

Se por um lado frutas e legumes são a recomendação, alimentos gordurosos ou com alto teor de açúcar devem ser evitados. Deve-se lembrar que nesta época do ano tendemos a reter maior quantidade de líquido, ou seja; esses alimentos agravam esse desconforto do inchaço, contribuindo também para aumento de peso.

Outra dica valiosa de alimentação balanceada e saudável na primavera são as frutas secas: nozes, castanhas amêndoas são muito indicadas. As frutas secas são versáteis e estão presentes em pratos doces e salgados sempre acrescentando sabor, cor e nutrientes às preparações.

Ricas em gordura boa, auxiliam nosso metabolismo a combater o colesterol, dentre outras doenças cardiovasculares. Apresentam uma quantidade mais concentrada de nutrientes, fibras e compostos bioativos em comparação às frutas frescas.

Porém, é importante ficar de olho na quantidade consumida, pois devido ao seu tamanho reduzido, é fácil exagerar e aumentar a ingestão de calorias.

Os grãos, tais como a lentilha, ervilha, soja, feijão e grão de bico, também são muito bem vindos nesta estação. Os alimentos em grãos são ricos em carboidratos complexos, que são o principal combustível do corpo. Os carboidratos fornecem energia para manter seus movimentos, sua respiração e sua mente em constante harmonização.

Os produtos em grãos também fornecem vitaminas B e ferro, assim como outros fitonutrientes benéficos (substâncias em plantas com efeitos protetores à saúde). Além disso, muitos alimentos em grãos são riquíssimos em fibras.

Além de saborosos no preparo de saladas e pratos frios, são proteínas vegetais; atuando no controle hormonal – principalmente nas mulheres – que sofrem mais alterações no organismo durante este período.

 

DICA DE RECEITA

GRÃO DE BICO SALTEADO COM ALHO PORÓ E ALECRIM

INGREDIENTES: 2 cenouras pequenas (240 g), 1 alho-poró (só a parte branca) (92 g), 1 colher (chá) de azeite de oliva, 1 folha de louro, 1 ramo de alecrim, 2 colheres (sopa) de shoyu (30 ml), 2 xícaras de grão-de-bico cozido (390 g), funghi e tomilho a gosto, folhas de alecrim para servir.

MODO DE PREPARO: Corte a cenoura e o alho-poró em rodelas finas. Na frigideira, aqueça o azeite e adicione a cenoura, a folha de louro e o alecrim, salteando, em fogo médio, durante 1 a 2 minutos. Junte o alho-poró e o shoyu e salteie por mais 2 minutos, mexendo regularmente. Acrescente o grão-de-bico e tempere com funghi e tomilho. Misture bem e desligue o fogo. Retire a folha de louro e sirva quente, decorado com folhas de alecrim.

SUCO DE LARANJA COM ESPECIARIAS

Os antioxidantes da laranja ajudam a proteger o coração, a controlar o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, é uma boa fonte de vitamina C. Este suco com especiarias fornece todos os nutrientes encontrados na fruta.

INGREDIENTES: 1 xícara (chá) de água, 1/2 xícara (chá) de açúcar, 3 cravos-da-índia, 1 canela em rama, 1 pedaço de gengibre moído (aproximadamente 2 cm sem casca), 2 litros de suco de laranja concentrado, folhas de hortelã para decorar e cubos de gelo para acompanhar.

MODO DE PREPARO: Leve ao fogo médio a água, o açúcar e as especiarias. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos ou até formar uma calda rala. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Misture ao suco de laranja, coe, distribua em copos altos e decore com folhas de hortelã.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.