fbpx

COQUETÉIS, DRINKS E ESPECIARIAS: em perfeita harmonia

4 de setembro de 2020 | Por

BREVE HISTÓRICO

Antes de os portugueses se lançarem ao mar para buscarem especiarias diretamente na fonte, eram os árabes quem dominavam esse mercado e escondiam o trajeto de suas rotas a sete chaves. Aos poucos, as especiarias ganharam o mundo. Uma especiaria pode ser definida como um conjunto de alimentos de origem vegetal utilizados, principalmente, como tintura, tempero ou medicamento.

Versáteis, esses aromáticos ingredientes naturais saíram dos pratos e foram também parar nos copos, para a elaboração de drinques. A experiência de um coquetel começa com o visual; portanto, a dica é caprichar na finalização. Ervas aromáticas e especiarias são um excelente trunfo para enfeitar os copos de seus convidados.

Hibisco, cardamomo, cravo da índia, manjericão, noz moscada, canela, anis estrelado, gengibre e até tomilho. Essas são algumas das especiarias que conquistam cada vez mais adeptos nas preparações de bebidas aromáticas.

Harmonizam com bebidas como vodca, uísque, gin, saquê, vinho e cachaça; funcionam muito bem quando combinados com frutas como laranja, melancia, limão, abacaxi, manga, maracujá e tantas outras que sua imaginação mandar. Vale acrescentar diferentes tipos de pimenta, gengibre, cravo da índia, canela, anis estrelado e ervas como hortelã e manjericão.

VARIAÇÕES DE PREPARO

Ervas e especiarias tem se tornado cada vez mais presentes na utilização em receitas de coquetéis, não apenas como guarnição mas sim na construção ou até mesmo como pilar das receitas. Com o passar do tempo, criações e adaptações vêm ganhando mais complexabilidade no sabor graças ao uso de especiarias.

Engana-se quem acredita que apenas hortaliças e ervas estão presentes nas receitas, é muito comum encontrar versões que agregam sabores com a utilização de sementes e até mesmo cascas de árvore. A utilização de especiarias pode acontecer de diversas maneiras:

Xaropes

Com uma base de xarope simples ou infusionado, acrescentar alguma semente pode dar um toque a mais no sabor, como por exemplo um xarope de pimenta rosa onde a semente da pimenta é incorporada; um xarope simples com infusão de amburana.

Infusões em bebidas

O espírito ganha novas características quando sua base recebe elementos para infusão. Além do sabor, alguns elementos tornam a coloração mais chamativa, como por exemplo um gin infusionado no hibisco.

Guarnições

O elemento que complementa visualmente o coquetel com certeza é a sua guarnição, sementes e cascas são uma ótima opção para complementar coquetéis. O gin é um espírito a base de zimbro então podem ser adicionadas sementes de zimbro a um gin tônica para realçar seu sabor, sementes como cardamomo também são bastante utilizadas.

Mix prontos para usar

Algumas receitas ganham um incremento através de misturas preparadas para complementar sabores (como se fosse um tempero), experimente criar um mix para adicionar complexibilidade aos coquetéis e acrescente sementes à sua composição.

Defumação

Além de um efeito visual incrível quando servido, um coquetel quando defumado ganha novas características e são utilizadas cascas de madeira para o procedimento. Vale o investimento em uma Smoking Gun, por exemplo.

 

DICA DE RECEITA ESPECIAL: GIN TÔNICA BOTANIC

Ingredientes: gin, tônica, limão siciliano, anis estrelado, canela e hortelã. Aguarde por 2 minutos até que os sabores sejam extraídos; logo após, adicione gelo à gosto. Dê o toque final com um ramo de alecrim.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.