fbpx

GRANOLA: um alimento de fibra

28 de agosto de 2020 | Por

Feita a partir de uma mistura de cereais, grãos, oleaginosas e frutas secas, a granola é vista como uma aliada de quem quer ter uma alimentação mais saudável. Rica em fibras, ela melhora o intestino preguiçoso, combate diversas doenças, é cheia de gorduras boas e, de quebra, ajuda na sensação de saciedade. Além disso, dependendo da forma como é consumida, também pode auxiliar no processo de ganho de massa muscular, melhora da aparência da pele e aumento da energia e a disposição para as atividades do dia-a-dia.

A granola normalmente é preparada com açúcar mascavo ou com mel, além de conter ingredientes que, apesar de serem saudáveis, possuem grande quantidade de calorias e, por isso, o seu consumo em grandes quantidades pode favorecer o aumento de peso.

No entanto, é possível consumir a granola sem engordar; dê preferência à granola preparada em casa com ingredientes naturais, assim como regular a quantidade em que se consome, utilizando 2 colheres ou 30 gramas de granola para consumir com leite ou iogurte desnatado ou misturando com frutas picadas.

MOTIVOS PARA CONSUMIR

  1. Ajuda no bom funcionamento do intestino

Por conta dos cereais, a granola é um alimento rico em fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Elas ajudam a formar e hidratar o bolo fecal, estimulando o movimento do órgão e combatendo o mal funcionamento do intestino.

  1. Dá sensação de saciedade

Por conta de seu alto valor calórico (400 kcal a cada 100 gramas, em média), a granola não é, na teoria, considerada um alimento aliado de quem quer emagrecer. No entanto, a concentração de fibras ajuda a prolongar a sensação de saciedade e, consequentemente, retarda o surgimento da fome. Para usar esse benefício a seu favor sem ganhar peso, os especialistas dão algumas dicas: consumir apenas 25 gramas por dia, dando preferência para as granolas sem açúcar, acrescentá-las ao café da manhã ou antes das atividades físicas (para dar tempo de queimar as calorias extras) e sempre acompanhadas de alimentos de baixo valor calórico, como frutas ou iogurtes.

  1. É rica em vitaminas e minerais que combatem diversas doenças

Feita com ingredientes “do bem”, a granola é rica em vitaminas e minerais que contribuem para o bom funcionamento de diversas partes do organismo. A presença da aveia, por exemplo, ajuda no combate à anemia, já que o cereal é rico em ferro. Por conta dos antioxidantes, ajuda no controle da diabetes, melhora o aspecto da pele e cabelo e atua até no combate ao câncer.

  1. Diminui o colesterol ruim

As fibras encontradas na granola também ajudam no aumento do colesterol bom e na diminuição do ruim e ajuda a controlar a glicose (açúcar) no sangue.

  1. Dá para fazer em casa

Uma boa saída é preparar sua própria granola em casa. Alguns itens são considerados “básicos”; como aveia em flocos, castanha de caju ou castanha-do-Pará, nozes e amêndoas, semente de linhaça, uva passa e damasco seco.

INGREDIENTES:

1 ½ copo de aveia integral, ½ copo de gérmen de trigo, ½ copo coco sem açúcar, 1/3 copo de açúcar mascavo, ½ copo de amêndoas, 1 copo de nozes, 1 ½ colher de chá de sal, ¼ copo de mel, ¼ copo de óleo de coco, 1 colher de chá de baunilha, 1 colher de sopa de canela.

MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno a 165 ºC. Forre uma forma com papel manteiga. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos, adicione os demais em seguida e misture bem. Espalhe a mistura na forma e asse por 10 minutos.

Retire do forno e mexa bem. Retorne ao forno por mais 10 minutos, observando sempre para não queimar. Após esse tempo, retire do forno e, enquanto a granola esfria, use uma espátula para fazer aglomerados. Espere até que esteja completamente fria para consumir.

DICA DE RECEITA

Barra de Cereais com Granola

Ingredientes: 1/2 xícara de chá de aveia fina, 1 xícara de chá de aveia em flocos, 1 xícara de chá de granola, 4 colheres de sopa de linhaça triturada, 20 castanhas de caju, 1 xícara de chá de uva passa picada, 1/2 xícara de chá de mel, 1 colher de sopa de manteiga light, 2 colheres de sopa de dextrose sem sabor (glicose).

Modo de Preparo: Em uma panela, derreta a manteiga e junte o mel. Acrescente a dextrose e misture até ficar homogêneo, depois a uva passa e deixe ferver até a mistura ficar meio escurinha. Em uma tigela, misture bem os demais ingredientes. Despeje a mistura da panela na tigela com os ingredientes secos. Misture bem até virar uma pasta. Cubra uma forma com papel manteiga e arrume a mistura sob o papel para que não grude. Acerte para que fique bem lisa e homogênea. Espere esfriar, corte em pedaços e embrulhe em papel manteiga ou celofane.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.