FRUTAS SECAS: praticidade e muitos benefícios

24 de agosto de 2020 | Por

Poucas coisas lembram mais as festas de fim de ano do que frutas secas. Elas nada mais são do que versões desidratadas de tâmaras, ameixas, figos e damascos, até chegarem a um teor de umidade entre 5% e 35%. São ricas em frutose; o açúcar das frutas e também em fibras. Por isso, são excelentes opções para um lanche rápido ou para matar aquela vontade de comer doce.

O processo de desidratar e secar alimentos é um método antigo de conservação. A secagem conserva a fruta; mesmo na ausência de refrigeração e aumenta significantemente sua vida útil. Quando a fruta fresca não está disponível, não pode ser obtida ou não está na época, a fruta seca é uma alternativa. Costuma ser adicionada no preparo de assados ou misturadas à vários tipos de cereais.

Atualmente, a pequenina goji berry virou xodó no mundo fitness por seus benefícios à saúde: é rica em vitamina C e substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

PRINCIPAIS TIPOS DE FRUTAS SECAS

  1. Ameixa-preta: É fácil encontrá-la o ano todo, vendida com ou sem caroço, a granel ou em lata, às vezes com xarope de açúcar. É a opção favorita para entrar na calda de pudins e manjar branco. Pode ser um pouco resistente à mordida, mas fica excelente depois de cozida com água e açúcar. Faz boa companhia aos assados natalinos, como tender.
  2. Figo: Em geral, os que chegam por aqui vêm da Turquia. Alguns são maiores e achatados, de casca seca e interior úmido e repleto de sementes; outros são redondos e bem secos. Fazem par perfeito com nozese com queijo de cabra. Figos rami, secos e embebidos em uma grossa calda de açúcar, ficam ainda mais gostosos com um pouco de creme fresco batido e salpicados de nozes moídas.
  3. Damasco: De acidez agradável, o damasco é encontrado em duas versões: seca e ácida ou doce e úmida – a última é fácil de rechear com cremes de queijos e castanhas. Cortado em pedaços, combina com cuscuz marroquino. Também pode ser usado em calda de docese pudins.
  4. Goji berry: De origem chinesa, tem o tamanho de uma uvapassa, de formato oval e pontudo e corvermelha-escura. É um tantinho azeda no paladar, o que a torna interessante para o preparo de farofas, bolos e até no arroz. Fica muito saborosa também em sucos que misturam frutas frescas e água de coco.
  5. Tâmara: Cultivada há milênios no Oriente Médio e na África, as tâmaras são fruto de uma palmeira do deserto. As mais saborosas (e caras) são as do tipo medjool, tão doces a ponto de serem usadas para substituir o açúcar em Há versões menores, mais duras, mas igualmente saborosas. Assim como os damascos, ambas são ótimas para rechear e servir como aperitivo. Lembre-se de retirar o caroço antes de servir.
  6. Uva-passa: Está entre as frutas secas mais versáteis e baratas. Além do panetone, entra no arroz, na farofa, em caldas para assados e como recheiode aves e carnes vermelhas. As brancas são mais azedinhas que as escuras. Em alguns mercados, uvas-passas são vendidas ainda nos cachos, o que permite rechear uma a uma com creme de gemas e açúcar ou doce de coco.
  7. Cranberry: O cranberry é uma fruta pequena, redonda, vermelha e com muitos benefícios à saúde. Também chamada de oxicoco, arando-vermelho, mirtilo-vermelho ou airela, o cranberry é mais popular nos Estados Unidos, Canadá e Chile. A fruta é comumente utilizada em molhos nas mais variadas festas e no Dia de Ação de Graças.

LEMBRETE IMPORTANTE

Muitas vezes, sai mais barato comprar as frutas secas a granel, especialmente nesta época do ano. Mas atenção: embora tenham um prazo de validade maior, por conterem pouca água em sua composição, estão sujeitas a bolores e mofos.

Para evitar problemas, descarte qualquer tipo de produto que apresente coloração diferente da original. Preste sempre atenção ao prazo de validade contido na embalagem. Se comprar a granel, exija comprovação de procedência.

DICA DE RECEITA: BOLO DE FRUTAS SECAS

Um preparo simples, de alto valor nutritivo e totalmente saborosa!

Ingredientes
½ xícara (chá) de amêndoas sem pele, ½ xícara (chá) de frutas cristalizadas
½ xícara (chá) de uva-passa sem caroço, 2 xícaras (chá) de açúcar, 4 colheres (sopa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de melado de cana (opcional),
2 xícaras (chá) de leite, 2 ovos, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 3 colheres (chá) de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

Aqueça o forno em temperatura alta. Unte com manteiga uma forma de 25 cm de diâmetro e forre com papel-manteiga. Pique bem os três tipos de fruta e reserve. Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga. Junte o melado e o leite e bata mais. Junte os ovos e bata. À parte, misture a farinha de trigo com o bicarbonato de sódio e as frutas.

Adicione tudo à massa e misture. Ponha na forma e asse até que esteja firme. Deixe esfriar e desenforme. Decore com mais frutas secas e cristalizadas antes de servir.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.