PIMENTA: aroma, saúde e versatilidade na cozinha

14 de agosto de 2020 | Por

Condimentos e especiarias são ingredientes valorizados há séculos pela humanidade, tais como a pimenta. Graças a eles, os portugueses chegaram às terras brasileiras, quando iam à Índia, justamente adquirir tais produtos.

A ardência na culinária fica por conta da pimenta vermelha e suas diferentes espécies. Há quem não abra mão desse ingrediente em qualquer prato e, quanto mais ardida, melhor. Mas não é só um sabor extra que esses frutos conferem às receitas. A pimenta é um alimento cheio de benefícios para a nossa saúde.

Quais são os principais tipos de pimenta?

As pimentas se diferenciam pelo grau de picância, o que também determina a quantidade e tipos de substância que possuem. Confira quais são os tipos mais consumidos:

Pimenta do reino: Essa é a pimenta preta, típica da Índia e que é rica em piperina, substância com propriedades termogênicas, o que ajuda a emagrecer.

Pimenta malagueta: Essa é a pimenta mais consumida no nordeste do país, usada na preparação de pratos típicos, como o acarajé. Fonte rica de capsaicina, substância que confere ardência ao alimento.

Cayenna: Esse é um tipo de pimenta vermelha e levemente enrugada, cultivada na América do Sul e Central. Ela pode ser consumida fresca ou em pó, no entanto é essencial retirar suas sementes antes do preparo, uma vez que elas são tóxicas. Esse é um bom tipo para a saúde, por melhorar a circulação sanguínea e a proteger o coração.

Jamaica: Também conhecida como pimenta dioica. Os seus frutos secos são utilizados como condimento, combinando facilmente com outras especiarias e conferido um odor semelhante a um misto de canela, pimenta negra e noz moscada.

Jalapeño: É uma das pimentas mais populares no México, tem uma picância mediana. Ela pode ser usada nas mais diferentes receitas, incluindo geleias e tacos. A jalapeño pode ser consumida em conserva, desidratada, em molhos ou crua.

Chilli: Essa é a pimenta norte-americana mais conhecida, encontrada nas cores vermelho, amarelo, laranja ou verde. Ela é bem picante e pode ser consumida fresca, em pó ou como molho concentrado. A chilli pode ser usada nas mais diferentes preparações.

Dedo de moça: Um pouco mais suave que a pimenta malagueta, ela é consumida líquida, fresca, desidratada (nessa versão ela é a pimenta calabresa) ou em conserva. Meia colher de sopa dessa pimenta, na versão desidratada em pó, pode suprir a necessidade diária de vitamina A para o nosso organismo.

BENEFÍCIOS E CURIOSIDADES

A pimenta colabora para a perda de peso?

Sempre achamos importante reforçar que nenhum alimento sozinho tem esse poder. A perda de peso é resultado de uma combinação de alimentos saudáveis e balanceados com a prática regular de atividades físicas.

No caso da pimenta, o que acontece é que a capsaicina é um dos melhores termogênicos naturais existentes. Isso faz com que a temperatura corporal seja elevada e assim as células usem nossa reserva de gordura para compensar o gasto energético.

Além disso, alguns estudos mostram que esse mesmo composto converte a gordura branca em gordura marrom. E essa segunda gordura é saudável, uma vez que ajuda no controle das taxas de glicose e de insulina na circulação, o que inibe o acúmulo de gordura.

Tem efeito analgésico?

Sim, e também é mérito da capsaicina, que tem o poder de se ligar aos receptores da dor e promover uma redução nessa sensação e ainda propiciar o relaxamento da musculatura local. No entanto, em quem sofre de gastrite ou refluxo, o efeito pode ser justamente o contrário.

O fruto também é um aliado da pele?

Indiretamente, sim. Como se sabe, a pimenta é rica em vitamina C, importante nutriente para a formação de colágeno. E é justamente o colágeno que é responsável pela firmeza da pele, o que evita a formação das indesejáveis rugas.

Há restrições para o consumo de pimenta?

Há alguns casos em que o consumo pode causar irritação nos órgãos digestivos. Isso acontece especialmente em pessoas que possuem gastrite. Pessoas nessas condições devem ainda evitar consumir aqueles molhos industrializados, uma vez que possuem tantos aditivos químicos que seus compostos ativos naturais são reduzidos.

O que fazer quando a pimenta arder muito?

É comum ver pessoas ingerindo muita água ao exagerarem na ingestão de pimenta. Mas, sabia que essa é a pior coisa a se fazer? A água espalha a capsaicina pela boca, o que prolonga a ardência. A melhor coisa a se fazer é tomar um copo de leite integral, uma vez que a caseína, proteína presente no leite, anula o efeito da capsaicina.

DICA DE RECEITA: MOLHO DE PIMENTA

Acompanha os mais diversos pratos e combinações de sua escolha!

Ingredientes: 150 g de pimenta dedo-de-moça (calabresa) sem talo e sem sementes (obs.: com sementes, o molho ficará mais picante), 2 cebolas grandes em cubos, 3 folhas de louro, 5 unidades de cravo-da-índia, 500 ml de azeite, 375 ml de vinagre de vinho tinto, 2 colheres de sopa de salsinha picada, 1 colher de sopa de sal ½ colher de sopa de alho picado, 350 g de extrato de tomate.

Preparo: Lave bem as pimentas e seque-as. Retire as sementes e bata no liquidificador com o restante dos ingredientes. Sempre que for usar, mexa bem para atingir o ponto exato de consistência.

 

 

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.