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AVEIA: o cereal da longevidade

31 de julho de 2020 | Por

Ela foi um dos primeiros alimentos a receber a alcunha de funcional. E é fácil entender o porquê. Para início de conversa, a aveia está lotada de betaglucana, uma fibra pra lá de poderosa. É por causa dessa substância que o alimento possui a reputação de “amigo do peito”. Entenda: a betaglucana reduz a absorção do colesterol da dieta e para completar, inibe a produção dessa gordura pelo próprio organismo.

Esse é um baita privilégio para as artérias, que ficam livres de partículas capazes de bloqueá-las e causar estragos. Se a intenção é manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, a aveia também é a escolha perfeita. Afinal, tanta riqueza em fibras garante que a glicose seja absorvida aos poucos, o que mantém a liberação de insulina regularizada. Quando essas duas moléculas não ficam perambulando pelo corpo, cai a possibilidade de uma pessoa desenvolver diabete tipo 2.

Para contar com a ajuda da aveia no emagrecimento ou dietas, uma boa pedida é salpicá-la na salada de frutas ou no iogurte logo pela manhã. Aí, é mais fácil chegar para almoçar sem aquela fome de leão. Pesquisas têm associado esse hábito até à prevenção de alguns tumores.

A aveia contempla, além das suas fibras e proteínas, vitaminas do complexo B e E, essenciais para dar energia ao corpo e proteger o cérebro. Definitivamente não faltam motivos para incluir de duas a três colheres desse cereal na rotina diária.

As principais formas de se encontrar a aveia são em flocos (tende a conservar os principais nutrientes encontrados na aveia, já que o grão é prensado integralmente), em farelo (obtido a partir da camada externa do grão de aveia; não à toa, é o produto que concentra uma maior concentração de fibras betaglucanas) e na farinha (proveniente da parte mais interna do grão; por causa disso, fica atrás tanto do farelo como dos flocos quando o assunto é teor de fibras, mas também é bem versátil).

 

DICA DE RECEITA: PANQUECA DE AVEIA COM GELEIA DE FRUTAS

Ingredientes: 1 xícara (chá) de farelo de aveia, 80g½ xícara (chá) de fubá – 65g 2 colheres (chá) de fermento em pó – 5g2 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol – 20g 2 colheres (sopa) de iogurte desnatado – 30g, 3 colheres (sopa) de geléia light de frutas – 45g

Modo de Fazer:
1. Coloque em uma tigela o farelo de aveia, o fubá e o fermento em pó. Faça uma cavidade no centro. Misture o azeite de oliva (reserve 3 colheres das de chá), o iogurte e 2 colheres (sopa) de água. Sove a massa por 3 minutos ou até ficar lisa, cubra com filme plástico e deixe descansar por 15 minutos.
2. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC).
3. Abra a massa em uma superfície lisa e enfarinhada com a ajuda de um rolo (até alcançar ½ cm) e corte em 16 pedaços com um cortador (4 cm de diâmetro).

Arrume em uma assadeira, untada com o azeite de oliva reservado. Leve ao forno por 15 minutos ou até as panquecas ficarem levemente douradas, retirando logo após.

Montagem: arrume a metade das panquecas nos pratos, distribua a geleia de frutas e cubra com as panquecas restantes. Decore com hortelã.

Rendimento: 8 porções de 30gr
Tempo de preparo: 10 minutos (mais 15 minutos para a massa descansar e 15 minutos de forno).

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