fbpx

NOZES: sabor e saúde em seus cardápios

24 de julho de 2020 | Por

A noz é o fruto da nogueira e se caracteriza por ser duro e seco. Normalmente contém apenas uma semente. Diferentemente de alguns outros frutos, as nozes não abrem quando estão maduras. Existem mais de dez variedades diferentes desse fruto, apesar de a mais comum ser a de casca castanho-amarelada.

As nozes crescem em diferentes partes do mundo. Estudos científicos em andamento indicam que, entre as suas propriedades, destacam-se o retardamento do envelhecimento celular e a prevenção de diversas doenças cardíacas.

Além disso, as nozes, assim como outros frutos oleaginosos (avelã, castanha-do-pará, amêndoa), contêm um tipo de gordura saudável, a monoinsaturada, responsável por efeitos como a diminuição do LDL (“colesterol ruim”) e o aumento do HDL (“colesterol bom”), o que auxilia a preservar a elasticidade e a flexibilidade das artérias. A recomendação diária do consumo de nozes é de 28 gramas por dia, porém é preciso respeitar as particularidades de cada pessoa.

Os vários tipos de nozes são consumidos por pessoas e animais por serem uma rica fonte de proteínas e gorduras. Muitas dessas nozes podem ser assadas. São, também, usadas em pães, bolos e outros pratos. Além disso, os óleos contidos em algumas nozes são usados na fabricação de tintas, sabões e outros produtos.

 

DICA DE RECEITA: MUFFIN DE NOZES E UVA PASSA

Ingredientes: 2 xícaras (chá) (280g) de uva passa preta, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 ½ xícara (chá) de água, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de canela em pó, ¼ colher (chá) de cravo em pó, 1 ½ colher (chá) de fermento, 1 xícara (chá) de nozes picadas e
1 pitada de sal.

Modo de preparo: Em uma panela, misture o açúcar, a água, a manteiga e as uvas passas. Ligue o fogo e espere começar a ferver, então diminua para o mínimo, tampe e deixe cozinhar por uns 10 minutos.

Depois, retire do fogo e espere uns 20 minutos até esfriar. Pré-aqueça seu forno em 170˚C. Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento, a canela, o cravo e o sal juntos. Derrame os líquidos e as uvas passas sobre os ingredientes secos.

Misture com uma espátula, delicadamente. Enquanto isso, adicione as nozes picadas e vá incorporando tudo lentamente, tomando cuidado para não trabalhar demais a massa. Divida entre as forminhas, preenchendo 3/4 de cada uma, porque eles não crescem muito. Asse por 25 minutos, ou até que o topo de cada um esteja dourado e um palito inserido no centro de cada muffin saia limpo.

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.