fbpx

CHIMICHURRI: para incrementar as suas receitas

17 de julho de 2020 | Por

CHIMICHURRI

O chimichurri, que até então era um molho tradicional na Argentina e Uruguai, caiu no gosto dos brasileiros e está cada vez mais presente nos churrascos e cardápios. Há várias suposições para o nome, mas a mais plausível conta que um irlandês chamado Jimmy McCurry criou a receita e como seu nome era de difícil pronúncia para os argentinos, eles passaram a chama-lo de “Chimichurri”.

O molho lembra um vinagrete, mas além de ser usado quando a carne está pronta, pode servir também para marina-la antes do preparo.

Além das versões com e sem pimenta da Luzago Alimentos, deixamos também o passo a passo para fazê-lo em sua cozinha.

INGREDIENTES

  • ½ xícara (chá) de salsinha fresca
  • ½ xícara (chá) de orégano seco
  • 2 pimentas dedo-de-moça
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • ½ xícara (chá) de água
  • ½ colher (sopa) de sal grosso

MODO DE PREPARO

  1. Prepare a salmoura: numa panela pequena, coloque a água e o sal grosso. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar até ferver. Transfira para uma tigela e deixe esfriar, enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
  2. Lave, seque e pique fino as folhas de salsinha. Lave, descarte as sementes e pique as pimentas dedo-de-moça em cubinhos. Descasque e também pique fino os dentes de alho.
  3. Na tigela com a salmoura, acrescente a salsinha, as pimentas e os dentes de alho picados. Junte o orégano, o vinagre e o azeite. Misture bem e deixe descansar por pelo menos 1 hora antes de usar – quanto mais tempo em repouso, mais saboroso o molho fica.

OBS: Você pode armazenar o chimichurri num pote com fechamento hermético por até 10 dias na geladeira.

DICA DE RECEITA: FRANGO AO CHIMICHURRI

Um prato rápido, simples e com aroma destacado pelo tempero.

  1. Primeiramente coloque o chimichurri numa tigela e adicione a água e o azeite. Misture e deixe por 5 minutos, para hidratar o chimichurri e ativar os sabores.
  2. Para que os peitos de frango peguem mais facilmente o sabor, corte-os em 1 ou 2 filés. Coloque num refratário e espalhe o chimichurri por todo o frango. Se preferir, adicione outros temperos ao seu gosto, como alho descascado, por exemplo. Reserve de 1 a 2 horas, para que o frango absorva os sabores.

Sugestão: se optar por outros temperos, prefira ingredientes que fazem parte da mistura de chimichurri: alho, salsinha, pimenta calabresa, orégano, louro e pimenta do reino.

 

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.