fbpx

DUKKAH (Duqqa): um toque egípcio na cozinha

10 de julho de 2020 | Por

Apesar de ser mais comum no Egito, essa mistura está se tornando cada vez mais conhecida e utilizada em outros países, como Estados Unidos e Austrália, devido à forte influência libanesa e árabe.

Um mix singular de oleaginosas e especiarias, tudo moído junto, que fica muito saboroso em inúmeros pratos – até num simples pedaço de pão com azeite.

Leva nozes (ou outras castanhas, como pistache, pecãs), gergelim branco, sementes de coentro, sementes de cominho, sementes de erva-doce, sal e pimenta-do-reino.

Pode-se utilizar para temperar saladas, legumes cozidos ou salteados, colocar como finalização de um purê de batatas ou mesmo no filé de frango grelhado.

Como preparar o Dukkah

Misture 1 xícara de nozes tostadas, 1/2 xícara de gergelim, 1 colher (sopa) de cada especiaria, 1 colher (chá) de pimenta-do-reino (ou ajuste de acordo com seu gosto), 1 colher (café) de sal (ou a gosto).

Torre as nozes e o gergelim numa frigideira e toste ligeiramente as especiarias em outra. Deixe esfriar, misture tudo e bata no processador ou amasse num pilão.

Guarde num pote bem fechado, em local escuro, e use como tempero ou para comer puro, com pães, foccacia, etc.

Dica de Receita: Homus de Beterraba com Dukkah

Ingredientes: 150 gramas de beterraba (uma média aproximadamente), 1 dente de alho, 200 gramas de grão de bico, 2 colheres de sopa de tahine, 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de água, ½ de suco de limão tahiti, sal e pimenta do reino à vontade.

Embrulhe a beterraba em papel alumínio e asse por 40 a 60 minutos ou até que esteja macia ao ser perfurada por um garfo. Quando estiver fria para ser manipulada, tire a casca com as mãos e corte em pedaços.

Coloque o alho no processador de alimentos e bata, juntando a beterraba, o grão de bico (use uma peneira para drenar e escorrer a água), o tahine, o azeite e a água. Bata até formar uma pasta homogênea. Junte o suco de limão e tempere com sal e pimenta do reino. Bata mais um pouco, prove e corrija o tempero se necessário.

Sirva com um generoso fio de azeite, o dukkah e fatias de limão. Receita muito rica em proteínas!

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.