TOMILHO: aroma clássico do Mediterrâneo

3 de julho de 2020 | Por

TOMILHO

Tomilho é uma erva perene conhecida há milhares de anos e utilizada das mais diversas formas. Além de seu valor culinário, também é conhecido por usos tanto medicinais quanto ornamentais. Membro da família hortelã e um parente do orégano.

O tomilho comum é nativo do Mediterrâneo, onde cresce em abundância e é fortemente associado com a culinária da região. Hoje, é cultivado nos Estados Unidos, Portugal, Espanha e França e em vários outros países ao redor do Mar Mediterrâneo. É uma das ervas mais básicas, versáteis, usadas com grande frequência e costuma ser encontrada em receitas diversas.

 

SOPA DE TOMATES COM TOMILHO E PÁPRICA

Sopa sempre é uma ótima opção para quando não se tem muito tempo na cozinha e não se abre mão de uma refeição saudável.

Esta receita é simples e em poucos minutos está pronta uma sopa deliciosa e saudável, que pode servir acompanhada de torradinhas, pão fresco ou à seu gosto. A mesma receita básica também pode ser variada com outros tipos de ervas.

INGREDIENTES: 8 tomates grandes bem maduros, 1 pimentão vermelho picado miudinho, 3 dentes de alho grandes, 2 colheres de sopa de cebolinha verde, 1 colher de chá de páprica picante (se preferir, use a doce), sal e pimenta do reino à gosto, 1 colher de sopa de óleo vegetal, azeite de oliva extra virgem para finalizar e galhos de tomilho fresco para decorar.

MODO DE PREPARO: Lave bem os tomates e corte em pequenos cubinhos. Mantenha a pele se estiver utilizando tomates orgânicos. Em uma panela aqueça o óleo e frite o alho junto com a páprica até dourar. Acrescente o pimentão e a cebolinha verde picada e tempere com uma pitadinha de sal. Deixe dourar em fogo baixo tendo o cuidado de não queimar. Acrescente os tomates picados e um pequeno galho de tomilho para perfumar a sopa. Se quiser, acrescente outros temperos frescos ou secos a seu gosto. Tampe a panela e deixe levantar fervura. Os tomates liberam muito líquido quando cozinham e portanto não é necessário acrescentar líquido para ter uma sopa bem cremosa e consistente. Quando começar a ferver retire o galho de tomilho, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos ou até que fique bem cremosa. Se quiser, pode usar o mixer de mão e triturar um pouco a sopa na panela. Se for fazer isto, desligue a panela quando for processar a sopa. Ou então, ainda pode pegar uma parte da sopa e bater no liquidificador e depois devolver à panela. Ajuste os temperos e se for necessário acrescente mais sal. Sirva quente. Decore com folhinhas de tomilho fresco ou como preferir. Se preferir, coloque um fio de azeite de oliva extra virgem quando servir. Pode ser acompanhada de torradinhas, croutons ou pão fresco ou se optar por uma refeição mais saudável e light, sirva com uma salada de folhas verdes. Bom apetite!

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.