fbpx

FESTAS JUNINAS: O SABOR DA TRADIÇÃO

29 de junho de 2020 | Por

Vivemos um momento complicado no âmbito mundial, em que a preocupação e senso de responsabilidade conosco e com o próximo é total. E mesmo com essa turbulência, não se pode deixar de viver e degustar os simples e verdadeiros sabores da vida. Estamos no período das tradicionais festas juninas/julinas e, embora os eventos coletivos estejam proibidos, nada impede que degustemos seus sabores em casa, na companhia de nossos familiares.

Deixamos então, uma saborosa e tradicional receita, com a certeza de que muito em breve, teremos a vida dentro do seu melhor curso. Viva São João, bom apetite!!

BOLO DE FUBÁ FOFINHO

Ingredientes: 1 lata de milho verde em conserva, 2 e ½ xícaras (de chá) de fubá, 100ml de leite de coco, 1 xícara de leite, 50g de coco ralado, 3 ovos, 2 e 1/2 xícaras de açúcar, 2 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina, 1 pitada de sal, 1 colher (de sopa) bem cheia de fermento em pó.

Modo de preparo:  Misture o leite de coco, o leite, o coco ralado e o fubá e deixe de molho por 5 minutos. Enquanto isso leve o milho (com o líquido da conserva ou com água) ao liquidificador e bata por 1 minuto. Coe esse creme em uma peneira fina, e aperte com uma colher para tirar o máximo de líquido que puder, deixando só os pedacinhos de casca na peneira. Limpe o liquidificador e coloque o líquido coado nele, coloque também a mistura do fubá, e adicione os demais ingredientes, menos o fermento. Bata aos poucos e faça uma pausa para mexer com a colher de vez em quando, pois a massa é pesada. Bata novamente por 3 minutos, adicione o fermento e misture delicadamente com uma colher. A massa fica líquida. Unte com manteiga (ou margarina) uma forma retangular ou redonda, de tamanho médio. Coloque a mistura e leve ao forno à 200ºC, por 30 minutos à 45 minutos. Espete um palito de dentes na massa para conferir se está pronta, quando o palito sair completamente limpo retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva, decorando também com coco ralado.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.