fbpx

Primavera: estação da saúde

28 de outubro de 2019 | Por

A Primavera está no ar e, com ela, uma rica gama de frutas e vegetais da estação. É hora de aproveitar para garantir uma alimentação balanceada e se preparar para o verão.

Uma das grandes vantagens do período é a safra com variedade de alimentos naturais à disposição, possibilitando uma dieta mais colorida e completa. Além disso, você acaba economizando nas compras, pois os produtos são encontrados à vontade e com menos agrotóxicos por não precisarem de muito tempo sob conservação.

Conheça a seguir os elementos da estação e aproveite para criar receitas!

 

Frutas

            Entre as principais frutas da estação, destaque para a laranja, que é uma das preferidas da população. Além da laranja pera, a laranja lima é outra ótima opção, inclusive para os bebês que estão passando pela introdução alimentar.

Para o café da manhã, banana, mamão, melão e maçã são ótimos aliados por conterem uma boa quantidade de fibras alimentares.

O figo também é próprio da primavera e rende, além da fruta in natura, compotas, doces e combina até mesmo com presunto parma em ocasiões especiais.

Em comum, todas as frutas da temporada são ricas em antioxidantes e fornecem vitaminas e minerais.

 

Legumes

            É época de criar saladas coloridas com muitos nutrientes . Olha quanta variedade está à disposição, pronta para a sua mesa: entre as verduras, agrião, cheiro verde, couve manteiga, espinafre.

Já os legumes mais encontrados são abobrinha, chuchu, tomate, vagem, alho, beterraba, cenoura e cebola.

            Vale usar os ingredientes tanto na salada quanto junto ao feijão e arroz de todo dia. Legumes cozidos e/ou grelhados são um complemento essencial e aí entram também brócolis e couve flor.

Sugestões de Receitas

 

Salada Grega

Ingredientes

– 1 tomate médio cortado em cubos
– 1 pepino pequeno cortado em cubos
– ½ cebola roxa cortada em pétalas (deixe em água bem gelada por alguns minutos)
– 100 gramas de queijo branco ou tofu cortado em cubos
– Azeitonas, preferencialmente pretas

 

Modo de Preparo

Misture tudo em uma tigela e tempere com 1 colher de chá de orégano, 4 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta do reino a gosto.

 

 

Figo caramelizado com presunto cru

Ingredientes

  • 50 g de presunto cru em fatias bem finas
  • 3 figos
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 10 folhas de manjericão
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo

Lave e seque bem os figos e as folhas de manjericão. Corte os figos ao meio, no sentido do comprimento. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Regue com o azeite e coloque os figos, com o lado das sementes para baixo. Assim que começar a dourar, com uma espátula, vire de lado e deixe dourar por mais alguns minutos. Num prato, disponha as fatias de presunto cru, as metades de figo caramelizado com as sementes para cima, as folhas de manjericão ao redor e regue tudo com 1 colher (sopa) de mel.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.