Pimenta Jamaica: vários sabores em uma especiaria

15 de agosto de 2019 | Por

Quando falamos em pimenta, logo vem à mente o seu sabor característico, mais picante ou mais leve, dependendo da espécie. Quem gosta de bons temperos e das vantagens da pimenta para a saúde, porém, não gosta do tempero tão forte, com certeza vai apreciar a Pimenta Jamaica. Essa variedade tem curiosidades e diferentes usos. Acompanhe!

            A Pimenta Jamaica é oriunda da Índia e América Latina. Hoje, 70% da sua produção é feita na “terra do reggae”, daí o seu nome, mas o Brasil também é um país produtor.

 

  Sabor

            Esta espécie de pimenta tem várias particularidades, a começar pelo seu sabor. A pimenta Jamaica pode ter um sabor que vai do leve a picante e lembra uma mistura de noz-moscada, cravo-da-índia e canela. O aroma se intensifica mais ainda quando a especiaria é moída.

Pela ardência mínima, ela pode ser utilizada em diferentes receitas, desde as salgadas até as doces.

Outra curiosidade é que, devido ao seu sabor, é possível substituir os condimentos apresentados acima apenas pela pimenta Jamaica! Por isso mesmo, ela também é conhecida como allspice, o que significa “todos os temperos”.

Além disso, graças ao seu aroma único, a pimenta é utilizada em aromaterapia.

 

  Benefícios

            Como em todas os tipos de pimenta, a Jamaica possui diversos benefícios para a saúde. Ela é rica em vitamina A, B6, B1, B2, C, betacaroteno, niacina, além de minerais como ferro, cobre, manganês e potássio. Devido aos seus componentes, pimenta da Jamaica possui propriedades antissépticas, analgésicas e antioxidantes.

            Como resultado, combate o envelhecimento precoce, a anemia e controla as funções cerebrais. Além da utilização na culinária, ainda é possível se beneficiar com o óleo essencial extraído da pimenta Jamaica.

 

 RECEITA DA SEMANA       

Pudim com pimenta Jamaica

Ingredientes

– Calda: 1 xicaca de açúcar e 1/2 xícara de água

– Pudim: 2 xícaras de leite, 1 caixa de leite condensado, 3 ovos e 1/2 colher rasa de café de pimenta jamaicana

Modo de Preparo

Derreta o açúcar até caramelizar e acrescente a água. Em seguida, deixe o torrões de açúcar derreterem, espere engrossar a calda e caramelize uma forma para pudim.

Bata tudo no liquidificador e leve para assar coberto com papel alumínio em banho maria por 1 hora e 45 minutos a 180 graus. Deixe esfriar e leve para gelar até ficar firme e desenforme.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.