Os chás e seus Diferentes Preparos

26 de julho de 2019 | Por

Durante o inverno, uma das bebidas mais apreciadas é o chá. Existem diversos sabores e formas de preparo disponíveis; o que vale é se aquecer garantindo mais saúde para o organismo.

A utilização de chás tem origem na China, mas, com o passar dos anos, outros países também se especializaram em diferentes espécies. Hoje, existem bebidas com vários objetivos: ajudar a curar doenças, emagrecer ou mesmo proporcionar bem-estar na correria do dia-a-dia.

Você sabia que, além dos tradicionais chás preparados com água fervida em infusão, é possível acrescentar as ervas em outras receitas? Para conhecer mais essas curiosidades, continue a leitura!

 

Chás e seus benefícios

Cada erva tem seus diferentes benefícios. Saiba mais:

 

Alecrim

Possui ótima ação digestiva, anti-inflamatória, antifúngica e desintoxicante.

 

Anis Estrelado

Benéfíco contra gases, fungos e no tratamento de problemas respiratórios.

 

Camomila

Alivia a indigestão e é famosa por diminuir a sensação de ansiedade. Além disso, combate o cansaço e ajuda a induzir ao sono.

 

Canela

            Regula o açúcar no sangue e melhora a circulação, ajudando a controlar o diabetes.

 

Capim Limão

            Ajudando a manter o colesterol e pressão controlados, impede o desenvolvimento de infecçõese estimular o corpo para que ele elimine impurezas e combata os radicais livres.

 

Erva Doce

É muito utilizada para relaxamento, além deajudar a melhorar a digestão.

 

Hibisco

            Diurético, ajuda a diminuir a pressão sanguínea. Também é rico em antioxidantes, protegendo o organismo contra os radicais livres.

 

Hortelã

Evita a má digestão e tem ação expectorante.

 

 

Preparos diferenciados

            Os modos de preparo mais tradicionais do chá são: infusão, na qual a erva e água permanecem sendo “abafadas” por um tempo; decocção, em que a planta é fervida junto à água; e a maceração, na qual a planta é macerada e a água é acrescentada em seguida.

Os chás também podem ter leite acrescentado em sua composição, como é o caso do tchai indiano.

Sabia que ainda é possível incluir o chá em drinks e outras bebidas? Vale inventar novas misturas que só irão fazer bem para você! Confira as sugestões:

 

RECEITAS DA SEMANA

 

Chá de Abacaxi com Hortelã

Ingredientes

1 litro de água; 50 gramas de hortelã e 1 casca de abacaxi

Modo de preparo

Separe e corte em pedaços iguais a casca do abacaxi. Em seguida, coloque as cascas em um litro de água na panela. Deixe ferver de 5 a 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente o hortelã. Deixe descansar com a panela tampada por 5 minutos.

 

Chá Indiano

Ingredientes

1/2 litro de água mineral;3 bagas de cardamomo;2 canelas em pau;2 cravos da índia;3 cm de gengibre cortado em rodela;1 colher de sopa de mel ou calda de Agave;100 ml de leite e hortelã a gosto.

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes para ferver em uma panela por 5 minutos, exceto o leite. Adicione-o por último e depois é só coar.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.