Os Benefícios e a Tradição do Amendoim

28 de junho de 2019 | Por

Um dos alimentos mais populares do Brasil, o amendoim é uma semente consumida de diferentes formas e que vem se reinventando.

Originário da América do Sul, ele se tornou tradicional graças ao consumo feito pelos indígenas em toda a região. Com o passar dos anos, novas utilizações foram aprimoradas e, hoje, o amendoim é ingrediente base para diferentes receitas, como vamos mostrar a seguir.

 

Utilizações

            Em época de festa junina, não tem como esquecê-lo! O amendoim pode ser servido de diferentes, desde torrado in natura até nas famosas receitas de paçoca, pé-de-moleque, pé-de-moça e amendoim pralinê.

Mas não existe época específica para consumir a semente. Os alimentos com amendoim vão bem o ano todo! Prova disso é a popularidade que ele tomou nas dietas.

 

Amendoim no mundo fitness

Por possuir uma certa quantidade de gordura, além de bons índices nutricionais, o amendoim é um dos alimentos mais recomendados pelos nutricionistas em dietas lowcarb.

Para se ter uma ideia, uma porção de 28 gramas de amendoim oferece 20% da sua necessidade diária de niacina, 10% da de ácido fólico, fósforo e magnésio; 8% da necessidade de tiamina e quantidades menores de zinco, ferro, vitamina B6 e cálcio. A proteína e fibras nos amendoins ajudam a saciar bem a fome. Por isso, um dos produtos mais consumidos no mundo fitness é a pasta de amendoim, pois, além de cumprir sua parte na dieta, ainda mata a vontade de consumir doces.

 

Tipos e suas particularidades

Amendoim torrado:  preserva todos os nutrientes, portanto, é uma ótima escolha, além de fácil!
Paçoca: prefira sempre a versão light, com menos açúcares.
In natura:  Sua casca vermelha é altamente nutritiva.
Japonês: Super Saboroso e também é saudável, porém, o alto teor de sódio é seu ponto fraco.

 

RECEITAS DA SEMANA

 

Bolo fit de amendoim e damasco

Ingredientes

– 2 xícaras de amendoim sem sal triturado;

– 5 ovos;

– 1/2 xícara de damasco picada;

– 5 colheres de sopa de adoçante xilitol;

– 2 colheres de sopa de leite de amêndoas;

– 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de Preparo

 

Bata primeiro o amendoim no liquidificador até obter uma farofa. Em seguida despeje em um bowl e incorpore com os outros ingredientes, lembrando de colocar o fermento por último. Envolva tudo muito bem e despeje essa massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno médio pré-aquecido por 25 minutos ou até dourar. Espere amornar, desenforme e sirva em fatias.

COMPARTILHE:

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre as novidades em seu email.